URI sedia Seminário de Agrimensura

4 de agosto de 2017

A URI Santo Ângelo sedia nesta sexta-feira, 4, como co-promotora, o Seminário de Agrimensura, Registros Públicos e Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais, promovido pela Revista Amira – Agrimensura e Registros Públicos.

O evento, realizado no auditório do prédio 13, foi realizado pela Lucas Eventos Ltda, com patrocínio de Santiago & Cintra- Geo-Tecnologias.

Com palestras programadas para a manhã e tarde, o Seminário iniciou com o coordenador do evento e editor da Revista Amira, engenheiro agrimensor Luiz Carlos da Silveira, professor do departamento de Engenharia de Agrimensura da Unesc. Ele abordou o tema “Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais- Impacto do Sinter nas prefeituras, nos cartórios e no Sistema Crea/Confea”.

Na sequência, a engenheira cartógrafa Gilda Maria Dias, do Comitê Regional de Certificação do Incra/RS, trata sobre “Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Sigef” e o geógrafo Eduardo Nunes, coordenador do Projeto Geo-Santo Ângelo, fala sobre “Cadastro Técnico Multifinalitário e o Georreferenciamento de Imóveis Urbanos”.

Para a programação da tarde, estão previstos os temas “Cadastro de Imóveis Rurais”, pelo agrônomo Luis Renato Jasniewicz, chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária- Incra/RS; “Retificação de Registros Públicos”, por Adriano Damásio, diretor de Ensino e Informática do Colégio Registral RS, professor de Direito Notarial Registral em cursos das Fundações Enore e do Ministério Público; “Usucapião Extrajudicial e MP 759/16 – Lei de Conversão 12/2017-Novas Regras”, por Luiz Carlos Weizenmann, especialista em Direito Notarial e Registral, integrante da Academia Notarial Brasileira e professor do CNB; “Peças Técnicas Georreferenciadas de Imóveis Urbanos e Rurais para Registros Públicos”, por Leonardo Niero da Silveira, agrimensor, mestre em Geomática e professor da Unipampa; “Regularização Fundiária e Oficina de Georreferenciamento de Imóveis Rurais no RS”, com agrimensor Iberê de Mesquita Orsi – secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS e agrônomo Ricardo José Núncio, diretor do departamento de Desenvolvimento Agrário do RS.

O evento será encerrado com a palestra “Uso de drones no mapeamento para georreferenciamento de imóveis rurais – Tecnologia e Legislação”, com o agrônomo Luiz Felipe Díaz Carvalho, mestre em Geomática e professor do Colégio Politécnico da UFSM.