Estudantes de Ciências Biológicas da URI analisam a água em atividade de campo

21 de novembro de 2016

 

biologia_grupomaior biologia_grupo biologia_grupomenor biologia_aguaevegetação biologia_água

No sábado, 19, estudantes do 6º semestre do Curso de Ciências Biológicas realizaram atividade de campo na disciplina de Recursos Hídricos, acompanhados da funcionária Michele Musialowski (química industrial) e do professor doutor Emitério da Rosa Neto.

A atividade foi realizada no município de Entre-Ijuis, no sítio de aventura O2 Eco-Esporte.

O objetivo da saída de campo, foi proporcionar aos universitários conhecimentos sobre técnicas de coleta de água e preservação das amostras.

Logo após a realização das coletas, os futuros biólogos retornaram à URI, e no laboratório de química do prédio 7, realizaram leituras das amostras, nos parâmetros de pH, turbidez, cor, condutividade elétrica e oxigênio dissolvido, sendo as análises de Demanda Bioquímica de Oxigênio e sólidos totais realizadas em cinco dias e até uma semana após a coleta, respectivamente.

Segundo o professor Emitério, “proporcionar a interação entre teoria e prática, podendo simular condições reais entre processos de coleta e análise, facilita a aprendizagem”.

Cada grupo formado terá que levar em consideração condições ambientais necessárias à interpretação dos resultados, como temperatura ambiente, evento chuvoso anterior à coleta, entre outros.

De posse de todos os resultados, os estudantes deverão comparar os mesmos com a legislação vigente, que define a qualidade da água em rios, arroios e lagos.