Projeto Extensão Produtiva e Inovação encerra atividades com workshops

30 de março de 2016

Foram realizados, nos dias 17 e 18 de março, os workshops de encerramento das atividades ano 2015 do PEPI – Projeto de Extensão Produtiva e Inovação. O projeto foi realizado numa parceria da URI Santo Ângelo com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da AGDI – Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento. Os eventos foram promovidos pelo NEPI – Núcleo Extensão Produtiva e Inovação e tiveram apresentação de resultados do projeto, conversa com empresários e debate sobre políticas públicas no desenvolvimento regional.

DSC_0227

No dia 17 de março, o workshop foi realizado no prédio 5 do câmpus Santo Ângelo, com participação dos acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis da URI Santo Ângelo, além de empresários e representantes de instituições locais. O professor José Roberto de Oliveira, Mestre em Desenvolvimento, palestrou sobre “Programas de Políticas Públicas e o Desenvolvimento Regional” e destacou a importância da inovação e do empreendedorismo para criar soluções que gerem desenvolvimento. “Educação é o que vai possibilitar o aumento do índice de capacidade humana e social para o desenvolvimento local e regional”, afirmou o professor. Ele ainda salientou a organização e a consolidação da governança, através de ações de articulação, cooperação, capacitação e qualificação.

DSC_0207

A palestra foi seguida da apresentação dos resultados do PEPI, realizada pelo coordenador do NEPI, professor Luis Cláudio Ortiz. O Projeto realizou consultoria para mais de 100 empresas em 2015 e envolveu mais de 500 pessoas. Os extensionistas do Projeto atuaram no assessoramento de indústrias e agroindústrias da região, objetivando o desenvolvimento regional. Nos últimos três anos, foram 340 empreendimentos atendidos. Além disso, as empresas tiveram avanços de, em média, 24%. As ações do projeto foram concentradas no planejamento e controle de produção das indústrias, além de melhorias no processo comercial. Os investimentos realizados pelas empresas atendidas pelo PEPI foram na ordem de R$4,6 mi. “É um projeto muito importante no apoio ao empresário. Um complemento ao desenvolvimento da região”, afirmou o professor.

DSC_0213

No workshop, o diretor-geral da URI Santo Ângelo, professor Gilberto Pacheco, destacou a importância do Projeto, e lamentou seu encerramento. Ele lembrou da trajetória do PEPI na Universidade, que teve mais de doze anos de atuação junto à comunidade local. “Lamento não renovar esse convênio, o projeto permitiu um estímulo à indústria e ao empreendedorismo muito importante”, ressaltou Pacheco.

DSC_0205

O encerramento do evento ocorreu com a apresentação do case da empresa S&Z Móveis, através dos empresários Juliano Schropfer e Luis Sergio Paulus, que apresentaram a evolução da empresa nesses três anos de atuação e da interação entre universidade e empresas.

DSC_0231

No dia 18 de março, o workshop ocorreu na sala de reuniões do prédio 20 do câmpus. Empresários, estudantes do Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações e a comunidade local acompanharam a apresentação do professor doutor Vilmar Boff, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações da URI, que falou sobre a importância dos Projetos de Extensão Universitária e a Gestão de Organizações.

DSC_0095DSC_0100

 

Na sequência, o coordenador do NEPI, professor Luis Cláudio Ortiz, apresentou os resultados do projeto e o diagnóstico da região realizado pelos extensionistas. O encerramento do evento ocorreu com a apresentação do case da empresa Giroil, através do empresário Vinicius Dalla Vechia, que apresentou a evolução da empresa nesses três anos de atendimento do NEPI e da interação entre universidade e empresas, tanto no assessoramento como na interação para desenvolvimento de novos projetos através do TecnoURI Missões – Parque Científico e Tecnológico da Região das Missões.

 

DSC_0102 DSC_0120