Curso de Enfermagem da URI promove Ações de Saúde Pública em Santo Ângelo

28 de outubro de 2024

 

No último final de semana, o curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo realizou duas significativas ações de saúde pública, reforçando seu compromisso com a educação e a conscientização da comunidade local. As atividades ocorreram no sábado e domingo, dias 26 e 27, em locais estratégicos da cidade, atraindo a atenção e participação ativa da população.

No sábado pela manhã, a Praça Leônidas Ribas, popularmente conhecida como Brique, foi palco de uma ação voltada para o Outubro Rosa. Acadêmicas do curso, sob a orientação das professoras Carine Amabili Guimarães, Kelly Sangoi e Luciana Dutra, dedicaram-se a informar a população sobre a importância dos cuidados preventivos contra o câncer de mama e de colo do útero. Além disso, enfatizaram a relevância da manutenção do esquema vacinal atualizado, destacando a prevenção como a melhor forma de combate a essas doenças.

As professoras destacaram a importância da atividade não apenas para a comunidade, mas também para a formação das alunas de Enfermagem, ressaltando a necessidade de conscientização sobre cuidados básicos de saúde e a detecção precoce de doenças que ainda causam muitas mortes.

No domingo à tarde, a ação se deslocou para a Praça Pinheiro Machado, no centro histórico de Santo Ângelo, em frente à imponente Catedral Angelopolitana. Coordenada por alunos do 4º semestre de Enfermagem, a atividade integrou o trabalho de curricularização da disciplina de Políticas Públicas, ministrada pela professora Luciana Dutra. Os acadêmicos se empenharam em conscientizar a população sobre as políticas públicas de saúde e os direitos que devem ser usufruídos por todos.

Durante a ação, foi enfatizado que, no Brasil, as principais causas de morte entre as mulheres são as doenças cardiovasculares e os cânceres de mama, pulmão e colo do útero. Com a aproximação do Novembro Azul, também foram abordadas as questões de saúde masculina, destacando que os homens enfrentam um risco maior de morte por doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas, em comparação com as mulheres.

Para tornar a atividade mais interativa e educativa, foi utilizado um jogo de tabuleiro com um dado gigante, onde as alunas orientavam a população de forma lúdica sobre ações preventivas. Além disso, brindes foram distribuídos pela URI Santo Ângelo, reforçando a mensagem de que a prevenção é o melhor remédio.

Essas ações refletem o compromisso da URI Santo Ângelo em promover a saúde e o bem-estar da comunidade, ao mesmo tempo em que proporcionam uma experiência prática valiosa para seus estudantes de Enfermagem.