Acolhimento aos calouros da URI ofereceu aulas de qualificação em 5 disciplinas

3 de março de 2022

No período de 22 a 26 de fevereiro, a URI Santo Ângelo desenvolveu proposta oferecida aos calouros: todas as noites e na manhã do sábado, os novos universitários participaram, em sistema remoto, de aulas de qualificação de Língua Portuguesa (Leitura, Produção Textual, Gramática), Matemática, Física, Química e Biologia.

Ao acolher os estudantes, o Diretor-Acadêmico Marcelo Stracke falou, virtualmente, sobre a URI, direitos e deveres, projetos e situações especiais que contam com apoio na URI, como os acadêmicos que trabalham, as gestantes, os que vêm de outras cidades. “Lembrem-se que os estudos não se restringem ao tempo das aulas e a participação a elas constitui um dos momentos mais importantes da aprendizagem. As aulas autênticas não são improvisadas, devem ser planejadas previamente e, tanto alunos como professores, devem preparar-se previamente e avaliarem-se posteriormente no que diz respeito ao desempenho. Quem estuda, assume-se como sujeito da aprendizagem, coloca-se em movimento consciente, abre-se para as pequenas e grandes descobertas”.

Na avaliação da professora de Língua Portuguesa, mestre Dinalva de Souza, “os encontros foram importantes porque propiciaram os primeiros contatos com o meio universitário. Os temas abordados foram de extrema relevância, pela retomada dos conteúdos e também pelas novas abordagens, o que contribui para oferecer mais segurança aos estudantes”.

Dinalva observa que “a participação dos acadêmicos foi muito boa, demonstrando que estamos recebendo um contingente com muita vontade de aprender e crescer. Para mim, foram encontros produtivos e prazerosos e espero que eles tenham se beneficiado de nossos diálogos. Considerei esta primeira semana como de adaptação, favorecendo o acadêmico no sentido de vir para a Universidade com muito mais confiança”.

Segundo a professora Rosângela Prestes, “as aulas de qualificação oferecidas na disciplina de Matemática tiveram como objetivo, além da revisão de conteúdos essenciais, um caráter acolhedor e descontraído, elementos esses essenciais ao processo de ensino e aprendizagem”.