URI Santo Ângelo realizou II Fórum Internacional de Gastronomia Missioneira em São Borja

18 de novembro de 2016

forumgastronomia_publico forumgastronomia_ortiz forumgastronomia_rozelaine forumgastronomia_equipeuri

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações- Mestrado Profissional da URI Santo Ângelo, foi o organizador do II Fórum Internacional de Gastronomia Missioneira, realizado dia 11 de novembro em São Borja, em parceria com o Instituto Federal de São Borja. Paralelo ao evento, aconteceu o II Festival Internacional da Cozinha Missioneira.

De acordo com a coordenadora do evento, professora doutora Rut Friedrich Marquetto, “a pauta de discussão acerca da gastronomia missioneira, e tudo o que isso implica, avançou e despertou os pesquisadores a conferir maior destaque a esta temática. Durante o evento ficou claro que são incipientes as informações e publicações geradas pela academia, mas que o Fórum Internacional começou a conferir visibilidade e que tal evento deve continuar, inclusive com o envolvimento de outras Instituições de Ensino Superior e organizações nacionais e internacionais”.

Os debates trouxeram à tona a problemática realidade do contexto socioeconômico da Região das Missões, onde se presencia o esvaziamento demográfico das áreas rurais, a diversidade cultural que persiste ao longo do tempo, o desejo e o interesse dos jovens pela valorização e aprendizado relacionado aos processos alimentares, entre outros fenômenos que estão emergindo nessa região.

Percebendo que o capital intelectual da pós-graduação tem força impulsionadora e que o PPGGEO dispõe de doutores capacitados a contribuir na geração de conhecimentos gastronômicos, a comunidade dos docentes do IFFar reconheceu que a participação deles enriqueceu sobremaneira o II Fórum. Sua realização, desde 2014, quando aconteceu o I FIGAM, tem conquistado o reconhecimento entre a comunidade científica, que percebe e coloca a temática da gastronomia missioneira no mesmo patamar de importância do patrimônio arquitetônico, dos artesanatos, da dança e da música missioneira. Também reconhecem que a gestão e a estratégica são inseparáveis da produção, da transformação, da distribuição, do transporte, da conservação e da logística, da comercialização e dos serviços da alimentação, sempre focados nas melhores práticas para conseguir uma alimentação prazerosa e de qualidade.

Todos estes itens interferem diretamente na alimentação das pessoas, nos prazeres da mesa, na arte da transformação dos alimentos, nos processos de cocção e outros, refletindo na saúde, no modo de vida local, na economia, nas finanças, na administração, tudo para que os comensais tenham suas necessidades satisfeitas, entendidas segundo Maslow, desde as básicas, até o topo da estrutura piramidal.

O II FIGAM proporcionou o incremento da interação com outros pesquisadores e Instituições de Ensino Superior, pois, com sua mobilização acadêmica e intercâmbio de informações, a equipe encontrou novas oportunidades para pensar novos projetos de pesquisas em um futuro próximo e aumentar a possibilidade de integrar o portfólio de doutores e estudantes de programas extramuros da URI-Santo Ângelo.

A seguir, a relação de pesquisas e trabalhos apresentados no II Fórum Internacional de Gastronomia:

 

Artigos completos:

VINÍCOLAS DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO: HISTÓRIA, CULTURA, PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO : Adenise Clerici, Beatriz S. Dockhorn , Rozelaine F. Franzin, Rut F. Marquetto, Vanusa A. Casarin.

A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS LOCAIS: NUTRINDO A VIDA E A AGRICULTURA FAMILIAR: Valéria Baccarin Ianiski, Eilamaria Libardoni Vieira, Rut Friedrich Marquetto.

MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS: GIROTTO, Jaqueline Andressa Müller, KROTH, Luana, MARQUETTO, Rut Maria Friedrich, VIERA, Fernanda Dineia.

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DAS AGROINDUSTRIAIS FAMILIARES PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL: Carlos Alberto Junior, Luis Cláudio Villani Ortiz, Ronaldo Leão de Miranda, Leila Cristine Thomas, Carina Cipolat.

A RELAÇÃO DA GASTRONOMIA MISSIONEIRA COM O ESTILO DAS COZINHAS ÉTNICAS: O CASO DA COZINHA SEPARADA DA CASA E SEUS UTENSÍLIOS: HAHN, Keli Luana, KOWALSKI, Francieli, CASARIN, Vanusa Andrea, MIRANDA, Ronaldo Leão, Rut Maria Friedrich Marquetto.

A HORTIFRUTICULTURA PRODUZIDA PELA AGRICULTURA FAMILIAR E SUA COLOCAÇÃO NO MERCADO ATRAVÉS DA COOGUARANI-RS: Francieli Daiane Kowalski, Rut Maria Friedrich Marquetto.

O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL NA MICRO CERVEJARIA HETTWER BIER: Sérgio Schons, Taísa Schefer Roveda, Vanusa Andrea Casarin, Cláudia Luisa Hahn .

DESENVOLVIMENTO DA GASTRONOMIA NA REGIÃO DAS MISSÕES – RS – BRASIL: POTENCIALIDADES DE CONVERSÃO TURÍSTICA?: MARQUETTO, Rut Maria Friedrich, OLIVEIRA, Camila Nemitz, VIEIRA, Eilamaria Libardoni, KOWALSKI, Francieli.

DETERMINAÇÃO DO CLORETO DE SÓDIO EM UMA AMOSTRA DE QUEIJO DE UMA AGROINDÚSTRIA DE LATICÍNIOS DO MUNICÍPIO DE SANTO ÂNGELO: Cláudia Luisa Hahn, Isabel Rauber Barth, Vanusa Andrea Casarin, Antônio Vanderlei dos Santos, Ronaldo Leão de Miranda.

OS POLONOS BRASILEIROS E O LEGADO GASTRONÔMICO DO PRATO TÍPICO PIEROGI EM GUARANI DAS MISSÕES-RS: Magna Liane Bergmann, Rut Maria Friedrich Marquetto.

Resumos:

INTEGRAÇÃO DA PISCICULTURA COM A FRUTICULTURA FERTIRRIGADA EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DO VALE DO JAGUARI, RS, BRASIL: João Serafim Tusi da Silveira.

A AGREGAÇÃO DE VALOR E A DIVERSIDADE ALIMENTAR DA AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO DE SANTO ÂNGELO-RS: SANCHEZ, Vera Rosane, MARQUETTO, Rut Maria Friedrich, VIEIRA, Eilamaria Libardoni, IANISKI ,Valéria Baccarin.