Open Menu
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Início
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Notícias
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 13 n. 3 (2023)
v. 13 n. 3 (2023)
Publicado:
2023-12-22
Editorial
EDITORIAL
ARTIGOS, RELATOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS: CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA A EDUCAÇÃO
João Carlos Krause
01-10
PDF
Artigos Científicos
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Herickson Akihito Sudo Lutif, Tiago de Oliveira, Maraisa Gonçalves
11-29
PDF
A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS CRÍTICOS
Paula Trajano de Araújo Alves, Solonildo Almeida da Silva, Sandro César Silveira Jucá
30-41
PDF
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE: INTERFACE PARA A QUALIDADE DE VIDA DO ALUNO ADOLESCENTE.
Fernanda Cristina Foss De Zorzi, Jaqueline Copetti
42-58
PDF
EFEITOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE ONDAS SONORAS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO
Tamires Sandes dos Santos, José Uibson
59-77
PDF
A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL
Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Victor Hugo Fernandes Bonamigo
78-91
PDF
LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA
UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Paula Iriane Sousa Teixeira, Juscileide Braga de Castro, Milena Vasconcelos Gomes
92-111
PDF
PRODUÇÃO E USO DE E-BOOK INTERATIVO NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA O RECONHECIMENTO DA QUÍMICA NO ÂMBITO PROFISSIONAL.
Graziele de Carvalho Borges, Giseli Capaci Rodrigues
112-126
PDF
ANÁLISE DE ELEMENTOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM ALMANAQUES DA TURMA DA MÔNICA
Ingrid Derossi, Hellen Freitas Franco
127-143
PDF
PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA
João Ladislau Barbará Lopes, Sônia Regina Fonseca Pereira
144-162
PDF
O POTENCIAL PEDAGÓGICO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Alessandra Regina Reichert, Letiane Lopes Da Cruz, Roque Ismael da Costa Güllich
163-182
PDF
UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA
Luciano Pavnoski, Thaís Rafaela Hilger, Neila Tonin Agranionih, Silvia Zamberlan Costa Beber
183-197
PDF
A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL)
Simone Moreira Pereira, Katiuscia dos Santos de Souza
198-214
PDF
UM PANORAMA DE DUAS DÉCADAS DE PESQUISAS NAS QUAIS SCIENTIFIC LITERACY É UMA NOÇÃO CENTRAL.
Rodrigo Bastos Cunha
215-230
PDF
O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS?
Graciele Rosa de Souza, Rosangela Vieira de Souza
231-245
PDF
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A LÍNGUA PORTUGUESA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
Ícaro Kürten Gelosa, Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher
266-283
PDF
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE ENGENHARIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS.
Thomas Leonardo Marques de Castro Leal, Vanessa Nascimento Silva
284-300
PDF
A ALQUIMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO
UMA ANÁLISE À LUZ DA HISTORIOGRAFIA
Washington Lombarde, Neide Maria Michellan Kiouranis
301-329
PDF
COMÉRCIO DE ESPÉCIES ORNAMENTAIS NA REGIÃO AMAZÔNICA
UM ESTUDO DE CASO EM BELÉM - PA
Felipe Antônio da Silva Júnior, Rafael Anaisce
344-352
PDF
ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA
Aline da Silva Goulart, Kellen Mariane Athaide Rocha, Fernanda Fetterman, Andreia Caroline Fernandes Salgueiro, Vanderlei Folmer
339-357
PDF
DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO PARA O PÚBLICO INFANTOJUVENIL POR MEIO DO SITE ANIMAIS EM CIÊNCIA.
Natalia Lopes de Carvalho, Etinete Nascimento Gonçalves, Mariana Conceição Souza
358-370
PDF
DIVULGAÇÃO E FORMAÇÃO CIENTÍFICA NAS REDES SOCIAIS
NARRATIVAS DIGITAIS E COLABORAÇÃO NOS CANAIS DO SCIENCE VLOGS BRASIL
Ana Beatriz Gomes Carvalho, Sthenio, Thelma Panerai Alves
246-265
PDF
INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Ariely Aparecida Caruzo, Michele Regiane Dias Veronez
371-386
PDF
INDUTÂNCIA MÚTUA ENTRE SOLENÓIDES CONCÊNTRICOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MODELOS
José Wagner Cavalcanti Silva, José David de Araújo, José Ronaldo Souza Nunes, Agda Maria Castro Marques
387-400
PDF
PERFIL DAS PESQUISAS NA LINHA TEMÁTICA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM QUATRO EVENTOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Rodrigo Bastos Cunha
401-414
PDF
RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Milena Vasconcelos Gomes, Paula Iriane Sousa Teixeira, Juscileide Braga de Castro
415-433
PDF
PROBLEMATIZAÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Regina Célia Barbosa de Oliveira, Aidlsne Sabrina Berto Ramos, Agilson Nascimento De Souza
434-452
PDF
Relato de Experiência
ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE FÍSICA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE ACÚSTICA
Néryla, Evellyn, Edson, Renan
453-465
PDF
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19
Pedro Gaspechoski, Tiago Venturi
466-481
PDF
INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Tamara Guimarães Silva, Grégory Alves Dionor, Liziane Martins
482-490
PDF
Produto Educacional
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA
Wanessa Santos Santana, Mirian do Amaral Jonis Silva, Leandro da Silva Barcellos
491-509
PDF
Edição Atual
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave