Atividades da Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down encerraram nesta terça

21 de março de 2018

A URI Santo Ângelo encerrou nesta terça-feira as atividades da Semana de Conscientização sobra a Síndrome de Down. As ações são promovidas pelo poder público municipal, instituições de ensino e de saúde. A URI sediou a abertura da Semana, em 14 de março, com a palestra Genética Humana, com a Professora Rosângela Binotto.

A Universidade também realizou, na segunda-feira (19), a palestra “Humanização e convivência em Sociedade – o convívio com a pessoa com SD e a contribuição para um mundo mais humano – os valores éticos que estão por trás dessas relações” com a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da URI Santo Ângelo, Carina Streda, pedagoga especialista em psicopedagogia, mestre e doutoranda em Educação pela Ufrgs. Ela abordou aspectos éticos de convivência com pessoas com a Síndrome, além de apontar relações sobre o desenvolvimento da educação e atividades de educação inclusiva. Na sequência, o tema “A terapia assistida por animais: uma abordagem possível”, foi tratado pela psicóloga da URI com formação em Equoterapia, Kamila Perim.

Na terça-feira (20), o tema “Direitos da pessoa com síndrome de down – da infância à terceira idade e deveres da família”, foi abordado pelo promotor de justiça, doutor em Direito Público e professor do curso de Direito da URI Santo Ângelo, Júlio César Maggio Sturmer. Ele trouxe um olhar jurídico sobre a realidade das pessoas com síndrome de Down, relacionando-a com aspectos jurídicos, como o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a Convenção do Direito das Pessoas com Deficiência e a Constituição Federal.

 

Nas noites de segunda e terça-feira, também foi realizada a Exposição “Além do Olhar”, com trabalhos produzidos pelos alunos da Escola da URI. Os trabalhos, realizados por estudantes dos Ensino Fundamental e Médio, explorou o respeito às diferenças, o amor ao próximo, dentre outros pontos.