Seminário Técnico na URI alertou para degradação do solo na Região Missioneira

12 de abril de 2016

Em parceria com a Emater/RS, Associação Missioneira de Engenheiros Agrônomos e Governo do RS, o curso de Agronomia da URI Santo Ângelo realizou na manhã desta terça-feira, 12, o Seminário Técnico sobre Uso, Manejo e Conservação do Solo.

Com o auditório do prédio 5 praticamente lotado, a mesa dos trabalhos contou com o Diretor-Geral da URI, Gilberto Pacheco; o gestor da Emater Missões, agrônomo Rubens Tesche; o presidente da AMEA, agrônomo Ércio Zappe; o vereador Diomar Formenton, representando a Câmara Municipal; a coordenadora do curso de Agronomia, Giselda Ghisleni e o palestrante, o agrônomo doutor da Embrapa-Trigo/Passo Fundo, José Eloir Denardin. No público, os estudantes de Agronomia, produtores rurais, representantes de cooperativas, bancos, sindicatos e empresas da área. O evento integra a Jornada Acadêmica de 2016 do curso de Agronomia.

MANIFESTAÇÕES

Ao manifestar-se, o Diretor da URI afirmou que “não temos a pretensão de mudar a matriz econômica da Região, mas temos que repensar alternativas e, neste caminho, inserem-se a inovação e a tecnologia. A URI está aberta para empresas do agronegócio, sindicatos, órgãos e entidades afins e disponibiliza sua área para experimentos. Queremos parceiros, para formar muito bem esta gurizada, razão maior de estarmos hoje aqui”.

O gestor da Emater/Missões, Rubens Tesche, disse ser “importante incluir a temática do solo nos eventos, em função dos problemas que temos. É fundamental trazermos profissionais, os que produzem, para debater com agrônomos e com os estudantes. Somos muito felizes com a implantação do curso de Agronomia na URI, antiga necessidade para a Região. É justamente neste momento de uma grande safra que devemos buscar o que precisa ser feito para melhorar a produtividade, pois quem faz bom uso e manejo do solo, pode ter uma boa safra, mesmo em condições climáticas adversas”.

Ércio Zappe, presidente da AMEA, observou que o tema da palestra “é de extrema importância sobretudo na nossa Região, porém, infelizmente, é bastante esquecido”.

Zappe agradeceu à URI por disponibilizar seus espaços para eventos e experimentos, dizendo ser “um dever de todos nós oportunizar conhecimentos para todos que atuam na área”. Concluindo, ele convidou os estudantes a já se aproximarem da AMEA e colocou a entidade à disposição.

PALESTRA

O doutor José Eloir Denardin ministrou palestra com o título “Problemas de Uso, Manejo e Conservação do Solo no RS”. Ele foi enfático ao explicar que o plantio direto na palha “não existe”. Isto é resultado de um conceito errôneo sobre o que seja sistema plantio direto, que foi ajustado para regiões de clima tropical nos anos 1982/83.

“Essa utilização errônea do solo gerou problemas de degradação física e está fazendo estratificação química no solo. Em resumo, num período de chuvas, o agricultor perde a camada fértil de solo superficial e, num período de estiagem, perde a safra”.

Alertando os produtores para que se preocupem com “La Niña” que vem por aí, Denardin afirmou que o maior problema hoje é este citado, a degradação do solo “e o maior recurso para reverter a situação é o sistema plantio direto. É apropriado para nosso clima e recursos técnicos existem, mas é preciso ter percepção dos conceitos que mudaram”.

seminárioagronomia_protocolo seminárioagronomia_pachecofala seminárioagronomia_palestrantedenardin seminárioagronomia_público seminárioagronomia_teschefala seminárioagronomia_zappefala