Direito da URI promoveu exibição e debate do documentário “Central”

12 de junho de 2017

O curso de graduação em Direito da URI Santo Ângelo promoveu, na manhã de sexta-feira, 9, a exibição do filme “Central – o poder das facções no maior presídio do Brasil”.

A exibição, seguida de debate em torno do documentário, contou com a presença da jornalista e diretora Tatiana Sager e do jornalista, codiretor e roteirista Renato Dornelles. Segundo Tatiana e Renato, “o propósito do filme é que a sociedade olhe para o problema e reflita se vale a pena ter um presídio nestes moldes. Não é um tiro no próprio pé, o Estado delegar o poder aos presos? Cada apenado no Central custa R$ 1.500,00 por mês e a recuperação, é quase nula. Com este modelo, quem mais perde é a sociedade, enquanto as facções só se fortalecem”.

De acordo com o site https://www.centralofilme.com.br/o-filme, em linhas gerais, a crítica especializada definiu Central como “um documentário impactante e de grande importância na atual situação de violência no Brasil, mostrando o sistema das facções criminosas, a atuação e as omissões do Estado na questão carcerária e as engrenagens que movem as relações entre esses dois atores no caos que foi montado nos presídios nacionais”.

“O filme retrata um sistema prisional falido e beirando o caos, a partir da realidade do maior presídio do país, que sofre com uma superlotação crônica e cujo controle, a partir do portão das galerias, é exercido pelos próprios presos, na maioria dos casos, líderes de facções criminosas.

O Presídio Central, tema do documentário, já foi considerado por organizações internacionais uma das piores instituições carcerárias da América. O filme mergulha nas condições degradantes que levaram essa prisão a ser também considerada a pior do Brasil e definida como “A Masmorra do Século 21” pela CPI do Sistema Carcerário do Congresso Nacional”.

Nas fotos, o público, os diretores Tatiana e Renato e as professoras Charlise Gimenez e Rosângela Angelin.