ÁREA DE AGRONOMIA RECEBE EM DIA DE CAMPO, ALUNOS DO COLÉGIO MARISTA

26 de outubro de 2022

 

O Curso de Agronomia, da URI, campus de Santo Ângelo, realiza frequentemente dias de campo, recebendo escolas de Educação Básica e seus alunos de 1º, 2º e 3° anos, do Novo Ensino Médio.

Na terça-feira, dia 25 de outubro, foi a vez dos estudantes do 1° ano do Colégio Marista Santo Ângelo, acompanhados pela professora Ataiz Siqueira, responsável pelo conteúdo curricular de fotossíntese.

A atividade serviu como oportunidade de conhecimento do Curso de Agronomia, sua área de atuação, sua infraestrutura, seus laboratórios e a área experimental agronômica.

O objetivo dessa tarde de campo, foi unir a prática com a teoria, aproximando os alunos da realidade dos sistemas de produção agrícola, que utilizam plantas, C3, C4 e CAM, e que são objeto de estudo como, plantas, produção vegetal e o metabolismo energético das plantas.

Na ocasião, os estudantes visualizaram e tiveram contato prático com as principais gramíneas que estão sendo produzidas nas pesquisas realizadas pelos alunos e professores do curso de Agronomia, como por exemplo, plantação de aveia preta, aveia branca, trigo, capim Tifton, capim Jiggs, capim Prima, capim Sudão e árvores de sombra, frutíferas, oliveiras e moranguinhos na estufa agrícola do curso.

A coordenadora do Curso de Agronomia, professora Giselda Ghisleni, salienta que é muito importante essa interação e integração da URI, com os alunos do Ensino Médio, pois consolida o conceito de educação que compreende o conhecimento de forma plural, em toda sua extensão.

Os alunos do colégio Marista, bem como os acadêmicos da Agronomia, que participaram da tarde de campo, tiveram a oportunidade de acompanhar o enfardamento do capim Jiggs, com máquinas colhedoras específicas para essa produção, através de uma parceria com a Fazenda Copetti.

A professora Giselda Ghisleni, salienta que as demais escolas do município de Santo Ângelo e da região, assim como cursos técnicos e comunidade em geral, estão convidadas a visitar a URI e a participar de futuras atividades denominadas “dias de campo”.