III Congresso de Relações Internacionais será na URI dias 27 e 28 de setembro

17 de setembro de 2018

 

O III Congresso de Relações Internacionais, Direito e Poder: Atores Emergentes e a Cidadania Global, acontecerá na URI Santo Ângelo dias 27 e 28 de setembro, no auditório do prédio 13.

Serão aceitos trabalhos até dia 16 de setembro de acordo com as regras do regulamento/edital de submissão de artigos, os quais deverão ser enviados por meio do site. https://www.doity.com.br/iii-congresso-de-relacoes-internacionais-direito-e-poder.

O Congresso é promovido pelo Grupo de Pesquisa Tutela dos Direitos e sua Efetividade e pela Rede de Estudos em Relações Internacionais (REdRI), com a parceria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado e da Graduação em Direito da URI Santo Ângelo.

De acordo com a proposta do evento, “os atores não estatais emergentes têm apresentado autonomia, agendas próprias e diferentes formas de atuação no âmbito global. Influenciam e limitam os atores estatais com grande fluidez. Esse fenômeno tem causado aparente “crise do Estado-nação” e que, por não mais monopolizar o exercício do poder, sofre com a remodelação de suas premissas. Trata-se de tema novo, revestindo-se de vital importância aos âmbitos econômico, político, social, cultural e jurídico, na busca da construção de um novo conceito do instituto da cidadania, visto em sua conformação global –  em ampla e abrangente dimensão, distinguindo o indivíduo como membro de uma comunidade global e parte de uma coletividade universal, portador de diretos econômicos, políticos, sociais,  culturais e jurídicos, visto como cidadão do mundo cosmopolita – o homem histórico que vive dentro da realidade mutante e complexa do século XXI, o cidadão da sociedade contemporânea, interdependente e multicêntrica”.

Mais informações, inscrição e submissão de trabalhos, estão no site https://www.doity.com.br/iii-congresso-de-relacoes-internacionais-direito-e-poder.

A programação a ser desenvolvida conta os seguintes conferencistas:

Dia 27 de setembro

8h – Credenciamento

8h30 -Sessão de abertura

9h – Profª. Dra. Odete Maria de Oliveira

10h – Prof. Dr. José Francisco Dias da Costa Lyra

11h – Prof. Dr. Márcio Ricardo Staffen

12h – Intervalo para almoço

14h – Profª. Dra. Odete Maria de Oliveira e Me. Eduardo Baldissera Carvalho Salles

15h – Profª. Dra. Charlise Colet Gimenez

16h30 – Prof. Dr. Claudio Machado Maia

17h30 – Intervalo

19h30 – Profª Dra. Karine de Souza Silva

20h30 – Prof. Dr. Giovanni Olsson

21h30 – Lançamento do Livro (REdRI)

Dia 28 de setembro

9h – Prof. Dr. Florisbal de Souza Del`Olmo

10h – Profª. Dra. Joana Stelzer

11h – Prof. Dr. Rogério Santos da Costa

12h – Intervalo para almoço

14h – Grupos de Trabalhos

17h – Intervalo

19h30 – Prof. Dr. Everton das Neves Gonçalves

20h30 – Prof. Dr. Gilmar Antônio Bedin

21h30 – Sessão de encerramento