URI Santo Ângelo inova no ensino com aulas on line em tempo real

1 de abril de 2020

Em virtude das exigências no enfrentamento ao coronavírus, a URI Santo Ângelo migrou as aulas presencias para on line síncronas, proporcionando aulas em tempo real com produção de conhecimento de forma colaborativa e dinâmica. A migração para o tipo on-line síncrona se dá de forma excepcional e temporária

Os professores estão dando atendimento e acompanhando os alunos, ministrando aula em tempo real, com material de apoio, adaptando seus planos de aula e dando preferência, no momento, aos conteúdos teóricos. Tão logo as atividades presenciais possam ser retomadas, o calendário acadêmico será revisto e sofrerá ajustes, levando em conta, sobretudo, a realização das aulas práticas e estágios. As atividades on-line síncronas permitem não apenas manter a qualidade dos cursos, cujos conceitos atuais são de excelência, mas também oportunizar um processo de ensino e aprendizagem por meio de uma interação humanizadora entre professor e aluno em tempo real, o que não ocorre no “tradicional ensino a distância”.

A Google for Education é a representação da Google para o setor de educação. Por meio de parceria com a Google, a URI disponibiliza, de forma gratuita, as ferramentas desenvolvidas pela empresa com foco em facilitar o ensino para seus estudantes. As aulas on-line estão sendo ministradas por meio de diferentes plataformas, tais como ambiente de apoio ao ensino, Google Meet, Google Classroom, dentre outros. Os professores ficam à disposição para orientações, procedimentos e esclarecimentos no horário e turno das aulas presenciais, pelos ambientes virtuais utilizados na universidade, conforme metodologia de trabalho estabelecida pelo professor em relação a sua turma. A direção enfatiza o uso pelo acadêmico, do Portal do Aluno.

As mudanças que surgem com essa parceria impactam diretamente em sala de aula: professores e alunos passaram a ter acesso gratuito a ferramentas que permitiram que a URI Santo Ângelo não parasse nenhum dia letivo de aula.

Na opinião do diretor Acadêmico Marcelo Stracke, “esta plataforma de educação proporcionou uma nova e inovadora experiência de aprendizagem. Considero um marco histórico da Universidade a utilização destas metodologias de aprendizagem diferenciadas, permitindo que todos os usuários tenham contato com novas tecnologias e novas metodologias ativas. Além de proporcionar as aulas on line síncronas, o espaço também está possibilitando a continuidade das atividades diárias da Universidade, tais como reuniões, workshops, cursos de pequena duração, defesas de monografias”.

“A Universidade admite que o quadro atual oferece dificuldades a todos e valoriza o esforço e o comprometimento dos colaboradores para manter a estrutura acadêmica funcionando neste momento tão delicado”, acrescenta Stracke.

“A Universidade, ciente do contágio acelerado do COVID19 e seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde, confia na responsabilidade pessoal de cada estudante, solicitando a todos o estrito cumprimento das normas de saúde pública para a inteira proteção de cada um e de suas famílias, na certeza de que a Vida é o bem mais valioso e que, de sua proteção, depende o futuro de cada um e de nossa sociedade. Esperamos em breve tê-los novamente no convívio acadêmico”, conclui o diretor.

Na foto, o diretor Marcelo Stracke participando como convidado, na abertura de aula on line de FTM, com a professora Rosângela Prestes, no curso de Pedagogia.