Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática Realizam Primeiras Atividades Práticas nas Escolas

13 de agosto de 2024

 

Entre os dias 2 e 9 de agosto de 2024, os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, parte do Programa Professor do Amanhã, deram início às suas atividades práticas nas escolas, como parte da disciplina de Prática de Ensino da Matemática I.

Essa experiência teve como objetivo proporcionar uma imersão no ambiente escolar, permitindo que os futuros professores observassem e descrevessem os diferentes setores das instituições educacionais, além de compreenderem o papel do professor de Matemática nesse contexto.

O processo começou entre 24 de junho e 17 de julho de 2024, quando os acadêmicos agendaram suas observações dirigidas e visitaram escolas da rede pública. Após o contato inicial com as instituições, que incluiu a apresentação e entrega de uma carta de consentimento à direção, os estudantes, munidos de um Roteiro de Observação elaborado pela professora responsável, iniciaram suas atividades de observação individual.

Durante a disciplina, o foco não foi apenas entender o funcionamento dos diversos setores das escolas e suas particularidades, mas também reconhecer e analisar como esses setores interagem com a comunidade escolar. As observações abrangeram aspectos como a infraestrutura da escola, a organização e estrutura curricular, a acessibilidade e inclusão, o uso de novas tecnologias e o contexto social em que a escola está inserida.

Na avaliação da coordenadora do curso de Matemática, professora Drª Rosângela Ferreira Prestes, esses elementos foram cruciais para que os acadêmicos compreendessem o campo de atuação do professor de Matemática e os desafios enfrentados no cotidiano escolar. A experiência prática ofereceu uma visão abrangente e realista do ambiente educacional, preparando os futuros professores para lidar com as complexidades do ensino de Matemática.

A realização dessas atividades práticas demonstra o compromisso do Programa Professor do Amanhã com a formação de professores altamente qualificados e preparados para enfrentar os desafios da educação contemporânea. A experiência adquirida pelos acadêmicos durante essas observações será crucial para o desenvolvimento de competências pedagógicas e para a construção de uma prática docente reflexiva e eficaz.