Comitê da Bacia do Rio Ijuí reuniu-se para adequar regimento interno

13 de setembro de 2018

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí esteve reunido na manhã do dia 13 de setembro, no auditório do prédio 5 do Câmpus da URI Santo Ângelo.

Em sua 150ª reunião ordinária, o órgão tratou da adequação do Regimento Interno do Comitê, para encaminhá-lo para aprovação da Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado e após isso, homologá-lo.

Foi aprovado ainda pela plenária, o novo integrante inscrito no Grupo I- Usuários da Água, Categoria Gestão Urbana e Ambiental Municipal, Felipe Oberdorfen, classificando-se como suplente desta categoria.

Mensalmente o Comitê de Bacia faz sua reunião para discutir inúmeros assuntos, cada mês em uma cidade da região, com intuito de que mais pessoas interessadas possam participar e se inteirar do trabalho do mesmo.

O comitê de gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí foi criado pelo Decreto Estadual nº 40.916, de 30/07/2001 com competências de aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia; arbitrar conflitos pelo uso da água, em primeira instância administrativa; estabelecer mecanismos e sugerir e aprovar os valores da cobrança pelo uso da água; entre outros. Composto por membros de 36 municípios da região, e dividido entre Usuários da Água, Representantes da Sociedade civil organizada e por Órgãos Públicos Federais e Estaduais, o Comitê tem função de decisão sobre o uso futuro das águas da bacia.

A reunião do dia 13 foi presidida pela presidente Maria Lorete Thomas Flores, com assessoria da Secretária Executiva Raquel Reisdorfer do Nascimento.