Farmácia da URI publica capítulo em obra da Editora Pasteur

6 de outubro de 2020

No dia 1º de outubro foi lançado o volume 1 do livro intitulado “Pediatria: experiências profissionais e relatos de caso”, organizado pelo professor doutor Guilherme Barroso de Freitas, editor chefe da Editora Pasteur. O livro é composto por 42 capítulos e se caracteriza como uma coletânea de estudos aprovados dentro das diversas áreas de cuidado da pediatria.

Um dos capítulos, escritos pelas docentes do Curso Farmácia da URI Santo Ângelo, Andressa Pagno e Cristiane Kratz, em parceria com a professora Izabel Alves, da Universidade Federal da Bahia, faculdade de Farmácia, e da egressa do curso de Farmácia Dayane Nascimento, aborda a aplicação de Farmácia Clínica à paciente pediátrico com fibrose cística.

Neste capítulo foi abordado o caso de uma menina de 10 anos com a doença genética fibrose cística. Essa apresenta diversas comorbidades afetando a qualidade e a expectativa de vida dos pacientes, exigindo controle rigoroso, que se dá através da utilização de diversos medicamentos associados a outros aportes. Assim, o acompanhamento farmacoterapêutico é de extrema relevância para o bem-estar dos pacientes, aumento da sobrevida e desenvolvimento infantil.

O capitulo é resultado de um estudo de caso clínico realizado durante as disciplinas de Estágio Farmacêutico III e Atenção Farmacêutica, do curso de Farmácia. O curso, através dos estudos de casos clínicos reais, oportuniza ao estudante, com o aporte dos docentes, estar próximo da prática na vivência do Cuidado Farmacêutico.