Professoras do Mestrado e Doutorado em Direito publicam livro

29 de novembro de 2016

livrodireito_rosangelaeangelita

As professoras doutoras Rosângela Angelin e Angelita Maria Maders, vinculadas ao PPGDireito – Mestrado e Doutorado da URI Santo Ângelo, organizaram a terceira obra da coletânea “Multiculturalismo e Direito em Foco”.

O professor doutor Noli Bernardo Hahn, ao apresentar a obra em questão, destaca: “Qual o sentido que se oculta e, ao mesmo tempo, transborda nos dizeres acadêmicos que o(a) leitor(a) encontra neste livro? O(a) leitor(a) se depara com o apelo à memória de conhecimentos tradicionais que não devem ser esquecidos;  da mesma forma, é convidado(a) a ouvir as maldições históricas que não devem ser repetidas, como a escravidão; ao leitor(a) é dito que necessitamos de bons ditos, como as ações afirmativas, para reverter mal-dicções de longa história, como a violência de gênero; ouvem-se, também, vozes que dizem da importância de acolher o diferente, de reconhecer seus direitos, para que, de fato, redes de conversação acolhedoras se instaurem em nossas vidas pessoais e nas sociedades”.

A obra conta com os seguintes capítulos:

Conhecimentos Tradicionais: Um olhar sobre seu aspecto cultural e sobre o debate acerca de sua regulamentação jurídica nos organismos multilaterais – Angelita Maria Maders e Karine de Souza.

Aspectos da Hibridação Cultural e da Globalização na Contemporaneidade – Rosângela Angelin e Thaís Kerber de Marco.

Políticas Públicas Afirmativas e Democracia: Uma questão étnica ou econômica? – Evelyne Freistedt Copetti Santos.

Tornar-se Mulher: ato emblemático ou trabalho necessário? – Simone Ávila de Matos.