Comitiva da URI Santo Ângelo faz participação marcante em congresso internacional, que contou com a presença de 10 países

5 de setembro de 2023

 

No mês de agosto, aconteceu em São Leopoldo (RS), o VIII Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião, cujo evento foi aproximar pessoas e organizações através de espaços de produção e socialização de conhecimentos, experiências, sonhos e desafios sobre questões de gênero e religião no atual contexto brasileiro e latino-americano.

Na abertura, a professora da URI Rosângela Angelin foi uma das palestrantes. Ela falou juntamente com outras duas professoras, uma dos Estados Unidos e outra do México. Durante o congresso, os eixos temáticos escolhidos para inspirar a reflexão e diálogo de maneira inter-relacionada são: Liberdade – Identidade – Criticidade.

O evento, que teve participantes de 10 países, ocorreu na Faculdade EST, que tem convênio com o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da URI.

“Tivemos a participação de estudantes e egressos/as do Mestrado e Doutorado do PPGD da URI, Graduandos/as e Egressos do Curso de Direito da URI, bem como estudantes e egressa do Curso Psicologia da URI”, explicou a professora Rosângela.

Além dela, a professora Lizete Dieguez Piber, do curso de Psicologia, também participou do congresso, bem como DCE da URI. No total, cerca de 20 pessoas da universidade participaram.

Inclusive, a URI Santo Ângelo teve um grupo de trabalho, intitulado “Reconhecimento identitário e direitos humanos: um processo de criticidade na construção de autonomia e liberdades de gênero”. Durante uma manhã inteira, esse grupo promoveu uma série de debates e palestras, cujas temáticas foram:

– Preconceito de raça e de gênero na ocupação de espaços de poder: Uma análise da configuração (patriarcal) das instituições sociais

– O casamento infantil de meninas brasileiras em sua interface com direito humano à educação

– Ecologia política e a importância do paradigma do cuidado: contribuições da obra O Contrato Sexual

– Patriarcado e maternagem: um olhar sobre culturas indígenas brasileiras

– As implicações dos discursos religiosos na garantia do direito ao aborto no Brasil: Uma releitura à luz da teoria feminista marxista

– Desigualdade de gênero, mercado de trabalho e maternidade: o projeto de lei n° 2968/2023 e o enfrentamento à discriminação estrutural contra mulheres  

Tais atividades só reforçam o compromisso da URI Santo Ângelo com o debate acadêmico e com a construção feita a partir daí em consonância com temas de relevância para toda a sociedade.