INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DAS APLICAÇÕES E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1982Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Educação Inclusiva, Tecnologias DigitaisResumo
Este estudo apresenta um panorama recente de artigos que discutem o uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência. A pesquisa é qualitativa no formato de Mapeamento Sistemático (MS) e traz como questão norteadora: o que dizem as pesquisas sobre o uso de IA na Educação Especial? O cenário da pesquisa foi constituído pelos artigos disponibilizados no campo de buscas dos periódicos Capes no período de 2020 a 2024. Foram identificados cinco trabalhos os quais foram organizados em quatro categorias relacionadas ao uso de IA na Educação Especial. Como resultado, destaca-se a importância de utilizar as Tecnologias Digitais (TD) para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência. Além disso, o MS revelou a necessidade de futuras pesquisas sobre o uso da IA no campo da Educação Inclusiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Neumar Regiane Machado Albertoni, Renato Marcondes, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Albino Szesz Junior
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.