Estação Meteorológica amplia estudos de Climatologia Agrícola

25 de novembro de 2016

DSC_0058A URI Santo Ângelo adquiriu, recentemente, um equipamento que possibilita ampliar os estudos de Climatologia. A Estação Meteorológica Davis Vantagem PRO2 vai possibilitar que os estudantes possam acompanhar previsões e leituras em tempo real de diversos fatores climáticos.

Conforme assinala o professor Mario Santos Nunes, o equipamento possibilita a aferição de dados precisos sobre a velocidade e direção do vento, temperatura do ar, umidade relativa do ar, pressão barométrica, raios ultravioletas, umidade e temperatura do solo, níveis de água da chuva e evapotranspiração – análise da quantia de água perdida ao longo do dia por uma planta.

Inicialmente, a estação será utilizada principalmente pelo 2º semestre do curso de Agronomia, na disciplina de Climatologia Agrícola. “Conseguiremos ter dados mais precisos, o que auxilia na tomada de decisões sobre o uso de defensivos, temperatura para colheita e plantio, além de decisões na área de irrigação, principalmente para o uso de pivôs centrais”, explica o professor Mario.

DSC_0054