Agronomia, Ciências Biológicas e Engenharia Civil realizam atividades na Semana do Meio Ambiente

3 de junho de 2016

Em comemoração na Semana do Meio Ambiente os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Engenharia Civil da URI Santo Ângelo promovem diversas atividades de conscientização. Palestras, aulas práticas, ação social e trilha ecológica estão na programação da Semana, que é realizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho. As atividades contemplam a interdisciplinaridade entre os cursos, além de ampliar os conhecimentos dos acadêmicos.

Na segunda-feira (06), os cursos de Agronomia e Ciências Biológicas promovem a palestra “Saúde: nos descaminhos do desconhecimento X benefícios da agroecologia”, ministrada pela agrônoma Claudia Petry, com doutorado em Geografia na Université Paris I (Sorbonne) em 2003 e pós-doutorada em Agroecologia na Université de Poitiers (França) em 2013. A palestra será ministrada no auditório do prédio 5, a partir das 19h30min.

Para terça-feira (07), está prevista, para os acadêmicos de Agronomia, aula prática demonstrativa da coleta de solos georreferenciada na AEA – Área Experimental  Agronômica, com a empresa Analyses – Agricultura de Precisão, de Santa Maria – RS. Os acadêmicos de Ciências Biológicas assistirão, a partir das 19h30min no quiosque da URI, as seguintes palestras: “Legislação Ambiental Associada ao Cadastro Ambiental Rural – CAR”, com as biólogas Adelita Maria Rauber e Juliana Felden, da empresa Ciliar Consultoria Ambiental e ““Dengue, Chikungunya e Zika vírus”  com o coordenador da Vigilância Sanitária de Santo Ângelo, Ubiratan Gross Alencastro.

Quarta-feira (08) haverá Trilha Ecológica na Área Verde da URI Santo Ângelo, orientada pelos estudantes de Ciências Biológicas. Há vagas para duas turmas, às 14h e às 15h30min. As inscrições podem ser realizadas na secretaria do curso de Ciências Biológicas, no prédio 13.

Na quinta-feira (09) haverá coleta de doação dos acadêmicos da Agronomia de 50 mudas de diferentes árvores frutíferas. As mudas serão doadas e plantadas na Aldeia Guarani Tekoá Pyau – Santo Ângelo, localizada na Ressaca, Linha Buriti. A ação terá continuidade na sexta-feira (10), juntamente com os estudantes de Engenharia Civil, com doação de alimentos e roupas recolhidos pelos alunos de ambos os cursos.