Acadêmicas de farmácia da URI se destacam em estágio na empresa Prati Donaduzzi, em Toledo (PR)

22 de janeiro de 2024

 

Unir os conhecimentos teóricos apreendidos ao longo da graduação com as situações reais dentro de uma grande indústria. É essa a experiência pela qual três acadêmicas do curso de farmácia estão vivendo neste início de ano.

As estudantes do 9º semestre Lauren de Moura, Andressa Löff Almeida e Carolina Nair Klein foram selecionadas para o programa de trainee da empresa Prati Donaduzzi, na cidade de Toledo (PR). A fabricante é reconhecida pela produção de medicamentos genéricos e também de manipulação. Esse estágio dura 30 dias, e conta com a participação de 45 acadêmicos de todo o Brasil.

Durante esse período, as estudantes da URI puderam entender quais são as rotinas produtivas de uma grande indústria e incorporar novos conhecimentos.

“Está sendo uma experiência muito proveitosa, repleta de aprendizados. Estamos aprendendo e visitando cada setor/processo envolvido no funcionamento da indústria farmacêutica para obter medicamentos com qualidade, segurança e eficácia. Além disso, é muito interessante porque a Prati também foca na parte humana, não só na técnica. Eles falam sobre a importância do autoconhecimento de cada um, para assim saber lidar com as outras pessoas e melhorar o trabalho em equipe”, relata Lauren.

Já para a acadêmica Carolina Nair Klein, trata-se de uma oportunidade de viver algo diferente de sua realidade atual

“Tem muita coisa parecida com que fazemos na aula prática da faculdade, mas também tem muita inovação e tecnologia de última geração, além da parte teórica Job Rotation estamos tendo aula de autoconhecimento, muitas emoções! Tudo isso está sendo muito válido tanto profissionalmente como emocionantemente”, explica

Opinião semelhante tem Andressa Löff Almeida, que afirma estar sendo uma experiência muito válida.

“Está sendo uma experiência bem boa, nos dando noção de como é uma indústria farmacêutica de porte nacional. Além de nos proporcionar a parte técnica estamos tendo muito desenvolvimento pessoal, tendo uma visão para o autoconhecimento e inteligência emocional”, conclui.

Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, a Prati Donaduzzi produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e tem mais de 4800 funcionários. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Na opinião do coordenador do curso de farmácia da URI, professor Tiago Bittencourt de Oliveira, o fato de três estudantes da URI terem sido selecionadas pela Prati Donaduzzi é um indicativo de que a universidade está no caminho certo.

“Esse estágio de férias das acadêmicas de farmácia do nono semestre é muito importante. Primeiro, mostra a capacidade da URI nos acessos e contatos junto às empresas de renome nacional, lembrando que a empresa veio com sua representante institucional conversar com o curso no mês de maio de 2023. Esse estágio também facilita as portas para o estágio curricular do décimo semestre. Provavelmente essas alunas farão sua finalização do curso na empresa Prati Donaduzzi e terão grande chance de serem contratadas”, conclui.