VI Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica – CIECITEC

10 e 11 de outubro de 2024

Dia 10/10/2024 (Quinta-feira)

8h30min-9h – Abertura

9h-10h30min – Conferência de Abertura VI CIECITEC – Dr. Enrico Bocciolesi Universidade de Urbino – Itália

“Pedagogía y literacidad en la época de las IA”

La propuesta pedagógica aborda cuestiones educativas y formativas alrededor de la difusión del término literacidad en un marco de fragmentación social. La dimensión sistémica de las dinámicas de subalternidad asombran la percepción de significantes y significados por estas razones se convierte en algo imprescindible de conocer. Se presentarán cuestiones desafiantes y nuevos retos en la educación para la liberación.

10h30min-12h – Seção Plenária 1

12h-13:30 – Intervalo/Almoço

13h30min-15h30min – Seção Plenária 2

15h30min-16h – Intervalo/Coffee Break

16h-17h30min – Mesa Redonda 1: “Produtos Educacionais: Inovação e Impacto Social no processo de avaliação”. Dr. Nelson Luiz Reyes Marques (IFSUL), Dr. Italo Gabriel Neide (UNIVATES) e Dr. Welberth Santos Ferreira (UEMA).
Mediador: Dr. João Carlos Krause

19h30min-21h – Conferência 1: Dra. Sani de Carvalho Rutz da Silva
PPG Ensino de Ciências e Tecnologias – UTFPR – Brasil

Competências digitais de professores para o uso de tecnologias na perspectiva Inclusiva

Nesta palestra apresentar-se-á e discutir-se-á o “Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores–DigCompEdu”, organizado pela Comissão Europeia a fim de promover o desenvolvimento das competências digitais em educadores. O quadro, que partiu de uma série de discussões e deliberações, objetiva oferecer uma base comum, com uma linguagem lógica para se desenvolver, comparar e discutir distintos instrumentos para o desenvolvimento da competência digital dos educadores.

Dia 11/10/2024 (Sexta-feira)

8h30min-10h – Mesa Redonda 2: Desafios e Estratégias para a Inclusão: Experiências e Boas Práticas na Educação Básica. Me. Liciara Daiane Zwan – IFFar, Me. Adriana Tenir Egéa de Oliveira – Esc. Est. José Aparecido Ribeiro – Nova Mutum – MT, Mestranda Monica Franciele Lucca Bortolato – Esc. Est. Pedro II – Santo Ângelo – RS.
Mediador Dr. Luciano Andreatta Carvalho da Costa – UERGS

10h-10h30min – Intervalo/Cofee Break

10h30min-12h – Conferência 2: Dr. Miguel López Melero Universidade de Malaga – Espanha

Educación crítica y Equidad Educativa. El valor de la diferencia en uma escuela sin exclusiones.

La conferencia tiene como objetivo contextualizar históricamente el estado de la sociedad y la escuela pública. Se mencionan los momentos difíciles que se están viviendo en el mundo, desde la crisis climática hasta la pandemia de COVID-19. Se destaca la deshumanización del mundo, caracterizado por valores como la intolerancia, el individualismo y la competitividad. Esta deshumanización alimenta el avance del pensamiento ultraconservador, influenciado por un modelo educativo segregacionista. Se compara la crisis en la educación con la crisis climática, económica y democrática, destacando la importancia del amor y el respeto como elementos humanizadores. Se aboga por un cambio cultural que promueva una ciudadanía culta, solidaria y justa, basada en los Derechos Humanos y en una eco-pedagogía que restaure la humanidad perdida.

12h-13:30 – Intervalo/Almoço

13h30min-15h30min – Seção Plenária 3

15h30min-16h Intervalo/Cofee Break

16h-17h30min – Conferência de Encerramento: Dra. Maria Teresa Egler Mantoan Faculdade de Educação – UNICAMP – Brasil

“A escola que queremos para todos”.

Trataremos das condições pelas quais a escola se abre à diferença de cada aluno. Tais condições dizem respeito à concepção inclusiva dos processos de ensino e de aprendizagem. Focaremos também a Educação Especial nesse contexto e o papel do Atendimento Educacional Especializado, com vistas ao atendimento do público dessa modalidade de ensino.

17h30min-18h – Encerramento

MELHORES TRABALHOS

Titulo Autor Trabalho
COMPREENSÕES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA Jonas Both de Melo e Fabiane de Andrade Leite
ENSINO DE BOTÂNICA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR COM ALUNOS DO NOVO ENSINO MÉDIO. Caroline Bacil, Fabiola Martins Stavny, Guataçara dos Santos Junior e Danislei Bertoni
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA EVOLUÇÃO COM ENFOQUE NO LETRAMENTO CIENTÍFICO. Mariana Durigon, Cadidja Coutinho, Greice Scremin, Magda Medeiros Schu Silva e Thais Scotti do Canto-Dorow
A ABORDAGEM DO FENÔMENO DA CHUVA ÁCIDA POR MEIO DO PROCESSO DE MODELAGEM NAS CIÊNCIAS Daniéli Vitória Goetz Pauli e Danusa de Lara Bonotto
PANORAMA SOBRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A DESIGUALDADE ENTRE OS PAÍSES: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO Emilly Kelen Palácios Mendes Nascimento, Eloiza Gonçalves dos Santos e Daniele Alves Marinho
EXPLORANDO IMPACTOS E TENDÊNCIAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO MÉTODO CTS/CTSA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Eloiza Gonçalves dos Santos, Emilly Kelen Palácios Mendes Nascimento e Daniele Alves Marinho
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DAS APLICAÇÕES E PERSPECTIVAS Neumar Regiane Machado Albertoni, Renato Marcondes, Sani Carvalho Rutz da Silva e Albino Szesz Junior
A REALIDADE LOCAL COMO LÓCUS INVESTIGATIVO: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DE TEMAS AMBIENTAIS Daniel Ferreira Gomes, Diuliana Nadalon Pereira e Cristiane Muenchen
A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO BRASIL Adriane Lizbehd Halmann
O ENSINO DE CIÊNCIAS E O USO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO NOS ANAIS DO ENPEC Mariele Lunardi Schmechel e Fabiane de Andrade Leite
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E LÍNGUA PORTUGUESA: ESPECIFICIDADES DO GÊNERO E ASPECTOS TEÓRICOS Thaís Paz Callegaro e Judite Scherer Wenzel

 

Comunicação Oral

 

 
Titulo Autor PDF
A CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO NO TEXTO DE REFERÊNCIA DO PROGRAMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL ELIANE INÊS WOLF e Danusa de Lara Bonotto
A CONSTRUÇÃO DE JOGOS COMO UM DISPOSITIVO COMPLEXO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA  Andreza Freitas Santos, Ângela Maria Hartmann e Márcio André Rodrigues Martins
A CRIANÇA E SEU CORPO SOB O OLHAR DAS CIÊNCIAS NATURAIS:  Uma análise a partir dos RCNEIs, das DCNEIs e da BNCC MARLI TEREZINHA PEREIRA LAGO e ROSEMAR AYRES DOS SANTOS
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA FALA DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS: NECESSIDADE DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE  Adriane Kis Schultz e Danusa de Lara Bonotto
A FUNÇÃO SOCIAL DAS UNIVERSIDADES:  ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Marta Machado Moraes, Simone Martinez Cattelan, Neusa Maria John Scheid, Denilson Rodrigues da Silva e Rosangela Ferreira Prestes
A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA MAYCON HRYNIEWICZ DE ALMEIDA, PATRICIA FERNANDA DA SILVA, MARIZETE RIGHI CECHIN e JOÃO PAULO AIRES
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA BNCC E EM UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANGÉLICA MARIA DE GASPERI e Rúbia Emmel
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DE MATEMÁTICA: UM ENSAIO-TEÓRICO Alexandre José Krul, Angélica Maria de Gasperi e Rúbia Emmel
A REALIDADE LOCAL COMO LÓCUS INVESTIGATIVO: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS A PARTIR DE TEMAS AMBIENTAIS Daniel Ferreira Gomes, Diuliana Nadalon Pereira e Cristiane Muenchen
A REFLEXÃO FORMATIVA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS Karim Francini Herlen, Camila Boszko e Roque Ismael da Costa Güllich
A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA BREVE ANÁLISE EM PESQUISAS APRESENTADAS N0 CIECITEC Leticia Barbieri Martins e Rosemar Ayres dos Santos
ABORDAGEM E CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENFOQUE CTS EM LIVROs DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO SABRINA HOFFMANN e Rosemar Ayres dos Santos
ABORDAGEM SOBRE DROGAS PSICOTRÓPICAS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS DA ENFERMAGEM (2014-2024) Victor Mikael Anderson, Mirian dos Reis Eichoff e Cleiton Edmundo Baumgratz
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA ADRIANA ANTUNES, NEUSA MARIA JOHN SCHEID e ROSÂNGELA FERREIRA PRESTES
ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Renata Caroline Dias Machado, Joana Tatiele de Carvalho,  Paula Franciele Kuhn Klock, Erica do Espirito Santo Hermel e Paula Vanessa Bervian
ANÁLISE DA MANIFESTAÇÃO DO SABER NO FAZER PARA O ENSINO NA EPT: UM ESTUDO DE CASO COM UMA PROFISSIONAL BARBEIRA héber araújo bezerra, Nicole Pacheco Barbieri, Crislaine Gruber, Olivier Allain, Márcia Dilma Felício Scolari e Roberta Pasqualli
ANÁLISE DAS DIMENSÕES DO TRABALHO DE UMA BARBEIRA: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE EPT Nicole Pacheco Barbieri, Héber Araújo Bezerra, Crislaine Gruber, Olivier Allain, Márcia Dilma Felício Scolari e Roberta Pasqualli
ANÁLISE DE JOGOS DIDÁTICOS PARA DESTACAR A REPRESENTATIVIDADE DAS MULHERES NA CIÊNCIA Lisieh Corrêa Miranda e Eliane Gonçalves dos Santos
ARTICULAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Vanessa Cléia Palinski, Paula Vanessa Bervian e Rosangela Inês Matos Uhmann
As competências e habilidades da BNCC para a área de Ciências da Natureza no ensino médio e as Visões Consensuais da Natureza da Ciência Jean Carlos Nicolodi, Luis Duarte Vieira, Julia Nunes Pacheco e Cleci Teresinha Werner da Rosa
AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DO RECONHECIMENTO E OPORTUNIDADE NO MEIO CIENTÍFICO QUANTO AO GÊNERO Rúbia Emmel, Angélica Maria de Gasperi e Alexandre José Krul
CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DOS PACIENTES INTENSIVOS QUE FREQUENTAM O CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) II SEMEAR DE SANTO  NGELO Mateus Gamarra Schwieder, Aline Pinto da Silva, Eduarda Janaina Bajerski,  Keli Jaqueline Staudt,  Bruna Guedes Neves,  Julia de Mello Maicá, Natan Fontoura Saratt da Silva e Andressa Rodrigues Pagno
CARTOGRAFIA DA CRIAÇÃO DO DISPOSITIVO COMPLEXO DE APRENDIZAGEM CORPO HUMANO Juliana Teixeira Penha, Ângela Maria Hartmann e Márcio André Rodrigues Martins 
CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL,  UM PANORAMA DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS Elisa Regina Avrella e Erica do Espirito Santo Hermel
CLUBES DE CIÊNCIAS COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO PARA DEMOCRACIA Julia Nunes Pacheco, Júlia Wentz dos Santos, Cleci Teresinha Werner da Rosa e Cristiano Roberto Buzatto
CONCEPÇÕES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL Eloisa Heck, Giulia Della Giustina Hermes, Rúbia Emmel e Angélica Maria de Gasperi
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA FUNDAMENTADA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E NA ESPIRAL DA APRENDIZAGEM CRIATIVA DANIEL TIAGO KRAEMER e Denilson Rodrigues da Silva
DISPOSITIVO COMPLEXO DE APRENDIZAGEM E AS POTENCIALIDADES PARA ARTICULAR CONCEITOS CIENTÍFICOS VANESSA TEIXEIRA BRESSA, Ângela Maria Hartmann e Márcio André Rodrigues Martins
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS Dione Antunes e Rosangela Inês Matos Uhmann
ENSAIO TEÓRICO SOBRE A INSERÇÃO DA DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA  Inês Dahmer Stallbaum e Fabiane de Andrade Leite
ENSINO DE BOTÂNICA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR COM ALUNOS DO NOVO ENSINO MÉDIO. Caroline Bacil, Fabiola Martins Stavny, Guataçara dos Santos Junior e Danislei Bertoni
ESPAÇOS FORMATIVOS NA PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL Joana de Moura Pasinatto, Grasiele Ruiz Silva, Julian Miranda da Costa, Tauana Pacheco Mesquita e Rafaele Rodrigues de Araujo
ESTRATÉGIAS INVESTIGATIVAS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Jiulia Carla Marin e Roque Ismael da Costa Güllich
ESTUDO COMPARATIVO SOBRE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS SUL-AMERICANOS CIÊNCIAS Daiane Kelly Müller, Letiane Lopes da Cruz, Victória Santos da Silva e Roque Ismael da Costa Güllich
ESTUDO DA TEMÁTICA SEXUALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS Milene Carolina Cabral Vieira  e Rúbia Emmel  
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E SUAS POTENCIALIDADES NA EDUCAÇÃO QUÍMICA Giordane Miguel Schnorr, Tamini Wyzykowski e Fabiane de Andrade Leite
EXPLORANDO A IA NA EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA MELHORAR A ESCRITA DOS ALUNOS Simone Martinez Cattelan, Denilson Rodrigues da Silva e Flávio Kieckow
EXPLORANDO IMPACTOS E TENDÊNCIAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO MÉTODO CTS/CTSA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Eloiza Gonçalves dos Santos, Emilly Kelen Palácios Mendes Nascimento e Daniele Alves Marinho
FACES DA METACOGNIÇÃO: base teórica, possibilidades didáticas e de formação de professores Camila Boszko e Cleci T. Werner da Rosa
FORMAÇÃO PERMANENTE DOCENTE À LUZ DO PENSAMENTO FREIREANO: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO V CIECITEC Laíza Sturza Loy e Caetano Castro Roso
Formação Continuada de Professores e Metodologias Ativas uma revisão na produção de teses no ensino de Ciências e Matemática Adriana Tenir Egéa de Oliveira e Marco Antônio Sandini Trentin
GAMIFICAÇÃO E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: PANORAMA GLOBAL. CÁSSIA GÖTTEMS DARUY e FABIANA DINIZ KURTZ
INSERÇÃO PROFISSIONAL NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: REFLEXÕES SOBRE OS DOCENTES EGRESSOS DA UFFS CAMPUS CERRO LARGO/RS VANESSA DE SOUZA e Eliane Gonçalves dos Santos
INTERFACES DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: POSSIBILIDADES DE CONEXÃO NO ATO EDUCATIVO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) Carina de Moura Machado, Caroline Legramante Martins Pavanelo, Daniel Pulcherio Fensterseifer e Laísa Veroneze Bisol
INTERFACES DE PESQUISAS SOBRE CURRÍCULO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL Tamini Wyzykowski, Fabiane de Leite Andrade, Roque Ismael da Costa Güllich e Rosangela Inês Matos Uhmann
JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR Fabiane Carla Camargo Tonial, Salete Konzen e Luciane Spanhol Bordignon
JUNTOS CONTRA A DENGUE: CAPACITANDO PROFESSORES E PROMOVENDO A APRENDIZAGEM COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA Mônica Franciele Lucca Bortolato, Rosângela Ferreira Prestes, . Rozelaine de Fátima Franzin e Flávio Kieckow
METODOLOGIAS ATIVAS E TIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UTILIZAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE. Lorena Vargas Soares Pepino e Luiz Fernando Mackedanz
MULHER CIENTISTA E A CIÊNCIA-TECNOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS  Alessandra Nilles Konzen e Rosemar Ayres dos Santos
MULHERES NA CIÊNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE LICENCIATURAS EM QUÍMICA DO RIO GRANDE DO SUL Maria Clara Borges Coutinho, Sinara München e Viviane de Almeida Lima
MÍDIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS Elisangela Ferreira dos Santos e Rosangela Inês Matos Uhmann
O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA DO EDUCANDO A PARTIR DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM UMA PERSPECTIVA FREIRE-CTS Victória da Rosa Lopes Devantier e Caetano Castro Roso
O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA COM USO DE TDC POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS Jonathan Grützmann Fin e Judite Scherer Wenzel
O MOVIMENTO DA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO E O TRABALHO DOCENTE À LUZ DA INCLUSÃO DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Tanise da Silva Moura e Danusa de Lara Bonotto
O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DOS ANAIS DO ENPEC Márcia Santos da Silva, Carlos Alberto Soares dos Santos Filho e Judite Scherer Wenzel
OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO NOVO ENSINO MÉDIO: UM PANORAMA DAS MULHERES CIENTISTAS SINARA MUNCHEN e JOSÉ VICENTE LIMA ROBAINA
PANORAMA SOBRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A DESIGUALDADE ENTRE OS PAÍSES: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO EMILLY KELEN PALÁCIOS MENDES NASCIMENTO, Eloiza Gonçalves dos Santos e  Daniele  Alves Marinho
PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE  DE MATERIAIS DIDÁTICOS COLOMBIANOS Lenilson Rafael Bastos Cavalcante, Roque Ismael da Costa Güllich e Erica do Espírito Santo Hermel
PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA INFÂNCIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA LUANA WENTZ, MATHEUS FANFA DA VEIGA e FABIANE DE ANDRADE LEITE
PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL NILDA CLAIR DE SOUZA BINN e Rubia Emmel
Pesquisas brasileiras sobre educação em saúde no contexto latino americano: um estudo de caso Lucas Lafaiete Leão de Lima e Eliane Gonçalves dos Santos
POTENCIALIDADE DE USO DOS MODELOS FÍSICOS TRIDIMENSIONAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO EM DESENHO TÉCNICO E SUA APLICAÇÃO NO PROCESSO DE PROJETAÇÃO NA ENGENHARIA. PATRICIA MARASCA FUCKS e MIQUEIAS DE CASTRO DA SILVA
PRODUTOS EDUCACIONAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: ALTERNATIVAS DE PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA NEDILZA SOUZA DA SILVA FERREIRA, DANIELA PEREIRA DE MORAIS e ELISA MAINARDI
PRÁTICAS DE MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE ROSI KELLY REGINA MARMITT e DANUSA DE LARA BONOTTO
PRÁTICAS INVESTIGATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO PRODUÇÃO ACADÊMICA  Mateus Lorenzon, Cleci Teresinha Werner da Rosa e Luiz Marcelo Darroz
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA EVOLUÇÃO COM ENFOQUE NO LETRAMENTO CIENTÍFICO. MARIANA DURIGON, Cadidja Coutinho, Greice Scremin, Magda Medeiros Schu Silva e Thais Scotti do Canto-Dorow
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS Julia de Oliveira Lange e Paula Vanessa Bervian
UM OLHAR PARA AS ESTRATÉGIAS PROMOTORAS DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS ANOS INICIAIS PRESENTES EM ANAIS DO CIECITEC  Luana Zimpel de Quadra e Sandra Maria Wirzbicki
UM OLHAR SOBRE OS INSTRUMENTOS DE LINGUAGEM PARA ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: USOS E FINALIDADES  Rosanara Bourscheid e Judite Scherer Wenzel
USO DE APLICATIVO PARA O CÁLCULO DE PROBABILIDADE EM GENÉTICA PARA O CRUZAMENTO DOS GAMETAS MARIA DORALICE DA SILVA  e JULIANO TONEZER
USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: COM A PALAVRA O ESTUDANTE! Adriano Schons, Claudia Maria Christ e João Carlos Krause

  • ADRIANO SCHONS
  • ALIOHA FERNANDA CAETANO ZANDONA
  • ANGELA ROSA VENZKE FENNER
  • CLAUDIA MARIA CHRIST
  • CLAUDIA RIGOLI SCHNEIDER
  • CLECI WERNER DA ROSA
  • DANIEL TIAGO KRAEMER
  • DENILSON RODRIGUES DA SILVA
  • DIANA PARGA
  • FLÁVIO KIECKOW
  • FRANCISCO CARLOS PINTO RODRIGUES
  • ITALO GABRIEL NEIDE
  • JOÃO CARLOS KRAUSE
  • JOSIVÂNIA MARISA DANTAS
  • LEONARDO DALLA PORTA
  • LUCIANA VENQUIARUTO
  • LUCIANO ANDREATTA CARVALHO DA COSTA
  • MARCELO PAULO STRACKE
  • MARCIA MARIA LUCCHESE
  • MARCO ANTÔNIO SANDINI TRENTIN
  • MARIA CRISTINA PANSERA DE ARAÚJO
  • MONICA FRANCIELE LUCCA BORTOLATO
  • NELSON LUIZ REYES MARQUES
  • NEUSA MARIA JOHN SCHEID
  • NOEMI BOER
  • ODILON GIOVANNINI JUNIOR
  • PAOLA LIANDRA SCHILDT GRASEL
  • ROSANE TERESINHA FONTANA
  • ROSANGELA FERREIRA PRESTES
  • ROQUE ISMAEL DA COSTA GÜLLICH
  • ROZELAINE DE FÁTIMA FRANZIN
  • WELBERTH SANTOS FERREIRA
  • WILLIAN JULIANO DUTRA

 

  • ADRIANO SCHONS
  • ALBINO OLIVEIRA NUNES
  • ALINE LOCATELLI
  • ALIOHA FERNANDA CAETANO ZANDONA
  • BRAULIO ADRIANO DE MELLO
  • BRISEIDY MARCHESAN SOARES
  • CARLOS RUBÉN BRAZZOLA
  • CLAUDIA MARIA CHRIST
  • CLAUDIA RIGOLI SCHNEIDER
  • CLECI WERNER DA ROSA
  • DANUSA DE LARA BONOTO
  • DAVID DE JESUS ACOSTA MEZA
  • DENILSON RODRIGUES DA SILVA
  • DENISE GODOI RIBEIRO SANCHES
  • DIANA PARGA
  • ELENICE RIBEIRO DE SOUSA
  • ELIANE GONÇALVES DOS SANTOS
  • EVA TERESINHA DE OLIVEIRA BOFF
  • FABIANE DE ANDRADE LEITE
  • FABRÍCIA DAMANDO SANTOS
  • FERNANDA DE JESUS COSTA
  • FERNANDO CESAR FERREIRA
  • FLÁVIO KIECKOW
  • FRANCISCO CARLOS PINTO RODRIGUES
  • FRANCISCO REGIS VIEIRA ALVES
  • FREDY RAMÓN GARAY GARAY
  • GABRIELA DOS SANTOS BARBOSA
  • HEDI MARIA LUFT
  • ISABEL GARZÓN BARRAGÁN
  • ITALO GABRIEL NEIDE
  • JAIRO ROBLES PIÑEROS
  • JEANE CRISTINA GOMES ROTTA
  • JOSÉ ARTHUR MARTINS
  • JOSÉ CLAUDIO DEL PINO
  • JOSIVÂNIA MARISA DANTAS
  • JUDITE SCHERER WENZEL
  • JULIANO TONEZER DA SILVA
  • LEANDRO DUSO
  • LENIR BASSO ZANON
  • LENIRA MARIA NUNES SEPEL
  • LEONARDO DALLA PORTA
  • LEONARDO PEREZ MARTINEZ PEREZ
  • LUCIANA VENQUIARUTO
  • LUCIANO ANDREATTA CARVALHO DA COSTA
  • MAIRTON CAVALCANTE ROMEU
  • MARCELO PAULO STRACKE
  • MARCIA MARIA LUCCHESE
  • MARCO ANTÔNIO SANDINI TRENTIN
  • MARCUS EDUARDO MACIEL RIBEIRO
  • MARIA CECÍLIA PEREIRA SANTAROSA
  • MARIA CRISTINA FERREIRA DOS SANTOS
  • MARIA CRISTINA PANSERA DE ARAÚJO
  • MARIA DE NAZARE KLAUTAU GUIMARAES
  • MARIA JOSÉ SOUZA PINHO
  • MARIA JOSEFA RASSETTO
  • MARIA RITA AVANZI
  • MARIANA APARECIDA BOLOGNA SOARES DE ANDRADE
  • MARIO ORLANDO OLIVEIRA
  • MONICA FRANCIELE LUCCA BORTOLATO
  • NELSON LUIZ REYES MARQUES
  • NEUSA MARIA JOHN SCHEID
  • NEUSETE MACHADO RIGO
  • NILCE FÁTIMA SCHEFFER
  • NOEMI BOER
  • ODILON GIOVANNINI JUNIOR
  • OLGA LUCIA CASTIBLANCO ABRIL
  • PAOLA LIANDRA SCHILDT GRASEL
  • REGINALDO TEIXEIRA MENDONÇA
  • ROMUALDO SANTOS SILVA JUNIOR
  • ROQUE ISMAEL DA COSTA GÜLLICH
  • ROSANE TERESINHA FONTANA
  • ROSANGELA FERREIRA PRESTES
  • ROSANGELA INÊS MATOS UHMANN
  • ROSEMAR AYRES DOS SANTOS
  • ROZELAINE DE FÁTIMA FRANZIN
  • RUBIA EMMEL
  • SANDRA MARIA CEZAR LEAL
  • SANDRA MARIA WIRZBICKI
  • SANDRO ROGÉRIO VARGAS USTRA
  • SÉRGIO CAMARGO
  • SILVIA SIDNÉIA DA SILVA
  • SINARA MÜNCHEN
  • SITA MARA LOPES SANT’ ANNA
  • TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER
  • WAGNER MENDES DA SILVA
  • WELBERTH SANTOS FERREIRA
  • WILLIAN JULIANO DUTRA
  • XIMENA VILDÓSOLA TIBAUD

 

 


Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico

    

    

Rua Universidade das Missões,464 - CEP: 98.802-470
Santo Ângelo-RS – Fone: (55) 3313-7900
Copyright © 2024 - NTI-URI-Santo Ângelo