Engenharias e Arquitetura da URI Santo Ângelo apresentam pesquisas em Jornada Tecnológica na Argentina

29 de agosto de 2016

 

grupo_naunam grupo2_naunam marcelo_naunam seidler_naunam mauricio_naunam

Estudantes e professores dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química e Arquitetura da URI Santo Ângelo estiveram presentes, dia 26 de agosto, na cidade de Oberá, Argentina, apresentando trabalhos de pesquisa.

A Universidade Nacional de Misiones – UNaM sediou as Jornadas Internacionais de Ciência e Tecnologia e a URI participou com professores e estudantes que apresentaram oito artigos de pesquisa.

Na opinião do coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Nelson Seidler, “a internacionalização da Universidade é uma realidade e precisamos incentivar cada vez mais as parcerias internacionais, principalmente com colegas do Mercosul. Nossa universidade possui convênios com diversas universidades europeias e americanas. O incentivo à pesquisa está muito presente entre alunos e professores da URI Santo Ângelo”.

Os artigos apresentados foram os seguintes: “Efeitos nas propriedades elásticas em concretos com altos teores de escória e cinza volante”; Influência das adições minerais e da resistência à compressão na carbonatação dos concretos”; “Benefícios provenientes do planejamento da execução de obras do subsetor Edificações”; “Desempenho térmico de habitação social: Norma NBR-15.575”; “Estudo comparativo da pressão disponível no ponto crítico de uma instalação hidráulica com os softwares Hydros V4, QI Hidrosanitário e Cálculo Manual”; “Estudo do comportamento de resíduos da construção civil nas principais propriedades do concreto”; “Inovação no tratamento e aproveitamento das cinzas da casca do arroz em processos produtivos do ramo industrial”; Propriedades de deformação em, concretos com altos teores de escória e cinza volante causados pela retração”.