Estudantes de Agronomia exploram pastagens e solos em aula prática

11 de julho de 2018

Acadêmicos do 3º semestre do curso de Agronomia participaram, neste sábado (7), de atividades práticas na Fazenda Mimosa. Os alunos das disciplinas de “Bromatologia e Nutrição Animal”, com a professora Carla Maria Eisele Duarte, e “Física, gênese, morfologia e Classificação do Solo”, com o professor Vitor Girardello, buscaram conhecimento prático de alimentação animal, pastagens e coleta de solos.

No campo, os estudantes participaram de um estudo completo sobre o processo de criação de gado bovino e alimentação animal, com destaque para a fabricação das misturas e pastagens. “Fizemos ação de composição das misturas, foi possível mostrar in loco como fazer a mistura em um vagão forrageiro misturador”, destaca a professora Carla. Também foi realizada uma visita a pastagens de trigo tarumã, aveia, azevem e trevo vesiculoso.

“A atividade prática também possibilitou que os estudantes fizessem o manuseio do penetrômetro, para cálculo da compactação e densidade do solo”, explica o professor Girardello. Os alunos também vislumbraram algumas opções de plantas de cobertura e tipos de solos.