Projeto Meninas Digitais Tchê Missões aposta na Robótica como estratégia para estimular ingresso nas carreiras de tecnologia

13 de novembro de 2018

 

Na 3ª edição do projeto Meninas Digitais Tchê Missões, alunas de escolas públicas e privadas do município e região foram convidadas a participar da Copa URI de Robótica, promovida pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, realizada no início de novembro.

Equipes compostas exclusivamente por meninas montaram e programaram robôs que competiram entre si na Copa de Robótica. Dos 400 participantes da competição, 45% eram meninas. “Esses dados confirmam que o atual universo tecnológico, predominantemente masculino, tende a se tornar mais igualitário com as novas gerações que já se familiarizam com a Ciência e Tecnologia trabalhadas na prática”, afirma a professora Cristina Paludo Santos, coordenadora do projeto. Segundo ela, a Robótica possui uma característica multidisciplinar que possibilita a identificação de diversas habilidades e o desenvolvimento de capacidades, inseridos em um processo de aprendizagem disfarçado como uma divertida brincadeira.

“Essa característica faz despertar o interesse e a curiosidade das crianças e jovens nas carreiras de desenvolvimento tecnológico, e consequentemente, nas disciplinas que se tornam ferramentas para essa atividade. O acesso ao ensino tecnológico é uma excelente oportunidade para qualquer indivíduo”, complementa Cristina.

Todas as equipes receberam atestados de participação e as equipes vencedoras da competição de robótica, premiadas com troféus e medalhas, foram:

– 1º Lugar: Equipe Girl Power Technology do Instituto Farroupilha

– 2º Lugar: Equipe Penelope´s do Colégio Estadual Catuípe

– 3º Lugar: Equipe Sydneis da Escola Entre-Ijuis

As equipes femininas também participaram do concurso “Best Style”, que premiou o robô mais estilizado.

O prêmio foi entregue para a equipe “Penelope’s”, do Colégio Estadual Catuípe do município de Catuípe. Para julgar o robô mais estilizado, o evento contou com Comissão Julgadora integrada pelas professoras Nadya Antonello e Giana Brum Vendrúsculo, a diretora Administrativa Berenice Wbatuba, a designer gráfica Cristiane Carvalho e a desenvolvedora do NTI Marina Fontoura.

A professora Cristina adianta que “para a 4ª edição a ser realizada em 2019 iremos preparar novos desafios e esperamos receber um número ainda maior de meninas motivadas com as novas tecnologias”.