“Reinventar a Universidade” foi o tema do Seminário para Gestores da URI

29 de julho de 2019

A 11ª edição do Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI, realizada dia 23 de julho, no Câmpus de Erechim, reuniu 240 pessoas entre professores e técnico-administrativos dispostos a reinventar a Universidade.
Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino, o evento contou com a participação de palestrantes renomados que debateram a temática propostas sobre avaliação e aprendizagem no contexto das metodologias ativas.
Na abertura, após a recepção feita pela equipe da Reitoria às delegações de Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Santiago, Frederico Westphalen, Erechim e Cerro Largo, todos participaram da palestra com o professor Dr. Alexandre Ventura, da Universidade de Aveiro, em Portugal, e que atualmente atua em Dubai, nos Emirados Árabes. O professor falou sobre Avaliação e Aprendizagem: uma relação necessária.
À tarde, na segunda etapa do Seminário, os participantes dividiram-se por segmentos. Os professores de cursos de graduação e das escolas de educação básica da URI assistiram a palestra sobre Metodologias Ativas: aprendizagem e avaliação, ministrada pelo professor Dr. José Manual Moram, da Universidade de São Paulo – USP. Os docentes dos programas de pós-graduações Strictu Sensu, acompanharam a fala do professor Dr. Joviles Vitório Trevisol, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS sobre Avaliação da Pós-Graduação. E os técnico-administrativos participaram da palestra do professor Mestre Olivo Tiago Giotto, da Universidade de Passo Fundo – UPF, sobre Comportamento Organizacional e Mudança.
Ao fim das palestras, o grupo de participantes do evento voltou a se reunir no Salão da Atos para a realização de estudos dirigidos e participar da cerimônia de encerramento do Seminário.
Para a professora Edite Maria Sudbrack, o seminário cumpriu com o objetivo proposto de pensar a Universidade para um futuro inovador.
“O Seminário de Gestores marcou pela qualidade dos conferencistas, pela densidade das propostas apresentadas. Marcou também pela efetiva participação dos diferentes Câmpus da Universidade. Penso ser uma das maiores participações que tivemos. Num clima de muita alegria e seriedade. Alegria e seriedade não são contraditórias, no sentido de estarem entusiasmados, pelo melhor momento do evento, e ao mesmo tempo um comprometimento com as questões colocadas”, afirmou a Pró-Reitora de Ensino destacando ainda que o retorno tido é de total positividade e da certeza que os temas discutidos durante o evento devem continuar em pauta nos Câmpus ao longo da realização dos trabalhos projetados para 2019.
Para 2020, já está prevista a realização do XII Seminário de Formação Continuada para Gestores da URI, desta vez no Câmpus da URI em Frederico Westphalen. (Jornalista Gherusa Cassol – Erechim)

Nas fotos, a equipe da URI Santo Ângelo, parte do público e a mesa de abertura dos trabalhos.