ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.963Palavras-chave:
Covid-19, Desenvolvimento Profissional Docente, Modalidades de EnsinoResumo
O pós-pandemia representa um período de notável reconfiguração nos paradigmas de ensino e aprendizagem. Recentemente, observou-se uma série de transformações educacionais: inicialmente, a transição do Ensino Tradicional para o Remoto, seguida pela adoção do Ensino Híbrido e o subsequente retorno ao formato presencial. No contexto dessas complexidades, os educadores deparam-se com novos desafios. Assim, esse estudo objetivou investigar as percepções docentes acerca das modalidades de ensino e pandemia, à luz da retomada das atividades presenciais e do surgimento de variantes do vírus SARS-CoV-2. Os dados foram obtidos por meio de um questionário. Grande parte dos docentes demonstrou familiaridade sobre o Ensino Híbrido, entretanto, ocorrem confusões com o Ensino Remoto e o Ensino a Distância. Evidenciou-se que os docentes tiveram receio diante do retorno ao ensino presencial, principalmente pela permanência do medo da contaminação pelo vírus. Os participantes ressaltaram a necessidade de apoio com questões relacionadas à pandemia e com os desafios no pós-pandemia. Os dados mostraram que o cenário educacional vigente proporciona uma reflexão acerca dos processos de ensino e aprendizagem, possivelmente representando um gérmen de cristalização conducente à concretização de transformações substanciais na estrutura escolar preconcebida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Aline da Silva Goulart, Kellen Mariane Athaide Rocha, Fernanda Fetterman, Andreia Caroline Fernandes Salgueiro, Vanderlei Folmer
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.