Estudantes de Engenharia Elétrica produzem protótipos de Geração de Energia

11 de julho de 2018

O curso de Engenharia Elétrica da URI Santo Ângelo promoveu, nesta terça-feira (10), Mostra de Trabalhos de Geração de Energia. Acadêmicos do 7º semestre do curso produziram e apresentaram protótipos de Aproveitamento Energético, buscando demonstrar formas de aproveitar energia produzida em diversas fontes. Os estudantes realizaram o projeto, do início ao fim, em protótipos para aproveitamento de energia eólica, solar, movimento mecânico, hidráulica, entre outras.

Projetos como o do piso que gera energia através da pressão mecânica, como com passos; e com motor stirling, que funciona a partir de uma fonte externa de calor, como a queima de gás em aterros sanitários, foram apresentados para professores e estudantes. “A turma fez o desenvolvimento completo de um projeto, prevendo etapas, cálculos, dimensionamento, além de aproveitar formas alternativas de geração de energia elétrica. Buscamos um modelo que desenvolvesse a autonomia acadêmica nos alunos”, explica o coordenador do curso, professor Nelson Knak Neto.

Nelson foi o responsável pela organização da Mostra, que aconteceu dentro das atividades da disciplina de Geração de Energia. “Optamos pela apresentação em pôsteres, buscando estimular a pesquisa entre os estudantes. Os resultados foram muito satisfatórios, pretendemos dar continuidade com a Mostra nos próximos semestres”, afirma.