Titulo |
Autor |
PDF |
A CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO NO TEXTO DE REFERÊNCIA DO PROGRAMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL |
ELIANE INÊS WOLF e Danusa de Lara Bonotto |
 |
A CONSTRUÇÃO DE JOGOS COMO UM DISPOSITIVO COMPLEXO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Andreza Freitas Santos, Ângela Maria Hartmann e Márcio André Rodrigues Martins |
 |
A CRIANÇA E SEU CORPO SOB O OLHAR DAS CIÊNCIAS NATURAIS: Uma análise a partir dos RCNEIs, das DCNEIs e da BNCC |
MARLI TEREZINHA PEREIRA LAGO e ROSEMAR AYRES DOS SANTOS |
 |
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA FALA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: NECESSIDADE DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE |
Adriane Kis Schultz e Danusa de Lara Bonotto |
 |
A FUNÇÃO SOCIAL DAS UNIVERSIDADES: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO |
Marta Machado Moraes, Simone Martinez Cattelan, Neusa Maria John Scheid, Denilson Rodrigues da Silva e Rosangela Ferreira Prestes |
 |
A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA |
MAYCON HRYNIEWICZ DE ALMEIDA, PATRICIA FERNANDA DA SILVA, MARIZETE RIGHI CECHIN e JOÃO PAULO AIRES |
 |
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA BNCC E EM UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
ANGÉLICA MARIA DE GASPERI e Rúbia Emmel |
 |
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DE MATEMÁTICA: UM ENSAIO-TEÓRICO |
Alexandre José Krul, Angélica Maria de Gasperi e Rúbia Emmel |
 |
A REALIDADE LOCAL COMO LÓCUS INVESTIGATIVO: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DE TEMAS AMBIENTAIS |
Daniel Ferreira Gomes, Diuliana Nadalon Pereira e Cristiane Muenchen |
 |
A REFLEXÃO FORMATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS |
Karim Francini Herlen, Camila Boszko e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA BREVE ANÁLISE EM PESQUISAS APRESENTADAS N0 CIECITEC |
Leticia Barbieri Martins e Rosemar Ayres dos Santos |
 |
ABORDAGEM E CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENFOQUE CTS EM LIVROs DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO |
SABRINA HOFFMANN e Rosemar Ayres dos Santos |
 |
ABORDAGEM SOBRE DROGAS PSICOTRÓPICAS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS DA ENFERMAGEM (2014-2024) |
Victor Mikael Anderson, Mirian dos Reis Eichoff e Cleiton Edmundo Baumgratz |
 |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
ADRIANA ANTUNES, NEUSA MARIA JOHN SCHEID e ROSÂNGELA FERREIRA PRESTES |
 |
ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
Renata Caroline Dias Machado, Joana Tatiele de Carvalho, Paula Franciele Kuhn Klock, Erica do Espirito Santo Hermel e Paula Vanessa Bervian |
 |
ANÁLISE DA MANIFESTAÇÃO DO SABER NO FAZER PARA O ENSINO NA EPT: UM ESTUDO DE CASO COM UMA PROFISSIONAL BARBEIRA |
héber araújo bezerra, Nicole Pacheco Barbieri, Crislaine Gruber, Olivier Allain, Márcia Dilma Felício Scolari e Roberta Pasqualli |
 |
ANÁLISE DAS DIMENSÕES DO TRABALHO DE UMA BARBEIRA: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE EPT |
Nicole Pacheco Barbieri, Héber Araújo Bezerra, Crislaine Gruber, Olivier Allain, Márcia Dilma Felício Scolari e Roberta Pasqualli |
 |
ANÁLISE DE JOGOS DIDÁTICOS PARA DESTACAR A REPRESENTATIVIDADE DAS MULHERES NA CIÊNCIA |
Lisieh Corrêa Miranda e Eliane Gonçalves dos Santos |
 |
ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS |
Vanessa Cléia Palinski, Paula Vanessa Bervian e Rosangela Inês Matos Uhmann |
 |
As competências e habilidades da BNCC para a área de Ciências da Natureza no ensino médio e as Visões Consensuais da Natureza da Ciência |
Jean Carlos Nicolodi, Luis Duarte Vieira, Julia Nunes Pacheco e Cleci Teresinha Werner da Rosa |
 |
AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DO RECONHECIMENTO E OPORTUNIDADE NO MEIO CIENTÍFICO QUANTO AO GÊNERO |
Rúbia Emmel, Angélica Maria de Gasperi e Alexandre José Krul |
 |
CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DOS PACIENTES INTENSIVOS QUE FREQUENTAM O CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) II SEMEAR DE SANTO NGELO |
Mateus Gamarra Schwieder, Aline Pinto da Silva, Eduarda Janaina Bajerski, Keli Jaqueline Staudt, Bruna Guedes Neves, Julia de Mello Maicá, Natan Fontoura Saratt da Silva e Andressa Rodrigues Pagno |
 |
CARTOGRAFIA DA CRIAÇÃO DO DISPOSITIVO COMPLEXO DE APRENDIZAGEM CORPO HUMANO |
Juliana Teixeira Penha, Ângela Maria Hartmann e Márcio André Rodrigues Martins |
 |
CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UM PANORAMA DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS |
Elisa Regina Avrella e Erica do Espirito Santo Hermel |
 |
CLUBES DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO PARA DEMOCRACIA |
Julia Nunes Pacheco, Júlia Wentz dos Santos, Cleci Teresinha Werner da Rosa e Cristiano Roberto Buzatto |
 |
CONCEPÇÕES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Eloisa Heck, Giulia Della Giustina Hermes, Rúbia Emmel e Angélica Maria de Gasperi |
 |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA FUNDAMENTADA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E NA ESPIRAL DA APRENDIZAGEM CRIATIVA |
DANIEL TIAGO KRAEMER e Denilson Rodrigues da Silva |
 |
DISPOSITIVO COMPLEXO DE APRENDIZAGEM E AS POTENCIALIDADES PARA ARTICULAR CONCEITOS CIENTÍFICOS |
VANESSA TEIXEIRA BRESSA, Ângela Maria Hartmann e Márcio André Rodrigues Martins |
 |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS |
Dione Antunes e Rosangela Inês Matos Uhmann |
 |
ENSAIO TEÓRICO SOBRE A INSERÇÃO DA DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Inês Dahmer Stallbaum e Fabiane de Andrade Leite |
 |
ENSINO DE BOTÂNICA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR COM ALUNOS DO NOVO ENSINO MÉDIO. |
Caroline Bacil, Fabiola Martins Stavny, Guataçara dos Santos Junior e Danislei Bertoni |
 |
ESPAÇOS FORMATIVOS NA PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Joana de Moura Pasinatto, Grasiele Ruiz Silva, Julian Miranda da Costa, Tauana Pacheco Mesquita e Rafaele Rodrigues de Araujo |
 |
ESTRATÉGIAS INVESTIGATIVAS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Jiulia Carla Marin e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
ESTUDO COMPARATIVO SOBRE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS SUL-AMERICANOS CIÊNCIAS |
Daiane Kelly Müller, Letiane Lopes da Cruz, Victória Santos da Silva e Roque Ismael da Costa Güllich |
 |
ESTUDO DA TEMÁTICA SEXUALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS |
Milene Carolina Cabral Vieira e Rúbia Emmel |
 |
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E SUAS POTENCIALIDADES NA EDUCAÇÃO QUÍMICA |
Giordane Miguel Schnorr, Tamini Wyzykowski e Fabiane de Andrade Leite |
 |
EXPLORANDO A IA NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA MELHORAR A ESCRITA DOS ALUNOS |
Simone Martinez Cattelan, Denilson Rodrigues da Silva e Flávio Kieckow |
 |
EXPLORANDO IMPACTOS E TENDÊNCIAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO MÉTODO CTS/CTSA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Eloiza Gonçalves dos Santos, Emilly Kelen Palácios Mendes Nascimento e Daniele Alves Marinho |
 |
FACES DA METACOGNIÇÃO: base teórica, possibilidades didáticas e de formação de professores |
Camila Boszko e Cleci T. Werner da Rosa |
 |
FORMAÇÃO PERMANENTE DOCENTE À LUZ DO PENSAMENTO FREIREANO: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO V CIECITEC |
Laíza Sturza Loy e Caetano Castro Roso |
 |
Formação Continuada de Professores e Metodologias Ativas uma revisão na produção de teses no ensino de Ciências e Matemática |
Adriana Tenir Egéa de Oliveira e Marco Antônio Sandini Trentin |
 |
GAMIFICAÇÃO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: PANORAMA GLOBAL. |
CÁSSIA GÖTTEMS DARUY e FABIANA DINIZ KURTZ |
 |
INSERÇÃO PROFISSIONAL NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: REFLEXÕES SOBRE OS DOCENTES EGRESSOS DA UFFS CAMPUS CERRO LARGO/RS |
VANESSA DE SOUZA e Eliane Gonçalves dos Santos |
 |
INTERFACES DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: POSSIBILIDADES DE CONEXÃO NO ATO EDUCATIVO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) |
Carina de Moura Machado, Caroline Legramante Martins Pavanelo, Daniel Pulcherio Fensterseifer e Laísa Veroneze Bisol |
 |
INTERFACES DE PESQUISAS SOBRE CURRÍCULO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL |
Tamini Wyzykowski, Fabiane de Leite Andrade, Roque Ismael da Costa Güllich e Rosangela Inês Matos Uhmann |
 |
JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR |
Fabiane Carla Camargo Tonial, Salete Konzen e Luciane Spanhol Bordignon |
 |
JUNTOS CONTRA A DENGUE: CAPACITANDO PROFESSORES E PROMOVENDO A APRENDIZAGEM COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Mônica Franciele Lucca Bortolato, Rosângela Ferreira Prestes, . Rozelaine de Fátima Franzin e Flávio Kieckow |
 |
METODOLOGIAS ATIVAS E TIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UTILIZAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE. |
Lorena Vargas Soares Pepino e Luiz Fernando Mackedanz |
 |
MULHER CIENTISTA E A CIÊNCIA-TECNOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS |
Alessandra Nilles Konzen e Rosemar Ayres dos Santos |
 |
MULHERES NA CIÊNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE LICENCIATURAS EM QUÍMICA DO RIO GRANDE DO SUL |
Maria Clara Borges Coutinho, Sinara München e Viviane de Almeida Lima |
 |
MÍDIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS |
Elisangela Ferreira dos Santos e Rosangela Inês Matos Uhmann |
 |
O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA DO EDUCANDO A PARTIR DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM UMA PERSPECTIVA FREIRE-CTS |
Victória da Rosa Lopes Devantier e Caetano Castro Roso |
 |
O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA COM USO DE TDC POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS |
Jonathan Grützmann Fin e Judite Scherer Wenzel |
 |
O MOVIMENTO DA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO E O TRABALHO DOCENTE À LUZ DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA |
Tanise da Silva Moura e Danusa de Lara Bonotto |
 |
O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DOS ANAIS DO ENPEC |
Márcia Santos da Silva, Carlos Alberto Soares dos Santos Filho e Judite Scherer Wenzel |
 |
OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO NOVO ENSINO MÉDIO: UM PANORAMA DAS MULHERES CIENTISTAS |
SINARA MUNCHEN e JOSÉ VICENTE LIMA ROBAINA |
 |
PANORAMA SOBRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A DESIGUALDADE ENTRE OS PAÍSES: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO |
EMILLY KELEN PALÁCIOS MENDES NASCIMENTO, Eloiza Gonçalves dos Santos e Daniele Alves Marinho |
 |
PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS COLOMBIANOS |
Lenilson Rafael Bastos Cavalcante, Roque Ismael da Costa Güllich e Erica do Espírito Santo Hermel |
 |
PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
LUANA WENTZ, MATHEUS FANFA DA VEIGA e FABIANE DE ANDRADE LEITE |
 |
PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL |
NILDA CLAIR DE SOUZA BINN e Rubia Emmel |
 |
Pesquisas brasileiras sobre educação em saúde no contexto latino americano: um estudo de caso |
Lucas Lafaiete Leão de Lima e Eliane Gonçalves dos Santos |
 |
POTENCIALIDADE DE USO DOS MODELOS FÍSICOS TRIDIMENSIONAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO EM DESENHO TÉCNICO E SUA APLICAÇÃO NO PROCESSO DE PROJETAÇÃO NA ENGENHARIA. |
PATRICIA MARASCA FUCKS e MIQUEIAS DE CASTRO DA SILVA |
 |
PRODUTOS EDUCACIONAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALTERNATIVAS DE PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA |
NEDILZA SOUZA DA SILVA FERREIRA, DANIELA PEREIRA DE MORAIS e ELISA MAINARDI |
 |
PRÁTICAS DE MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE |
ROSI KELLY REGINA MARMITT e DANUSA DE LARA BONOTTO |
 |
PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO PRODUÇÃO ACADÊMICA |
Mateus Lorenzon, Cleci Teresinha Werner da Rosa e Luiz Marcelo Darroz |
 |
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA EVOLUÇÃO COM ENFOQUE NO LETRAMENTO CIENTÍFICO. |
MARIANA DURIGON, Cadidja Coutinho, Greice Scremin, Magda Medeiros Schu Silva e Thais Scotti do Canto-Dorow |
 |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS |
Julia de Oliveira Lange e Paula Vanessa Bervian |
 |
UM OLHAR PARA AS ESTRATÉGIAS PROMOTORAS DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS ANOS INICIAIS PRESENTES EM ANAIS DO CIECITEC |
Luana Zimpel de Quadra e Sandra Maria Wirzbicki |
 |
UM OLHAR SOBRE OS INSTRUMENTOS DE LINGUAGEM PARA ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: USOS E FINALIDADES |
Rosanara Bourscheid e Judite Scherer Wenzel |
 |
USO DE APLICATIVO PARA O CÁLCULO DE PROBABILIDADE EM GENÉTICA PARA O CRUZAMENTO DOS GAMETAS |
MARIA DORALICE DA SILVA e JULIANO TONEZER |
 |
USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: COM A PALAVRA O ESTUDANTE! |
Adriano Schons, Claudia Maria Christ e João Carlos Krause |
 |