Casal de egressos da URI conclui doutorado na UFSC

9 de março de 2018

No mês de fevereiro de 2018, dois ex-alunos da URI Santo Ângelo concluíram doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina. Hoje casados e atuando em áreas do conhecimento bem diferentes, Rovana e Jeferson conheceram-se enquanto pesquisavam na Biblioteca da URI.

No dia 2 de fevereiro, Rovana Kinas Bueno, egressa do curso de Psicologia da URI Santo Ângelo, finalizou o seu doutorado em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Ela fez cinco meses de estudos (“doutorado sanduíche”) na Universidade de Montreal, no Canadá, onde trabalhou com um dos professores que desenvolveu a Teoria da Relação de Ativação, que é um dos fenômenos investigados em sua tese.

A tese intitulada “Associações entre relação de ativação pai-criança, funcionamento familiar e comportamento da criança pré-escolar em famílias biparentais”, trata de uma pesquisa quantitativa e experimental, na qual participaram 171 famílias da região sul do Brasil. A partir do conjunto dos resultados, Rovana verificou a interdependência entre os fenômenos estudados, afirmando a importância de se considerar o funcionamento familiar e a abertura ao mundo em interação para melhor compreensão dos comportamentos da criança.

Após a defesa, sua tese foi indicada pela banca para concorrer ao prêmio CAPES de melhor tese, em âmbito nacional. Para Rovana, “a defesa da tese foi o fim de um processo, uma conquista que indica o início de uma nova jornada”.

Após cursar Psicologia na URI, Rovana fez especialização em Terapia Individual, Familiar e de Casal no INFAPA, em Porto Alegre, e mestrado em Psicologia na UFSC, campus de Florianópolis. Atualmente, é professora da graduação e da pós-graduação em Psicologia da Faculdade União de Campo Mourão (Unicampo), no estado do Paraná.

Doutor Jeferson Bueno

No dia 27 de fevereiro, foi a vez de Jeferson Rafael Bueno defender sua tese de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina. Intitulada “Distribuição de pressões e impulsos devido às explosões não confinadas em edifícios e elementos de proteção à explosão”, a pesquisa teve como orientador o professor doutor Daniel D. Loriggio.

No mesmo período que Rovana, Jeferson fez doutorado sanduíche no Canadá, na École Polytechnique de Montréal – Université de Montréal, tendo como orientador o professor PhD Pierre Léger.

Desde 2014, Jeferson é professor com dedicação exclusiva na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no câmpus de Campo Mourão. Sua área de pesquisas é sobre Efeitos de Explosões e Proteção de Edifícios submetidos a Explosões e Impactos, porém, revela que também tem interesse nas temáticas de modelagem estrutural, métodos numéricos e dinâmica das estruturas.

Jeferson observa que “a URI proporcionou que eu tivesse uma ótima formação como Engenheiro Civil e permitiu ampliar meus horizontes. Tenho ótimas lembranças do meu tempo como universitário da URI, onde percebi que gostaria de seguir na área acadêmica, por meio de incentivos dos professores, em especial do professor Nelson Seidler e do professor Marcus Primo. Ambos foram e continuam sendo referências de profissionais  e de pessoas para mim”.

Na foto, Rovana e Jeferson durante sua estada no Canadá.