Engenharia Química da URI Santo Ângelo conquista nota máxima na avaliação do MEC

18 de agosto de 2017

A URI Santo Ângelo recebeu na quinta-feira, 17, o relatório de avaliação do MEC, referente ao curso de Engenharia Química, que, após análise de documentos, exame das categorias Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; Infraestrutura, e visita “in loco”, de 6 a 9 de agosto, conquistou nota 5 – o conceito máximo.

Na manhã de sexta-feira, o Diretor Acadêmico Marcelo Paulo Stracke, o assessor da Direção Rômulo Madrid de Mello, a coordenadora do curso Nataly Leidens e um grupo de acadêmicas bolsistas de Iniciação Científica receberam profissionais da imprensa, formalizando a divulgação da conquista.

Para o Diretor Marcelo “o conceito 5 é a confirmação de um trabalho de excelência acadêmica. O curso torna-se referência no RS, considerando que somente os de Engenharia Química da UFRGS e da URI – Santo Ângelo conquistaram o conceito máximo reconhecido pelo MEC. Parabenizo a coordenação do curso, corpo docente e discente e a toda a equipe de funcionários da URI pelo empenho e comprometimento para a conquista do conceito máximo. Este conceito reafirma a URI como Universidade de referência e nos dá a certeza de que estamos colocando no mercado de trabalho profissionais qualificados e preparados para contribuir com o desenvolvimento regional. Mesmo com uma crise em nível nacional, a direção da URI Santo Ângelo consegue atuar para qualificar os cursos com investimentos permanentes”.

Marcelo disse ainda que a região precisa de estímulos para o desenvolvimento e a Engenharia Química pode se aproximar, por exemplo, do agronegócio.” Já temos concluintes inseridos no mercado de trabalho e isto também pesou na avaliação”.

Lembrando que o corpo docente do curso conta com 49% de doutores e 51% de mestres, Marcelo observou que a nota 5 tem ainda outros impactos, pois viabiliza o acesso a mais financiamentos estudantis, a exemplo do FIES.

Ao agradecer aos professores, funcionários e estudantes, por seu comprometimento e entusiasmo, a coordenadora Nataly Leidens, afirmou que “um conceito de excelência como este não é construído da noite para o dia. Esta nota é reflexo do trabalho de muito tempo e de muitas pessoas envolvidas com o curso e com a URI. Contamos com uma excelente infraestrutura de laboratórios, biblioteca e salas de aula, além de professores mestres e doutores altamente qualificados. O curso conta com diferentes projetos de pesquisa e extensão e muitos de nossos alunos já estão trabalhando em indústrias da região, atuando como estagiários, alguns inclusive já efetivados”.

Para Nataly, não foi só o curso que conquistou nota máxima. “O conceito é da URI Santo Ângelo, pois a instituição também foi avaliada na estrutura física, nos investimentos em laboratórios, acervo bibliográfico e equipamentos”.

A AVALIAÇÃO

A Comissão Avaliadora formada pelos professores Maria Aparecida Alves Azeredo e Laerte da Cunha Azeredo, utilizou como instrumentos o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) e todos os demais documentos pertinentes à avaliação.

Segundo o relatório, “a avaliação transcorreu em ambiente favorável e produtivo. A interação entre os avaliadores e os integrantes da Instituição foi plena e as reuniões com membros da direção, docentes, discentes e responsáveis pelos diferentes setores da Instituição, membros da CPA, do NDE, bem como os trabalhos internos da Comissão, ocorreram adequadamente, pois todos os recursos necessários e documentos solicitados foram disponibilizados de forma clara e totalmente organizada, tendo a IES tomado posturas de colaboração e comprometimento plenos para o sucesso dos trabalhos”.

Os avaliadores observaram que “por se tratar de uma Universidade de Comunitária, destacam-se atividades voltadas para a comunidade ao longo dos anos. No relatório de 2016 aparecem inúmeros projetos que beneficiaram mais de 85 mil pessoas, mesmo se tratando de um ano de dificuldades econômicas! “

O relatório cita atividades de caráter social como Campanha do Agasalho 2016, Coleta de Pilhas e Baterias Usadas, Doação de óleo para a Fábrica de Sabão Ecológico Curumim, do Presídio Estadual de Santo Ângelo, Doação de Caixas de Leite para o Centro de Acolhimento Martinho Lutero, Campanha de Natal da Engenharia Química, entre outros.

 

O CURSO

O curso de Engenharia Química da URI Santo Ângelo foi criado em 2013 e deve formar a primeira turma em dezembro de 2017. Com cinco anos de duração, tem funcionamento noturno/diurno.

O engenheiro químico atua no desenvolvimento de projetos, participa da construção e montagem de fábricas e usinas; pesquisa, implanta e atua como responsável técnico em processos industriais; atua na criação de técnicas de extração e transformação de matérias-primas para desenvolver produtos, como biocombustíveis, tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose.

Nas fotos, momentos da entrevista concedida na manhã de sexta-feira e da comemoração que na quinta à noite, reuniu professores, estudantes e funcionários da Engenharia Química.