Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul busca facilitar decisões sobre recursos naturais

23 de março de 2017

A URI Santo Ângelo sediou, na terça-feira (21), a oficina de exposição do pré-diagnóstico do Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí e o Corede Missões.

Presidente do Comitê, Luis Augusto Pérsigo, e presidente do Corede, José Claudio Lourega dos Reis

Conforme explica a gerente regional da FEPAM e coordenadora do balcão regional da SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Elenir Linautert, o pré-diagnóstico reúne dados disponíveis em fontes oficiais, como IBGE, Emater e Comitês de Bacias Hidrográficas. “Todos os dados foram sobrepostos no mapa do Rio Grande do Sul, de maneira fidedigna em cada instância. É preciso estruturar quais as potencialidade e fragilidades, a partir daí fazer a convergência dos dados e criar políticas públicas para destinação de recursos, para que o estado fique pronto para a execução das ações”, afirma.

Elenir Linautert, Marcelo Pedotti e Cícero Zorzi, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, realizaram apresentação dos dados

As empresas Aquaplan, Gitec, Codex Remote foram contratadas pela SEMA para a execução do projeto. O objetivo, segundo Luciano Hermans, da empresa Aquaplan, é definir as unidades de planejamento e diretrizes de ocupação e uso dos recursos ambientais.

Luciano Hermans destacou objetivos do projeto

Professores, estudantes, prefeitos e integrantes dos Comudes e Coredes da região participaram da apresentação dos dados. “O que esperamos é uma resposta da população, para poder estruturar as áreas que serão prioritárias”, reforça Elenir.