Egressa do curso de Ciências Biológicas é aprovada em mestrado na UFSC

26 de janeiro de 2018

A egressa do curso de Ciências Biológicas da URI Santo Ângelo Marivane Celmer Slodkowski foi aprovada no Mestrado em Biologia de Fungos, Algas e Plantas na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

Com participação ativa em diversos projetos durante a graduação, Marivane teve diversas participações em eventos e congressos durante o período de sua formação acadêmica. Ao ingressar do curso, a estudante já apresentava interesse pela área de botânica. Foi em um dos eventos da área, o XVI Encontro Estadual de Botânicos do Rio Grande do Sul, em 2015, que um minicurso sobre o reino Fungi despertou seu interesse por esse segmento específico.

Ao realizar o Trabalho de Conclusão de Curso, a acadêmica do curso de Ciências Biológicas trabalhou com fungos macroscópicos e, por isso, buscou realizar o estágio final nesta área. “Foi então que conheci o Laboratório de Micologia (Micolab) da UFSC. No estágio eu comprovei que era esta a área com a qual eu queria seguir, tomei conhecimento das técnicas mais avançadas para o estudo dos fungos macroscópicos e também pude ter contato com um grupo de pesquisadores que vem estudando as associações ectomicorrízicas no sul do Brasil”, conta Marivane. Estas associações fazem parte de um grupo de associações entre fungos e raízes de plantas conhecido como micorrizas. Nas relações micorrízicas, a planta é favorecida pelo aumento da área de absorção promovida pelo fungo, que facilita a obtenção de água e nutrientes, especialmente compostos encontrados em menor quantidade no solo, como fosfato e nitrogênio. O fungo, em troca, recebe da planta carbono que é um dos produtos da fotossíntese.

Marivane relata que o processo seletivo do Mestrado consistiu na análise do currículo lattes e uma prova de conhecimentos botânicos, que tevea qual contém trechos de artigos publicados na língua inglesa sobre os diversos temas das linhas de pesquisa do PPG.