Seminário de Avaliação Institucional: um espaço democrático em busca de permanente melhoria

12 de setembro de 2019

O auditório do Parque Tecnológico das Missões – TecnoURI reuniu, na tarde de terça-feira, 10, direção, professores, funcionários técnico-administrativos e universitários do Câmpus da URI Santo Ângelo para o VII Seminário de Avaliação Institucional, evento integrante do calendário anual da Universidade.

O Seminário contou com a presença dos diretores do Câmpus, Gilberto Pacheco, Marcelo Stracke e Berenice Rossner Wbatuba, sendo que Marcelo fez a abertura de saudação e acolhimento.

Conforme explica Cristiane Kratz, presidente da Comissão Própria de Avaliação, “a avaliação institucional é um conjunto de ações e processos que são planejados, organizados e realizados pela CPA (Comissão Própria de Avaliação) seguindo o que estabelece a Lei n. 10.861/2004 do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior). De acordo com o SINAES, a avaliação interna compreende um olhar interno da instituição, ou seja, nós nos autoavaliamos de forma a termos um diagnóstico do que estamos fazendo e o que podemos melhorar. Aqui no Câmpus, a CPA-SAN (braço da CPA URI em Santo Ângelo) organiza anualmente o seminário e é responsável pelo processo de autoavaliação”.

Cristiane observa que “o seminário representa o momento em que paramos para pensar sobre o processo da autoavaliação, sobre os resultados que obtivemos e, podermos assim, melhorar os nossos processos de trabalho, tanto de alunos como de professores, e a nossa estrutura física (espaços e serviços). Este evento consagrou-se como espaço democrático de trocas de experiências, por parte dos funcionários técnico administrativos, dos acadêmicos e dos professores. Este ano trabalhamos um formato de oficinas, onde se explorou as potencialidades e as fragilidades desse processo, podendo-se assim elaborar sugestões de melhorias do próprio formato da autoavaliação vindos da comunidade acadêmica”.