https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/issue/feedEnsino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC 2025-12-15T13:27:19+00:00João Carlos Krauseencitec2011@gmail.comOpen Journal Systems<p>O periódico Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC é uma publicação quadrimestral (a partir de 2019) do Programa de Pós-Graduação <em>Stricto Sensu</em> em Ensino Científico e Tecnológico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo – RS, classificada no estrato <strong>A4</strong> no Qualis CAPES.</p> <p> </p>https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1579A CULTURA MAKER E O ENSINO DE CIÊNCIAS2025-08-05T12:25:30+00:00Luiz Paulo Fernandes Limaluizpfl@gmail.comFrancisco Levi Pereira Bragaprofessorlevibraga@proton.meJosé Ricardo Barros de Limadelimajrb@gmail.comDaniel Brandão Menezes brandaomenezes@hotmail.comFrancisco Herbert Lima Vasconcelosherbert@virtual.ufc.br<p>A aprendizagem ativa, em que os estudantes assumem papel protagonista, tem sido cada vez mais adotada na educação básica. Nesse contexto, a fabricação digital dentro da cultura maker surge como uma nova ferramenta pedagógica, permitindo desde modelagem computacional até a criação de produtos educacionais. Este estudo objetivou investigar o impacto da cultura maker e da fabricação digital no engajamento e na aprendizagem de futuros professores de Biologia, por meio de uma formação com alunos do terceiro semestre da UFC. A atividade incluiu a apresentação da cultura maker, modelagem 2D/3D e a proposta de projetos aplicáveis em um FabLab. Observou-se grande interesse dos participantes, demonstrado no uso dos materiais produzidos, nas respostas a questionários e na elaboração de propostas futuras. Os resultados indicam receptividade positiva e uma compreensão clara do potencial dessas tecnologias na educação, sugerindo que a fabricação digital pode fortalecer metodologias ativas, estimular a criatividade e facilitar a aprendizagem prática. Conclui-se que a integração de FabLabs e abordagens maker na formação docente pode contribuir significativamente para a inovação no ensino de ciências.</p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Luiz Paulo Fernandes Lima, Francisco Levi Pereira Braga, José Ricardo Barros de Lima, Daniel Brandão Menezes , Francisco Herbert Lima Vasconceloshttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1592A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EMBRIOLOGIA HUMANA EM AÇÕES INTERDISCIPLINARES2025-08-07T17:40:55+00:00Vinícius dos Santos Moraesvinicius_smoraes@hotmail.comKassya Lima Brumkassyabrum@hotmail.comLara Cardoso da Silvacardosolara@id.uff.brRomulo Ramon do Nascimento Marianoromulo.kristy@gmail.com Luana de Almeida Pereira Baltarluanap@id.uff.br<p>A embriologia corresponde aos estudos morfológicos e celulares relacionados com o surgimento de uma nova vida. Por discutir fenômenos complexos, são observadas dificuldades de aprendizagem e desinteresse por parte da comunidade escolar sobre o assunto. A fim de desmistificar esse conteúdo e de propor novas estratégias de ensino, o projeto Morfologia, Arte e Cotidiano (MAC) tem por objetivo discutir de forma científica, lúdica e dinâmica conceitos relacionados com anatomia, histologia e embriologia. Neste relato de caso serão apresentadas as atividades desenvolvidas no que tange os conteúdos de embriologia que foram apresentados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2023 em dois municípios do estado do Rio de Janeiro. Para tal foram construídos modelos em biscuit, uso de lâminas, fotomicrografias histológicas e banners. Apesar da boa recepção a estes instrumentos, foi notada a necessidade do desenvolvimento de materiais mais interativos, favorecendo a autonomia e confiança do público na compreensão do tema. Espera-se que esse relato possa despertar o interesse da comunidade acadêmica para a construção de novas metodologias para os debates sobre morfologia, assim como a necessidade de mais eventos de divulgação científica para comunidades de regiões mais interiorizadas.</p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Luana de Almeida-Pereira, Kassya Lima Brum, Lara Cardoso da Silva, Romulo Ramon do Nascimento Mariano, Vinícius dos Santos Moraeshttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2203DESMISTIFICANDO A EDUCAÇÃO SEXUAL2025-06-19T22:12:12+00:00Rita de Cássia Oliveira da Silvard8192315@gmail.comMaria Danielle Araújo Motadanielle.araujom@ufrpe.br<p>A disciplina de Biologia tem papel essencial na Educação Básica, contribuindo para a formação científica, social e cultural dos estudantes. Dentre os temas abordados, destaca-se a Educação Sexual, geralmente tratada de forma higienista e preventiva. Este relato de experiência busca relatar as possibilidades e desafios do ensino de Educação Sexual no contexto das aulas de Biologia, explorando seu potencial como ferramenta para a Alfabetização Biológica. A experiência ocorreu em uma Escola Estadual de Referência no Ensino Médio, na região metropolitana do Recife, no segundo semestre de 2024, com estudantes do terceiro ano. A atividade aconteceu em dois momentos: elaboração da “Caixa da Educação Sexual” e aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre métodos contraceptivos em quatro aulas de 50 minutos. A coleta de dados ocorreu por meio da observação e diário de formação durante a SD. Esta foi estruturada nos três momentos pedagógicos: problematização (introdução contextualizada),organização do conhecimento (aula expositiva dialogada sobre métodos contraceptivos) e aplicação (reflexões sobre o uso e implicações sociais). Os resultados foram organizados em duas etapas: planejamento e aplicação da sequência. Constatou-se que os estudantes desenvolveram postura crítica sobre sexualidade, integrando conhecimentos científicos ao contexto sociocultural, fortalecendo a Alfabetização Biológica e promovendo um ensino mais contextualizado.</p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Rita de Cássia Oliveira da Silva, Maria Danielle Araújo Motahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/799O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS RELACIONADOS À SÍNTESE E ANÁLISES QUÍMICAS DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO 2024-12-18T00:46:58+00:00Jane Raimundo Batistajanerraimundo@hotmail.comWagner da Silva Terrawterra@iff.edu.br<p>O Ensino de Química hoje no Brasil é abordado de maneira sistematizada e com grande ênfase na memorização dos conteúdos. Este cenário foi significativamente agravado devido a pandemia de Covid-19. Desse modo, é necessário a utilização de meios que instiguem o interesse de aprender dos estudantes, que estimulem sua criatividade e que possibilitem uma aprendizagem significativa. Dentro desse contexto, o presente trabalho científico pretendeu verificar o uso dos Mapas Conceituais como ferramenta avaliativa, a fim de verificar o conhecimento dos estudantes acerca do conteúdo trabalhado durante das aulas de “Tecnologias Regionais II”, do Curso Técnico em Química do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) <em>campus</em> Campos Centro. Os Mapas Conceituais foram preferencialmente confeccionados utilizando ao programa <em>Cmaptools</em> e avaliados em duas ocasiões: antes da exposição dos conteúdos propostos e após a ministração das aulas. Além disso, os alunos foram orientados a responder um Questionário de Opinião para coletar a da opinião dos discentes sobre a aplicação dessa pesquisa. As respostas do referido Questionário foram examinados qualitativamente levando em consideração a Análise de Conteúdo (AC). Após a coleta e análise de dados foi possível coletar indícios de uma aprendizagem mais significativa.</p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Jane Raimundo Batista, Wagner da Silva Terrahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2048CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL VOLTADO PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA2025-11-11T13:16:39+00:00Beatriz Pereira Alvespbia012@gmail.comÉrika Vanessa de Oliveira Silvaerikavoliveira89@gmail.comLizânia da Silva Melolizania_mello@hotmail.comThaís Fernanda Silva de Britothaisfernanda.sb@hotmail.comKerle Dayana Tavares de LucenaKerleDayana@gmail.com<p>A violência contra a mulher trata-se de uma das principais preocupações da saúde pública por sua alta prevalência e complexidade que acarreta danos psicológicos, físicos, morais, patrimoniais e sexuais para as vítimas. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo descrever o processo de construção e validação de um produto educacional em formato de crônica literária voltado para o enfrentamento da violência doméstica. Trata-se de um relato de experiência sobre a construção de um produto educacional em formato de crônica literária, utilizando o método CTM3, voltada para o enfrentamento da violência doméstica, desenvolvido no período compreendido entre janeiro e abril de 2024 e validado em maio do mesmo ano na IV Sessão de Produção Técnica Educacional do Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Brasil. A crônica se intitula “Eu devia ter percebido os sinais...” e foi positivamente avaliada por uma comissão formada por 03 (três) juízes avaliadores, mostrando que essa abordagem possui grande potencialidade de ensino em saúde, conscientizando as vítimas de violência doméstica e consequentemente atuando no enfrentamento desta. </p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Beatriz Pereira Alves, Érika Vanessa de Oliveira Silva, Lizânia da Silva Melo, Thaís Fernanda Silva de Brito, Kerle Dayana Tavares de Lucenahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1776RPG ELETRÔNICO “HELP” UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA2024-07-12T18:15:20+00:00Chelry Fernanda de Jesuschelry.jesus@ifg.edu.brAlexandre Martins Ferreira Buenorevista@gmail.comGeanderson Ribeiro dos Anjosrevista@gmail.com<p>Este trabalho apresenta um jogo de <em>Role Playing Game</em> (RPG) eletrônico com o objetivo de auxiliar o ensino do conceito de pilhas e suas aplicações para estudantes do ensino médio. O jogo foi utilizado como uma proposta pedagógica durante as aulas de eletroquímica em uma turma do segundo ano do curso técnico integrado em química do IFG. Para o desenvolvimento do jogo, utilizou-se a ferramenta <em>RPG MAKER MV</em>. A natureza dessa pesquisa é qualitativa. Para a coleta de dados, empregou-se um questionário e, a partir da análise dos resultados, realizou-se a categorização. Durante a aplicação, foram avaliados os aspectos estéticos, a jogabilidade e as contribuições no processo de aprendizagem. Os resultados indicaram boa aceitação por parte dos estudantes, demonstrando que o jogo é uma ferramenta potencial para auxiliar no processo de ensino aprendizagem de pilhas.<strong> </strong></p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Chelry Fernanda de Jesus, Alexandre Martins Ferreira Bueno, Geanderson Ribeiro dos Anjoshttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2428ENTRE A EXCELÊNCIA E A VIABILIDADE, UM CONSENSO POSSÍVEL2025-11-27T17:31:34+00:00João Carlos Krausekrause@santoangelo.uri.br2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 João Carlos Krausehttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2190DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS2025-06-04T18:26:07+00:00Jose Luiz dos Santos Marquesjlsmarques.bio@gmail.comJorge Messederjorge.messeder@ifrj.edu.br<p>Este artigo apresenta uma abordagem inovadora para o ensino de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) em aulas de ciências do Ensino Fundamental. O objetivo é promover habilidades de resolução de problemas e elucidar ações de prevenção às DTA. A partir da revisão da literatura, foi elaborado um recurso pedagógico que une tirinhas de quadrinhos à metodologia dos Estudos de Casos. O resultado foi um Caderno Pedagógico (CP) ilustrado, de fácil leitura e alinhado aos documentos oficiais da educação brasileira. A metodologia dialoga com diversas etapas do ensino, uma vez que apresenta propostas de atividades que corroboram com o tema, permitindo a sua utilização em variadas aulas do contexto escolar. Iniciando-se sempre com um questionamento buscam estimular resoluções atreladas às possibilidades de contágio mediante o contato com os microrganismos apresentados. O CP é um recurso para o processo de ensino-aprendizagem em Ciências. A divulgação deste artigo visa inspirar práticas atrativas e interativas para alunos e professores, articulando o Ensino de Ciências e Saúde com a aplicação do CP.</p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Jose Luiz dos Santos Marques, Jorge Messederhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2260USO APLICADO DE MACHINE LEARNING COM RANDOM FOREST E SELF-ORGANIZING MAP COMO MODELO PREDITIVO PARA EVASÃO DE ALUNOS2025-08-06T19:02:28+00:00Anderson Costa Limaandersonlimac@gmail.comOrivaldo Vieira de Santana Juniororivaldo@gmail.comEfrain Pantaleón Matamorosefrain.pantaleon@ufrn.br<p>Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com o objetivo de investigar fatores relacionados à evasão no ensino superior por meio de técnicas de Mineração de Dados Educacionais (MDE) e Machine Learning (ML). O estudo busca explorar os dados do curso Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia (C&T) da própria universidade, considerando os alunos ingressantes entre os anos de 2014 a 2023, com o objetivo de desenvolver modelos analíticos que identifiquem características de intervenção para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. O estudo combina algoritmos de ML, como Random Forest (classificação) e Self-Organizing Maps (clustering), em uma abordagem híbrida, aplicada à MDE. O resultado é um modelo preditivo capaz de identificar atributos que impactam a evasão, utilizando a explicabilidade da técnica SHapley Additive exPlanations para encontrar um conjunto de características explicáveis e ao mesmo tempo, fornecer uma melhoria significativa no poder preditivo do modelo.</p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Anderson Costa Lima, Orivaldo Vieira de Santana Junior, Efrain Pantaleón Matamoroshttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1769A EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA2025-08-12T00:00:58+00:00Maria Eduarda Alves Paesmaria.paes1@estudante.ifb.edu.brValéria Soaressoares-valeria@hotmail.comMarina Neves Delgadomarina.delgado@ifb.edu.br<p>O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência didática sobre Educação Sexual, com a finalidade de facilitar a abordagem do tema junto aos estudantes e apoiar outros educadores em sua discussão em sala de aula, tendo como foco principal a promoção da saúde. A atividade foi realizada com turmas do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública do Distrito Federal. A proposta pedagógica teve início com uma avaliação diagnóstica, destinada a mapear o nível de conhecimento prévio dos estudantes sobre a temática. Em seguida, foi aplicado o jogo Quiz da Puberdad, elaborado para explorar e destacar a importância de compreender as transformações físicas da puberdade, os direitos sexuais e reprodutivos, as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a higiene íntima e a identidade de gênero. A análise da sequência didática e da aplicação do jogo evidenciou que muitos estudantes ainda apresentam dificuldades para compreender conceitos fundamentais relacionados ao uso de métodos contraceptivos, à prevenção de ISTs, ao assédio e à exploração sexual, bem como à distinção entre sexo e sexualidade e suas implicações práticas no cotidiano. A abordagem adotada nas aulas revelou-se fundamental para a criação de um ambiente seguro e acolhedor, no qual os estudantes puderam sentir-se à vontade para expressar suas dúvidas e compartilhar experiências. Dessa forma, conclui-se que a temática da Educação Sexual demanda maior atenção no ambiente escolar, devendo ser trabalhada de maneira contínua e recorrente.</p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Maria Eduarda Alves Paes, Valéria Soares, Marina Neves Delgadohttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1669CONCEPÇÕES DE DISCENTES E DOCENTES AMAZÔNICOS SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL2025-08-05T12:49:08+00:00Waldemar Borges de Oliveira Júniorwaldemarjuniorcn@gmail.comJusleny Oliveira Silvajusleny.silva@unifesspa.edu.br<p>O trabalho objetiva analisar as concepções do professor de Ciências e dos(as) alunos(as) do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública paraense sobre a temática das Relações Étnico-Raciais. A pesquisa é qualitativa (Guerra, 2014) e se apoia na literatura especializada (Verrangia, 2009; Coelho <em>et al</em>., 2021; Oliveira Júnior, 2022). Para a obtenção dos dados, foi realizada uma entrevista com o professor de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública e uma roda de conversa com os alunos(as) do 7º e 8º ano (Pinheiro, 2020). Como dados, percebeu-se que o docente de ciências não possuía conhecimentos sobre a temática das Relações Étnico-Raciais e, tampouco, sobre os desdobramentos da Lei n. 10.639/2003 e 11.645/2008. No que tange aos relatos dos alunos, muitos já presenciaram ou já sofreram ataques racistas em sala de aula, seja por parte da equipe pedagógica ou pelos demais alunos em sala. Entende-se que um redimensionamento da formação inicial e continuada de professores(as) e, consequentemente, nas ações pedagógicas em sala de aula assume papéis centrais na implementação da temática da História e Cultura Indígena e Afro-brasileira.</p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Jusleny Oliveira Silvahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2164PETROFLEX: FLEXQUEST PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DO DERRAMENTO DE ÓLEO NAS PRAIAS BRASILEIRAS2025-08-29T17:39:40+00:00Bárbara Lúcia de Oliveira da Silvabarbarallucia@gmail.comJosé Antônio Bezerra de Oliveirajoseantonio.bezerra@ufrpe.brKátia Aparecida da Silva Aquinoaquino@ufpe.br<p>Este estudo objetivou desenvolver e aplicar uma FlexQuest, denominada PetroFlex, voltada para o estudo do desastre do derramamento de óleo nas praias brasileiras em 2019. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, foi realizada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública de Pernambuco, integrando recursos digitais e uma abordagem interdisciplinar para estimular a consciência socioambiental e a pensamento crítico. A metodologia envolveu a aplicação de atividades interativas em uma plataforma online, com os dados sendo interpretados qualitativamente, a partir dos três eixos da FlexQuest: Questões, Processos e Transferência. Os resultados mostraram que a PetroFlex favoreceu o desenvolvimento de habilidades críticas, como argumentação, análise de problemas complexos e tomada de decisão, além de ampliar a compreensão dos impactos socioambientais e das responsabilidades políticas e econômicas relacionadas ao desastre. Conclui-se que a PetroFlex é potencialmente eficaz na promoção de uma aprendizagem interdisciplinar, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, contribuindo para a formação crítica e cidadã dos estudantes.</p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Bárbara Lúcia de Oliveira da Silva, José Antônio Bezerra de Oliveira, Kátia Aparecida da Silva Aquinohttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2113CONTEXTOS E ABORDAGENS DAS LEISHMANIOSES NOS LIVROS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA2025-08-18T16:43:08+00:00Manuela Rocha de Menezesmanuela.menezes@fiocruz.brMaria Eduarda Azevêdo Aciolimariaeduarda.acioli@ufpe.brAmanda Virginia Batista Vieiraamandaa-vieira@outlook.comWalter Lins Barbosa Júniorwalterb716@gmail.comHelder Neves de Albuquerquehelderbiologo@gmail.comZulma Maria de Medeiroszulma.medeiros@fiocruz.br<p>As leishmanioses são doenças negligenciadas causadas por parasitas do gênero <em>Leishmania</em>, com registros em diversos municípios brasileiros, tornando sua abordagem nos livros didáticos (LD) essencial. Este estudo teve como objetivo identificar a presença desse conteúdo em coleções de ciências dos anos finais do ensino fundamental aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2024. Das 14 coleções analisadas (56 LDs), apenas quatro obras do 7º ano trataram do tema. Todas as obras mencionaram o agente causador, o transmissor e a forma de transmissão, mas apenas um livro destacou a disponibilidade de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, a apresentação das leishmanioses mostrou-se limitada, o que evidencia uma lacuna recorrente na abordagem das doenças negligenciadas nos materiais escolares. Nesse sentido, a capacitação de professores e a atualização dos LDs representam medidas fundamentais para fortalecer a educação em saúde e ampliar a conscientização sobre essas enfermidades.</p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Manuela Rocha de Menezes, Maria Eduarda Azevêdo Acioli, Amanda Virginia Batista Vieira, Walter Lins Barbosa Júnior, Helder Neves de Albuquerque, Zulma Maria de Medeiroshttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1842A ABORDAGEM STEM/STEAM NO ENSINO DE FÍSICA2025-09-18T13:52:56+00:00Wefiton Sousa Rochawefiton.sousa.rocha07@aluno.ifce.edu.brSthephany de Castro Ruivosthephany.castro.ruivo07@aluno.ifce.edu.brMairton Cavalcante Romeumairtoncavalcante@ifce.edu.brAlisandra Cavalcante Fernandes de Almeidaalisandra.cavalcante@ifce.edu.brAntônio Nunes de Oliveiranunes.vieira@ifce.edu.br<p>Os avanços científicos e a crescente dependência de tecnologia evidenciam a necessidade de adotar a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) no ensino de física. Esta pesquisa qualitativa realizou uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para avaliar o impacto da abordagem STEAM no ensino de física, analisando artigos em português publicados entre 2018 e 2023. Observou-se que a maioria dos estudos se concentrou no ensino básico, enfatizando o uso de metodologias ativas e a integração de tecnologias. No entanto, há uma baixa incidência de práticas e aparelhos experimentais nos estudos analisados. A revisão revelou uma alta concentração de pesquisas que utilizam coleta de dados e metodologias de ensino, mas com pouca atenção às práticas experimentais. A interdisciplinaridade, um aspecto central do STEAM, foi destacada como uma das principais contribuições, facilitando a interação entre diferentes disciplinas e enriquecendo a experiência educacional dos alunos. Além disso, a integração de tecnologias foi considerada crucial para aprimorar o ensino, alinhando-o ao contexto social dos alunos e motivando-os a desenvolver habilidades tecnológicas e de informação. Esta análise pretende fornecer subsídios para pesquisadores e educadores interessados em melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem de física, através da aplicação prática e teórica da abordagem STEAM.</p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Wefiton Sousa Rocha, Sthephany de Castro Ruivo, Mairton Cavalcante Romeu, Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida, Antônio Nunes de Oliveirahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2236ENSINO PARA EQUIDADE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA2025-07-07T17:11:13+00:00Marcos André de Sousa Albuquerquemarcosphysics123@gmail.comFrederico da Silva Bicalhofredbicalho@uepa.br<p>O artigo analisa a metodologia do Ensino para Equidade (EpE), ou <em>Complex Instruction</em>, explorando sua aplicação na literatura científica nacional entre 2019 e 2025. Este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica qualitativa, que utiliza como fontes pesquisas acadêmicas (Artigos, Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso) publicadas entre os anos de 2019 e 2025. O levantamento foi conduzido através da plataforma de busca acadêmica <em>Google Academy</em>, utilizando termos como "equidade", "Lotan" e "Cohen". O estudo identificou que 55,55% das publicações abordam a formação de professores, enquanto 44,45% focam no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando a predominância de pesquisas empíricas sobre tal abordagem. A análise baseada nas categorias propostas por Bicalho (2020) demonstra que, apesar de ainda se mostrar uma metodologia em estado de implementação e amadurecimento, já se encontra presente no cenário nacional, evidenciando sua eficácia tanto em sala de aula quanto na capacitação docente.</p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Marcos Albuquerque, Frederico Bicalhohttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2029SÓLIDOS RA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO ESCOLAR PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL2025-10-14T16:11:12+00:00Fábio Oliveirafjuniormat@gmail.comIury Botelhoiurythiago5*@gmail.comSuelen Ferreirasuelen.rocha@gmail.comWelberth Ferreirawelberthsf@gmail.com<p>A inclusão escolar é um pilar fundamental para garantir igualdade de oportunidades a todos os estudantes. No contexto da deficiência visual, o uso de tecnologias assistivas desempenha um papel essencial na superação de barreiras no aprendizado. Um exemplo é a realidade Aumentada surgindo como uma ferramenta inovadora, capaz de proporcionar experiências interativas que facilitam a compreensão de conceitos abstratos, especialmente em disciplinas como Matemática. Este trabalho aborda o desenvolvimento e a aplicação de recursos em RA voltados para estudantes com baixa visão, destacando como essa tecnologia pode melhorar a percepção espacial, a interação com objetos virtuais e a autonomia no processo de aprendizagem. Por meio da sobreposição de informações digitais ao mundo real, a RA amplia o acesso ao conhecimento, promovendo um ensino mais inclusivo e acessível. A pesquisa ressalta a importância de integrar ferramentas tecnológicas às práticas pedagógicas, contribuindo para a construção de um ambiente educacional mais equitativo. Os resultados apontam que a RA não apenas facilita o aprendizado, mas também estimula a participação ativa dos estudantes, reforçando que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na promoção da inclusão.</p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Fábio Júnior de Sousa Oliveira, Iury Thiago Dias Botelho, Suelen Rocha Botão Ferreira, Welberth Santos Ferreirahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1613AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO HÍBRIDA DE UM MOOC DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM DISCIPLINAS INICIAIS DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO2025-05-05T23:08:50+00:00José Roberto Limajose.roberto.carvalho07@aluno.ifce.edu.brThainara Costathainara.marques.costa07@aluno.ifce.edu.brCynthia Santiagocynthia.pinheiro@ifce.edu.brAntônio Coutinho Jrantonio.lisboa.coutinho74@aluno.ifce.edu.brJosé Wally Menezeswally@ifce.edu.brFrancisco José Aquinofcoalves_aq@ifce.edu.br<p>As disciplinas introdutórias de programação em cursos técnicos caracterizam-se pela dificuldade quanto à aquisição, por parte dos alunos, de habilidades algorítmicas e de resolução de problemas. O desenvolvimento do Pensamento Computacional, anterior ao conteúdo de programação, pode contribuir para melhorar os níveis de entendimento, motivação e consequentemente o rendimento destes discentes. Em função desta prerrogativa, o presente estudo apresenta a aplicação, de forma híbrida, de um curso de tipo MOOC de Pensamento Computacional como recurso educacional em uma disciplina presencial de programação em um curso técnico em Informática. Para a avaliação, foi concebido um instrumento baseado nas questões do Desafio Bebras, utilizado como pré e pós-teste, com a intenção de verificar o desempenho e identificar o ganho de aprendizagem obtido pelos alunos. Os resultados obtidos demonstram que, ao se comparar as notas do pré e pós-teste, houve um impacto estatisticamente positivo no desempenho, calculado por meio do teste de Wilcoxon, assim como no ganho de aprendizagem destes estudantes, utilizando-se a métrica do ganho médio normalizado de Hake. Dessa forma, conclui-se que o ensino de Pensamento Computacional por meio da aplicação híbrida de MOOCs pode, de fato, beneficiar os alunos nas referidas disciplinas.</p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 José Roberto Lima, Thainara Costa, Cynthia Santiago, Antônio Coutinho Jr, José Wally Menezes, Francisco José Aquinohttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1906AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS2025-10-21T18:06:22+00:00Wagner Moreira da Silvawagner.moreira@ufabc.edu.brMarcelo Zanotellomarcelozanotello@hotmail.com<p>A avaliação é um tema central na educação e compreende diferentes modalidades. A avaliação somativa privilegia a mensuração quantitativa dos resultados, enquanto a avaliação diagnóstica e formativa enfatiza o acompanhamento processual e qualitativo da aprendizagem. No Ensino de Ciências, estudos recentes apontam a necessidade de ampliar os instrumentos e fundamentos teóricos utilizados para promover uma aprendizagem significativa e reflexiva. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os instrumentos de avaliação formativa presentes em pesquisas recentes da área, evidenciando seus fundamentos teóricos, contextos de aplicação e desafios para implementação. Foram selecionadas 42 pesquisas por meio de uma revisão sistemática da literatura, com base nas diretrizes PRISMA (2020) e na análise de conteúdo categorial (Sampaio e Lycarião, 2021). Identificaram-se oito categorias de práticas: rubricas; STEM e TDIC; autoavaliação e pares; debates; projetos de pesquisa; jogos e simulações; portfólios; e ilustrações científicas e mapas conceituais. Os resultados revelam uma tendência global à diversificação das práticas formativas e indicam a necessidade de fortalecer o diálogo entre teoria e prática na formação docente.</p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Wagner Moreira da Silva, Marcelo Zanotellohttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2040EDUCAÇÃO STEAM MAKER NA PESQUISA E EXTENSÃO2025-11-10T17:24:16+00:00Rafaelle da Silva SouzaRAFAELLESOUZA2@YAHOO.COM.BR<p>O artigo apresenta relatos de experiência de estudantes do Laboratório de Educação STEAM Maker, mostrando como sua participação em projetos de pesquisa e extensão favoreceu o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e socioemocionais. As experiências, apresentadas no III Congresso de Pesquisa e Extensão do IFBA – campus Salvador, abordam temas como inovação tecnológica, representatividade na ciência, ensino de Física sob uma perspectiva decolonial e uso de metodologias ativas. A partir da aplicação de uma Rubrica de Competências STEAM Maker, foram avaliadas cinco dimensões: competências científicas, técnicas, socioemocionais, impacto da experiência e reflexão e comunicação. Os resultados revelam que o grupo adota uma abordagem interdisciplinar e inclusiva, integrando tecnologia, cultura e responsabilidade social. Projetos envolvendo Arduino, divulgação científica digital e ensino contextualizado de Física mostraram impacto positivo no aprendizado e na comunidade acadêmica. As evidências apontam que a Educação STEAM Maker é uma estratégia eficaz para promover pensamento crítico, criatividade e engajamento estudantil, além de fortalecer a diversidade e a representatividade na ciência. Conclui-se que iniciativas como esta são essenciais para a formação de futuros cientistas e educadores comprometidos com a inovação e a transformação social.</p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Rafaelle da Silva Souzahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/522AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS2025-04-01T23:40:17+00:00Rejane Fernandes da Silva Vierrejanevier@hotmail.comRosemari Monteiro Castilho Foggiato Silveira castilho@utfpr.edu.brSani de Carvalho Rutz da Silva sani@utfpr.edu.brCliciane Fernandes Correiaclicianec@alunos.utfpr.edu.brMoises Marques Prsybyciemmoises.prsybyciem@uffs.edu.br<p>Este artigo objetivou identificar os recursos tecnológicos disponíveis nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de escolas da rede estadual de ensino do município de Ponta Grossa, Paraná (Brasil), caracterizando o uso desses recursos pelos professores em suas práticas pedagogicas inclusivas, bem como suas percepções acerca da importância das tecnologias no trabalho com alunos público-alvo da educação especial. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário composto por cinco questões abertas, aplicado a vinte e seis professores atuantes de vinte e seis escolas da rede estadual. Os resultados indicam que a maioria das SRM dispõe de recursos tecnologicos, sendo o computador o equipamento mais mencionado pelos participantes. Contudo, ainda foram evidenciadas escolas que não contam com tais recursos, o que leva docentes a buscar alternativas de trabalho para suprir essa carência. Diversos professores relataram dificuldades, entre as quais se destacam a ausência de recursos financeiros para a manutenção dos equipamentos disponíveis e para aquisição de materiais de apoio, configurando-se como um fator que compromente o desenvolvimento do trabalho pedagógico. No que se refere à importância dos recursos tecnológicos nas SRM, todos os participantes consideram as tecnologias como essenciais para o atendimento aos alunos público-alvo da educação especial, reconhecendo-as como aliadas no processo de complementação e suplementação dos conteúdos e, consequentemente, na promoção da inclusão educacional.</p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Rejane Fernandes da Silva Vier, Rosemari Monteiro Castilho Foggiato Silveira , Sani de Carvalho Rutz da Silva , Cliciane Fernandes Correia, Moises Marques Prsybyciemhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1775REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A INFLUÊNCIA DA INTEGRAÇÃO DA KHAN ACADEMY NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL2025-10-27T11:34:07+00:00Francisco Marcelo Bezerra Paivamarcelopaiva66@gmail.comMurilo Alves Wanderley Juniormalwanjr@gmail.comJuscileide Braga de Castrojuscileide@virtual.ufc.brFrancisco Regis Vieira Alvesfregis@ifce.edu.br<p class="western"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;">A integração de tecnologias digitais no ensino público brasileiro ainda enfrenta desafios estruturais e pedagógicos, e há poucas sínteses atualizadas sobre como a </span></span><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Khan Academy</em></span></span><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"> influencia as práticas de ensino de matemática nesse contexto. Este estudo teve como objetivo analisar os impactos dessa integração, identificando benefícios, limitações e evidências produzidas pelas pesquisas recentes. Para isso, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com buscas nas bases </span></span><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Google</em></span></span><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"> Acadêmico e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando critérios de inclusão que consideraram artigos revisados por pares, publicados entre 2019 e 2023, escritos em português e focados na utilização da plataforma em escolas públicas. Após a triagem e aplicação dos critérios de elegibilidade, 12 estudos compuseram o </span></span><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><em>corpus</em></span></span><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"> analisado. Os resultados evidenciaram benefícios como personalização do ensino, aumento do engajamento dos estudantes e possibilidade de monitoramento contínuo do progresso pelos professores. Entre os desafios predominam a insuficiência de infraestrutura tecnológica, a resistência docente às metodologias digitais e a necessidade de formação continuada. Conclui-se que a </span></span><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><em>Khan Academy</em></span></span><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"> apresenta potencial para apoiar o ensino de matemática, desde que acompanhada de condições estruturais adequadas e políticas de capacitação docente que favoreçam sua implementação efetiva.</span></span></p>2025-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2026 Francisco Marcelo Bezerra Paiva, Murilo Alves Wanderley Junior, Juscileide Braga de Castro, Francisco Regis Vieira Alves