Copa de Robótica Odão-URI será neste sábado, envolvendo 360 alunos

30 de junho de 2017

Uma parceria entre os cursos de Ciência da Computação/Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo e o Instituto Estadual de Educação Odão Felipe Pippi, possibilitou a criação da Copa de Robótica Odão/URI, que será realizada neste sábado, 1º de julho.

O objetivo do projeto é despertar no aluno a curiosidade na área de tecnologia da informação, abrangendo conteúdos de computação, como programação de computadores, eletrônica, sistemas digitais e raciocínio lógico. De modo complementar, os alunos do Ensino Médio do Odão poderão articular os conceitos de computação com conteúdos escolares como física, mecânica, óptica, matemática entre outros.

O Projeto de Robótica iniciou em abril, através da mobilização dos alunos da escola. Logo após, as equipes receberam um kit robótico e iniciaram as atividades de montagem. Para apoiar esta atividade, os alunos assistiram vídeos interativos de apoio a aprendizagem elaborados por acadêmicos e professores da universidade.

Depois da montagem, os alunos começaram a programação dos robôs. Esta etapa é a mais desafiadora, pois consiste em dar instruções para que o robô navegue no ambiente de forma autônoma, sem qualquer tipo de intervenção humana. É importante ressaltar que durante dois meses acadêmicos dos cursos de computação da URI foram até a escola para orientar as equipes, assim como em dois momentos os alunos vieram até os laboratórios da universidade para realização de treinamentos complementares. Nestas oportunidades, os alunos aproveitaram para conhecer a moderna infraestrutura de laboratórios que os cursos de computação possuem.

A COMPETIÇÃO

A Copa de Robótica Odão/URI acontecerá no sábado, dia 1º de julho, no Ginásio do Instituto Odão, a partir das 14h. A competição contará com a participação de  11 equipes, envolvendo 360 alunos do Ensino Médio;

O evento é organizado pela professora Irena Bielohoubek, do Instituto Odão, professores Alexandre dos Santos Roque e Denilson Rodrigues da Silva, da URI, e acadêmicos de Ciência da Computação Gustavo Teixeira e Eduardo Ferreira.

A competição será realizada no formato “Sumô”, onde dois robôs entram em uma pequena arena circular, realizando ações que serão programadas e embarcadas nos robôs pelos competidores, com o intuito de permanecer dentro da arena por um tempo e também tentar empurrar o robô oponente para fora da arena.

OPINIÕES

Para o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, Denilson Rodrigues da Silva, “esta iniciativa reforça a inserção dos cursos da área de computação da URI na comunidade escolar, por meio de atividades que visam promover a disseminação de conhecimentos produzidos pela academia. Neste sentido, de modo colaborativo, a Copa de Robótica consolida a integração entre universidade e escola, promovendo, neste caso, a popularização da área de computação junto aos jovens estudantes do ensino médio”.

Denilson observa que “o mercado de trabalho na área de computação está em constante crescimento e cada vez mais necessitando de profissionais qualificados. Dessa forma, é importante que estudantes possam, desde cedo, compreender conceitos da área e visualizar a computação como possibilidade de futura carreira profissional”.

A professora Irena destaca a iniciativa “como forma de contribuir para o crescimento intelectual dos alunos, pois através da robótica (sob uma ótica educacional) é possível exercer forte relacionamento com conteúdos escolares como física e matemática”.

Nas fotos, momento de disputa na Copa de Robótica que a URI realiza entre as escolas (2016), duas etapas de treinamento para montagem dos robôs e entrega de robôs a uma das equipes: professores Alexandre, Denilson e Irena com alunos.