ALUNOS DE BIOMEDICINA E PROFESSORA PROMOVEM EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA ABÍLIO LAUTTER

12 de setembro de 2023

 

Os estudantes do 4° semestre do curso de Biomedicina, com a colaboração da Professora Carine Guimarães, realizaram uma significativa atividade de educação em saúde nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental Abílio Lautter.

Essa ação é parte integrante da atividade de extensão relacionada à disciplina de Políticas Públicas, onde os alunos conduziram uma apresentação abordando a relevância crucial da doação de sangue.

Durante a exposição, foram discutidos tanto os critérios essenciais para se tornar um doador quanto os que excluem a possibilidade de doação, e as situações emergenciais que demandam doações sanguíneas.

Vale ressaltar que a Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados tem como principal objetivo garantir a autossuficiência do país nessa área vital da saúde e coordenar as ações do governo em todos os níveis.

No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), essa política é implementada pelo Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados (SINASAN), através da Rede de Serviços de Hemoterapia e dos centros de produção de hemoderivados.

Além disso, o grupo composto pelos estudantes Willian, Maria Luiza, Caroline e Mari realizou exames de tipagem sanguínea para alunos e professores da escola, esclarecendo dúvidas sobre compatibilidade sanguínea.

A atividade culminou com um jogo interativo de perguntas e respostas (quis), reforçando o conhecimento e a conscientização sobre a importância da doação de sangue.

Essa iniciativa demonstra a dedicação dos alunos e da professora em promover a educação em saúde e contribuir para a construção de uma sociedade mais informada e consciente sobre a doação de sangue e suas implicações na saúde pública.