Ciências Biológicas da URI é parceiro no Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PIC’s) de Santo Ângelo

16 de outubro de 2018

      

Desde agosto deste ano o curso de Ciências Biológicas/Bacharelado da URI Santo Ângelo, representado pelas acadêmicas: Jordana Gabriele Vettorato, Gabriela Vianna e Marceli Raquel Burin, orientadas pela professora doutora Nilvane Ghellar Müller, estão ativamente integradas em atividades junto à Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo.

A atuação do grupo está ligada às práticas integrativas e complementares em saúde (PIC’s), que envolvem diferentes eixos, como auriculoterapia, terapia com florais, bioenergética, homeopatia e fitoterápicos, entre outros.

Todas as atividades realizadas pela equipe são voltadas para as Estratégias da Saúde e das Famílias (ESF’s) ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e no momento, estão atingindo cerca de nove Postos de Saúde de Santo Ângelo. Nestes, são diagnosticadas as realidades da comunidade local através da aplicabilidade e análise de questionários e diversas oficinas.

A equipe norteadora das PIC’s em Santo Ângelo é composta por diversos profissionais, compreendendo biólogos, enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas. Segundo a coordenadora das PIC’s, Aline Basso, a participação do grupo de Ciências Biológicas/Bacharelado é fundamental para a consolidação do Núcleo de Práticas Integrativas em Saúde.