Estudante de Farmácia da URI Santo Ângelo recebe prêmio em Brasília

3 de abril de 2018

A acadêmica do curso de Farmácia da URI Santo Ângelo Andressa Dias Silva recebeu o prêmio Jayme Torres de Farmácia, edição 2017, por trabalho inscrito na categoria “estudante de Farmácia”. A cerimônia de premiação aconteceu no fim de março, em Brasília. A aluna concorreu com trabalhos de todo o país.

O trabalho premiado, “Projeto bate coração e as aventuras de Gabi: um relato de experiência de educação em saúde promovido por acadêmicos de farmácia”, aborda a Hipertensão Arterial Sistêmica na infância e na adolescência. Foi desenvolvido sob orientação das Professoras Cristiane Kratz e Briseidy Soares, com a participação das acadêmicas Jaqueline Oliveira e Isabel Imisch, além do apoio dos bolsistas do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – Subprojeto Biologia).

“Este trabalho foi o resultado da união de esforços de diferentes áreas do conhecimento – Biologia e Farmácia com o objetivo de orientar escolares do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Augusto do Nascimento e Silva, a respeito dos sintomas, riscos e cuidados com a prevenção da hipertensão arterial infantil”, explica a acadêmica. O trabalho utilizou diferentes métodos como contação de história, jogos e vídeo, mostrando que o conhecimento da informação em saúde para crianças e adolescentes pode fazer com que estes tenham papel de modificadores de comportamento na família e na comunidade.

O prêmio Jayme Torres é concedido anualmente para profissionais de Farmácia e estudantes da graduação. Na edição de 2017, o tema foi “Serviços farmacêuticos diretamente destinados ao paciente, à família e à comunidade”. Este tem o objetivo de incentivar a pesquisa e a produção de artigos técnicos e científicos por farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia. O Dr. Jayme Torres foi o fundador e o primeiro presidente do Conselho Federal de Farmácia.