Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec <p>O periódico Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC é uma publicação quadrimestral (a partir de 2019) do Programa de Pós-Graduação <em>Stricto Sensu</em> em Ensino Científico e Tecnológico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo – RS, classificada no estrato <strong>A4</strong> no Qualis CAPES.</p> <p> </p> pt-BR encitec2011@gmail.com (João Carlos Krause) fabiocesarjunges@san.uri.br (Fábio César Junges) Wed, 14 May 2025 22:43:46 +0000 OJS 3.2.0.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 DO PERIÓDICO AO ARTIGO https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2154 João Carlos Krause Copyright (c) 2025 João Carlos Krause https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2154 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 NA GOTA D´ÁGUA TEM https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1150 <p class="ResumoRevista" style="text-indent: 0cm; margin: 0cm 14.1pt 0cm 14.2pt;"><span style="font-size: 10.0pt;">O texto apresenta uma Sequência Didática que direciona docentes e discentes que estão inseridos no contexto da Educação de Jovens e Adultos, no processo de ensino e aprendizagem em microbiologia, incluindo a temática “microbiologia de açudes” por meio do Ensino por Investigação. A referida Sequência Didática é um Produto Educacional composto por nove aulas, com a sugestão de serem desenvolvidas em um tempo de 40 minutos cada. No entanto, ressalta-se a flexibilidade dos temas abordados em cada aula, bem como do tempo de execução e material a ser utilizado, podendo ser facilmente adaptados para a realidade do professor, alunos e ambiente escolar. No decorrer das aulas, foram utilizadas diversas ferramentas didáticas e recursos metodológicos, como: experimentação, pesquisa orientada, leitura de textos de divulgação científica, histórias em quadrinhos e outros. A Sequência Didática se mostrou inovadora, ao fazer uso do Ensino por Investigação em associação com o estudo da microbiologia no contexto de açudes e, eficaz, ao despertar o interesse e a participação dos estudantes da EJA. Assim, o material pode ser visto como uma rica sugestão de recurso metodológico para os docentes que trabalham nessa modalidade de ensino. </span></p> Gessyka Kalen Diniz Lima, Natanael Charles da Silva, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo Copyright (c) 2025 Gessyka Kalen Diniz Lima, Natanael Charles da Silva, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1150 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 RELATO DE INTERVENÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1880 <p>Este artigo descreve a aplicação de uma Sequência Didática Investigativa como Produto Educacional objetivando subsidiar as práticas pedagógicas dos professores dos Anos Iniciais da educação básica na área de Ciências da Natureza, orientados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Referencial Curricular Gaúcho. Ao longo da aplicação foram realizadas diferentes atividades contemplando as múltiplas formas de aprendizagens, para tanto, utilizamos propostas exploratórias de pesquisa, histórias, jogos, vídeos, assim como discussões e práticas colaborativas intencionais na promoção do protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem. A SEI foi elaborada e fundamentada na Teoria Histórico-cultural de Vigotski, sendo esta constituída de 10 aulas aplicadas em uma turma de segundo ano. Ao longo da aplicação, bem como durante a análise dos dados produzidos foi possível constatar a contribuição na evolução conceitual dos alunos, assim como a eficácia da SEI como um Produto Educacional. O objetivo principal deste artigo é relatar a Sequência de Ensino Investigativo aplicada, destacando sua implementação contextualizada.</p> Nelson Luiz Reyes Marques, Vivian Swenson Wille, Maykon Gonçalves Müller Copyright (c) 2025 Nelson Luiz Reyes Marques, Vivian Swenson Wille, Maykon Gonçalves Müller https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1880 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 PRODUÇÃO DE UM GUIA DE REFERÊNCIAS SOBRE O ENSINO HÍBRIDO PARA DOCENTES COM BASE NA TEORIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1699 <p>O ensino híbrido combina aulas presenciais e on-line, visando integrar as vantagens de ambos os métodos. Desenvolver um guia de referência para docentes, utilizando as teorias da transposição didática de Chevallard e da aprendizagem significativa de Ausubel, foi o objetivo principal desta pesquisa. Essas teorias auxiliam na adaptação do conhecimento científico para torná-lo ensinável e na conexão do novo conhecimento aos pré-existentes, respectivamente. Utilizando a teoria da transposição didática, foram coletados conceitos e práticas do ensino híbrido e adaptados didaticamente para o guia. A pesquisa incluiu a aplicação de questionários para identificar as percepções dos docentes sobre ensino híbrido e a incorporação dos princípios da aprendizagem significativa para criar um material acessível e relevante. O guia “Descomplicando o Ensino Híbrido: Guia de Referências para docentes do IFRS” foi desenvolvido, incluindo conceitos, orientações, e exemplos práticos de atividades híbridas. O objetivo foi proporcionar uma aprendizagem significativa e integrar tecnologias digitais na prática pedagógica. O guia seguiu as normativas acadêmicas do IFRS e foi estruturado para maximizar a acessibilidade das informações.&nbsp;O guia preenche uma lacuna no contexto educacional, oferecendo um material potencialmente significativo para capacitar docentes na aplicação do ensino híbrido. A pesquisa destaca a importância dos mestrados profissionais em Informática na Educação para a criação de produtos educacionais que ampliem as possibilidades de ensino e aprendizagem.</p> Andréia Ambrósio-Accordi, Iury de Almeida Accordi Copyright (c) 2025 Andréia Ambrósio-Accordi, Iury de Almeida Accordi https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1699 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 LIVROS JUVENIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/704 <p>As distintas concepções existentes sobre ciência e cientistas estão marcadas por diferentes conceitos, elementos sociais, históricos e epistemológicos. Diante de uma multiplicidade de visões, é importante compreender a ciência como construção humana, questionando ideias relacionadas à neutralidade e verdade absoluta. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar as relações entre ciência e literatura, a partir de livros juvenis. Assim, tendo em vista as suas contribuições ao ensino de Ciências, busca verificar as abordagens realizadas sobre história da ciência e como são construídos os perfis dos cientistas apresentados pelas obras. A pesquisa é de caráter qualitativo, de cunho documental e fundamentada em propostas da análise de conteúdo. Quanto aos resultados obtidos, o material traz uma abordagem que ora reforça os perfis dos cientistas como gênios que trabalhariam isolados, em outros momentos, ressalta a ciência como construção coletiva situada social e historicamente, tendo predomínio desta última perspectiva.&nbsp; Neste sentido, pensando na utilização deste material no âmbito do ensino de Ciências, é fundamental que o professor problematize o teor destes materiais com os estudantes, pois assim poderá fomentar o uso desta ferramenta como ponto de partida para discussões sobre a história e filosofia da ciência, suscitando visões mais críticas sobre esses aspectos.</p> Glaziane Soares Alvarenga, Carlos Erick Brito de Sousa Copyright (c) 2025 Glaziane Soares Alvarenga, Carlos Erick Brito de Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/704 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 CICLO PODS COMBINADO COM SALA DE AULA INVERTIDA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1178 <p>Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa envolvendo o uso de metodologia ativa e laboratório (real e virtual) para o aprimoramento da atividade de aprendizagem em Física. O trabalho descreve um estudo de caso quali-quantitativo envolvendo a estratégia de sala de aula invertida combinada com atividades em laboratório (real e virtual). A estratégia pedagógica emprega o Ciclo PODS (Predição, Observação, Discussão e Síntese) com o modelo de sala de aula invertida. Três grupos foram expostos à uma mesma atividade com sala de aula invertida. Um destes fez a atividade por simulação, o segundo realizou o experimento real e o terceiro grupo realizou o mesmo experimento através de uma aula tradicional do tipo elaboração conjunta. Foi aplicado um pré-teste elaborado para identificar os conhecimentos a serem trabalhados entre os três grupos. Após os experimentos e a aplicação do pós-teste foi possível identificar que a abordagem com experimentos simulado ou real combinada com o Ciclo PODS oferecem uma vantagem significativa em relação a aula tradicional do tipo elaboração conjunta. Também foi possível identificar que não existem diferenças significativas entre os alunos que fizeram o experimento real comparado com aqueles que fizeram o experimento por simulação.</p> Dulcio Joaquim Antonio Timoteo, Manuel Joaquim Silva de Oliveira, Liane Margarida Rockenbach Tarouco Copyright (c) 2025 Dulcio Joaquim Antonio Timoteo, Manuel Joaquim Silva de Oliveira, Liane Margarida Rockenbach Tarouco https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1178 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 A INTEGRAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1222 <p><span style="font-weight: 400;">O ambiente escolar contemporâneo precisa estar atualizado com as inovações tecnológicas. As lousas tradicionais são substituídas por projetores e lousas digitais, o que permite maior interação com o conteúdo abordado, potencializando assim a relação entre ensino e aprendizagem. O objetivo principal desta pesquisa é discutir o uso do recurso tecnológico denominado Realidade Aumentada (RA) voltado para o ensino das disciplinas voltadas à Engenharia Mecânica. Esta proposta visa mitigar uma dificuldade, comumente encontrada entre os alunos, relacionada à visualização tridimensional dos elementos representados de forma bidimensional. A metodologia adotada consiste em uma revisão bibliográfica com obras relevantes, a fim de definir o estado de arte do tema em questão. Como resultado, apresenta-se a viabilidade de utilização da RA em sala de aula nas disciplinas de Engenharia Mecânica, necessitando de uma prévia qualificação do docente responsável pelas disciplinas, uma vez que este se apresentará como intermediador do processo de construção do conhecimento pelo aluno. Os resultados e conclusões obtidos afirmam que o uso da RA potencializa significativamente o ensino deste campo, trazendo uma maior compreensão dos conteúdos relacionados à Engenharia Mecânica de forma abrangente, destacando-se pela viabilidade de uso em sala de aula.</span><span style="font-weight: 400;">&nbsp;</span></p> Jonathan Felipe da Silva, Sandro César Silveira Jucá, Lana Priscila Souza , Solonildo Almeida da Silva Copyright (c) 2025 Jonathan Felipe da Silva, Sandro César Silveira Jucá, Lana Priscila Souza , Solonildo Almeida da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1222 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 SITUAÇÕES DIDÁTICAS PROFISSIONAIS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1226 <p>Este artigo se consubstancia em uma pesquisa bibliográfica com foco na Situação Didática Profissional (SDP), composta a partir da complementaridade entre os pressupostos da Didática Profissional e a da Teoria das Situações Didáticas. O objetivo da pesquisa é propor uma caracterização de uma SDP voltada ao trabalho com sistemas de equações lineares. Com vistas a atingir tal objetivo decidiu-se pela pesquisa de cunho bibliográfico, onde trazemos uma breve discussão das teorias, bem como sua influência para definição e concepção da SDP. A SDP tem relação direta com a noção e identificação de um obstáculo profissional, que é objetivado e circunstanciado pelo conhecimento pragmático profissional. Assim, as SDPs apresentadas no trabalho foram organizadas a partir da identificação de obstáculos profissionais do professor de matemática, no tocante ao ensino de sistemas de equações lineares. Por fim, busca-se colaborar com a formação continuada e com a prática do professor de matemática, com vista a construção e/ou modificação dos conceitos organizadores de sua ação.</p> Maria Graciene dos Santos, Francisco Régis Alves, Francisco Daniel Souza de Lima Copyright (c) 2025 Maria Graciene dos Santos, Francisco Régis Alves, Francisco Daniel Souza de Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1226 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA NOS MOLDES AUSUBELIANOS PARA O ENSINO DE ORBITAIS ATÔMICOS https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1331 <p>O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um <em>software </em>de Realidade Aumentada (RA) baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) para o ensino de Orbitais Atômicos. Para o desenvolvimento do produto foi utilizada a Metodologia Recursiva de Produção de <em>Software</em>, que tem como pressupostos pedagógicos a utilização dos conhecimentos prévios dos alunos, a forma pela qual o conteúdo é introduzido no processo educativo e a interpretação que é atribuída às respostas dos alunos durante a utilização do recurso. Ao finalizar a primeira versão do aplicativo, este foi testado por dois grupos de discentes dos cursos de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), totalizando 34 sujeitos que tiveram que responder posteriormente ao teste um questionário composto por 14 itens do tipo Likert. Dentre os principais resultados da pesquisa destacam-se que 94,11% dos usuários acreditam que o aplicativo ajuda a compreender o que são orbitais atômicos, e 85,3% compreendem que a RA facilita no processo de entendimento.</p> Glaylton Almeida, Luciana de Lima Copyright (c) 2025 Glaylton Almeida, Luciana de Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1331 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO O KAHOOT COMO FERRAMENTA DE ENSINO E AVALIAÇÃO GAMIFICADA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1353 <p>A adoção de novos métodos educacionais pode ser desafiadora, requerendo alterações no ambiente escolar, investimentos em infraestrutura e formação dos professores. No entanto, há mecanismos que não demandam grandes empreendimentos, como a gamificação. Este trabalho relata uma experiência em sala de aula com o aplicativo Kahoot, uma plataforma de gamificação online que permite a elaboração de questões em forma de quiz. O Kahoot foi utilizado como jogo para aumentar a interação entre os estudantes e avaliá-los na disciplina de Física, especificamente sobre gravitação e satélites. O Kahoot foi conciliável como ferramenta didática para avaliação nas atividades gamificadas, possibilitando feedback imediato das respostas dos estudantes e proporcionando uma avaliação dinâmica e atraente.</p> Cristina Marques Rodrigues , Weimar Silva Castilho, Evaneide de Brito Feitosa Aguiar Copyright (c) 2025 Cristina Marques Rodrigues , Weimar Silva Castilho, Evaneide de Brito Feitosa Aguiar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1353 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 O ESPAÇO DO PIBID COMO UM MOSAICO DE VIVÊNCIAS PARA A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1360 <p>Neste ensaio apresentam-se reflexões sobre a formação inicial de professores para o ensino de matemática, destacando o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como política pública educacional que tem por finalidade maior incentivar e valorizar a profissão docente. A partir da fenomenologia como abordagem de investigação que parte de experiências vividas pelo sujeito, se pretende discutir possíveis implicações da inserção do futuro professor de matemática no espaço escolar, bem como as expectativas convergentes e divergentes levantadas no PIBID, uma vez que, a fenomenologia enquanto revelação do mundo pode permitir o diálogo contínuo para compreender essas experiências e seu significado e não explicá-las. Em tese o PIBID apresenta-se como possibilidade de aprendizagem da docência no processo de formação inicial e se constitui como espaço capaz de propiciar ao licenciando diferentes experiências tendo como base a prática do professor no chão da escola, possibilitando aprender e ensinar pesquisando a prática docente.</p> Francisco José de Lima Copyright (c) 2025 Francisco José de Lima https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1360 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 ENSINO DE FÍSICA E O PENSAMENTO COMPLEXO https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1364 <p class="ResumoRevista" style="text-indent: 0cm; margin: 0cm 14.1pt .0001pt 14.2pt;"><span style="font-size: 10.0pt;">O pensamento complexo é uma forma de compreender o mundo e o outro que requer o diálogo entre diferentes dimensões da vida contemporânea e áreas do conhecimento, com reflexos na concepção da escola e no ensino e na relação entre os conteúdos escolares, como a Física. Nessa perspectiva, o objetivo deste texto é identificar as características da produção acadêmica encontrada por meio da revisão sistemática na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações sobre o ensino de Física na perspectiva da complexidade e refletir sobre as suas contribuições para a área. Os trabalhos encontrados contribuem para o ensino de Física na medida em que atendem às necessidades emergentes da sociedade de um ensino reflexivo que reconhece os problemas reais do mundo e as suas incertezas e contradições, além do inacabamento do homem e do seu conhecimento historicamente acumulado.</span></p> Carla de Sousa Ferreira, Alexandre Leite dos Santos Silva Copyright (c) 2025 Carla de Sousa Ferreira, Alexandre Leite dos Santos Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1364 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 PARTICIPACIÓN GUIADA DURANTE ACTIVIDADES COLABORATIVAS https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1563 <p>Para este estudio es de suma interés profundizar en las potencialidades de la dimensión interpersonal descrita por Rogoff (1998) en el estudio de la actividad sociocultural. De este modo, ¿Que contribuciones pueden generar el desarrollo de actividades colaborativas en la construcción colectiva de mapas conceptuales acerca de la Salud durante el desenvolvimiento de Aprendizaje Significativo? Partiendo de esta interrogante, se procura identificar los aportes de la participación guiada en actividades colaborativas durante la construcción colectiva de mapas conceptuales en la enseñanza y aprendizaje de la Salud. Para el ejercicio pedagógico se asumió el modelo triádico de Gowin (1981) como esquema pedagógico en la exploración de la participación guiada durante un ejercicio pedagógico con docentes en formación de Biología, del Instituto Pedagógico de Caracas. Finalmente, aunque en esta oportunidad se haga un énfasis en las actividades colaborativas como espacio para explorar las interacciones interpersonales, el estudio está lejos de seccionar la complejidad holística de la actividad sociocultural.</p> <p>&nbsp;</p> Ivana Camejo Copyright (c) 2025 Ivana Camejo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1563 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 DIVULGANDO A NANOCIÊNCIA E A NANOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1569 <p><span style="font-weight: 400;">Nas últimas décadas, o avanço científico revolucionou nossa visão do mundo, especialmente a Nanociência e a Nanotecnologia (N&amp;N). Diante disso, surgiu o desafio de disseminar o conhecimento sobre N&amp;N no contexto educacional. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo avaliar as contribuições do uso de uma sequência didática, ancorada na aprendizagem significativa, para o ensino de N&amp;N a alunos do ensino médio. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa de abordagem qualitativa com finalidade exploratória, permeada pelas seguintes etapas: aplicação de um questionário pré-teste, apresentação da cartilha “Compreendendo o mundo nano: O que é Nanociência e Nanotecnologia?”, visualização de vídeos informativos e aplicação de um questionário pós-teste. A análise comparativa dos resultados demonstrou que os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre o tema e reconheceram a presença da Nanotecnologia em suas vidas cotidianas. Isso indica que as atividades de divulgação desempenharam um papel significativo no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, capacitando-os a compreender as aplicações e implicações da Nanotecnologia no avanço tecnológico. </span></p> <p>&nbsp;</p> Alessandra Alexandrino Aquino, Antonio Joel Ramiro de Castro, Gilberto Dantas Saraiva, Carlos Alberto Santos de Almeida Copyright (c) 2025 Alessandra Alexandrino Aquino, Antonio Joel Ramiro de Castro, Gilberto Dantas Saraiva, Carlos Alberto Santos de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1569 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 A UTILIZAÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS FUNDAMENTOS DE GENÉTICA MENDELIANA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1581 <p><span style="font-weight: 400;">Conhecer e entender a genética é fundamental para a formação de cidadãos conscientes das transformações científicas que acontecem no mundo. A pesquisa a seguir analisou de modo quali-quantitativo, os impactos que o uso de uma história em quadrinhos (HQ) tem na discussão do conteúdo de genética, sendo este, classificado pelos estudantes como abstrato e de difícil assimilação.Visto que, as HQs têm se destacado, por promover uma leitura dinâmica, ilustrada e agregadora, quando se é combinada com informações relevantes. A pesquisa teve um universo amostral de 52 alunos de 9º ano, de uma escola estadual, de Minas Gerais. E foi observado um resultado positivo no aproveitamento das aulas e também no envolvimento dos alunos nas discussões provocadas por essa leitura.</span></p> Maria Eduarda Sousa Gomes, Fernanda de Jesus Costa Copyright (c) 2025 Maria Eduarda Sousa Gomes, Fernada de Jesus Costa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1581 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 UM CAMPO A SER EXPLORADO https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1660 <p>A gestão eficiente de Resíduos de Sistemas de Saúde (RSS) é um componente crítico para o funcionamento sustentável das instituições de saúde, proteção do meio ambiente e qualidade da saúde pública. A Inteligência Artificial (IA) tem sido amplamente aplicada em várias facetas do setor de saúde, mas sua integração na educação e gestão de RSS permanece substancialmente inexplorada. Este artigo destaca uma lacuna significativa na literatura científica utilizando a IA como ferramenta educacional no ensino de práticas de descarte de resíduos hospitalares. Uma análise qualitativa foi realizada a partir de artigos advindos de bases de dados científicas. Os resultados indicam que, apesar da crescente necessidade de soluções inovadoras para a educação em sustentabilidade no contexto de saúde, apenas 0,005% dos estudos encontrados têm se dedicado a explorar a IA para melhorar o contexto de práticas de descarte de resíduos. Este trabalho discute potenciais razões para essa omissão e sugere direções futuras. Uma atenção mais efetiva nessa área poderia impulsionar a eficácia das práticas de gestão de resíduos e melhorar a conscientização e a responsabilidade nas instituições de saúde. A conclusão é um chamado de ações para pesquisadores, profissionais da saúde e gestores públicos reconhecerem e trabalharem nesta lacuna.</p> Guilherme Ferreira, Débora da Silveira Siqueira , Rejane Frozza, Liane Mählmann Kipper , Janine Koepp , Alexandre Rieger Copyright (c) 2025 Guilherme Ferreira, Débora da Silveira Siqueira , Rejane Frozza, Liane Mählmann Kipper , Janine Koepp , Alexandre Rieger https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1660 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 MATERIAIS POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1783 <p>Com a finalidade de proporcionar aprendizagens significativas, professores e pesquisadores têm utilizado a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) criada por David Ausubel, a qual possui duas premissas centrais: (1) o material de aprendizagem deve ser potencialmente significativo e (2) o estudante deve apresentar uma predisposição para aprender a fim de relacionar os novos conhecimentos aos seus conhecimentos prévios. Desta forma, a elaboração de Materiais Potencialmente Significativos (MPS) torna-se uma temática importante quando se trata de promoção de uma aprendizagem significativa. Nesta perspectiva levantamos a seguinte questão: os MPS elaborados apresentam evidências que os caracterizam como potencialmente significativos para os estudantes? Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) utilizando os passos de Kitchenham e Charters: (1) planejamento, (2) condução e (3) relato da revisão, cujo objetivo é conhecer como o MPS tem sido desenvolvido e utilizado, bem como os tipos.&nbsp; A partir de certos critérios chega-se em 11 artigos que apesar das potencialidades dos MPS há necessidade de melhorias para garantir uma abordagem mais holística e alinhada com os princípios da TAS.</p> Karen Magno Gonçalves, João dos Santos Cabral Neto Copyright (c) 2025 Karen Magno Gonçalves, João dos Santos Cabral Neto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1783 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1733 <p>Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo compreender os saberes e as práticas de avaliação da aprendizagem adotadas pelos professores que atuam na Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPTNM). Para tal, foi realizado um estudo de caso em uma instituição federal de ensino que oferta a Educação profissional e tecnológica (EPT). A instituição conta com 11 <em>campi</em>, porém a pesquisa foi feita em apenas dois dos <em>campi</em>, os quais apresentaram menor e maior índice de reprovação dos alunos na EPTNM. Ao final da pesquisa percebeu-se que a avaliação da aprendizagem é uma ferramenta essencial para prática educacional, embora muitos professores não estejam adequadamente preparados para ela. Os resultados apontam consideráveis deficiências na formação dos professores, especialmente no que tange à preparação para avaliação, inclusive para aqueles com formação em licenciatura, bem como conduziram a construção de um paralelo entre os saberes e práticas avaliativas dos professores dos <em>campi</em> selecionados e a notória diferença entre os índices de reprovação dos alunos.</p> Marcia Gorett Ribeiro Grossi, Luciane Marques Ribeiro, Maria Adélia da Costa Copyright (c) 2025 Marcia Gorett Ribeiro Grossi, Luciane Marques Ribeiro, Maria Adélia da Costa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1733 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 APLICABILIDADE DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1687 <p>A educação associada ao movimento <em>maker</em> é diferenciada em relação às aulas tradicionais, porque o aluno adquire ferramentas para compreender e aprimorar os conhecimentos recebidos nas aulas expositivas. O presente estudo teve como objetivo apresentar uma visão panorâmica dos estudos de que tratam da aplicabilidade da cultura <em>maker</em> e as suas contribuições no processo de ensino e de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual o método escolhido para análise do estado da arte foi a Revisão Sistemática de Literatura. Para a busca da bibliografia foram utilizados trabalhos publicados no período de 2012 a 2021, no idioma inglês, a partir de dois repositórios digitais –&nbsp; <em>ACM Digital Library</em> e <em>Science Direct. </em>Os descritores foram aplicados em conjunto ao operador booleano “AND”, visando agrupar artigos que abordassem sobre cultura <em>maker</em>, ensino e aprendizagem<em>. </em>A busca e seleção dos artigos nas bases, bem como a extração dos dados e avaliação ocorreu por meio de dois revisores, de forma independente. Foram encontradas 39.287 publicações inicialmente. Após aplicação dos critérios do estudo, somente 27 estudos foram elegíveis para esta pesquisa, sendo que, destes, apenas 10 atenderam a todos os critérios de inclusão e foram incluídos na amostra final. Os principais benefícios observados com o uso da cultura <em>maker </em>foram a aprendizagem significativa, o pensamento crítico, desenvolvimento de habilidades de construção, compartilhamento de conhecimento e colaboração entre os alunos.&nbsp; Verifica-se que o tema sobre cultura <em>maker</em> tem se expandido e contribuído significativamente na aquisição do processo de ensino e aprendizagem., mas ainda se faz necessário estudos que propiciem inclusão de mais ferramentas e instrumentos que comprovem essa eficácia na evolução do processo de ensino e aprendizagem.</p> Ruth de Sousa Gondim Serafim, Francisco Glauberto da Silva Abreu, Raquel de Sousa Gondim, Edgar Marçal, Francisco Herbert Lima Vasconcelos Copyright (c) 2025 Ruth de Sousa Gondim Serafim, Francisco Glauberto da Silva Abreu, Raquel de Sousa Gondim, Edgar Marçal, Francisco Herbert Lima Vasconcelos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1687 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM TRABALHOS APRESENTADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS (ENPEC) 2011 - 2021 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1720 <p>A pesquisa apresentada trata das discussões vinculadas ao ensino de ciências e a formação de professores, especificamente em sua associação com o que se denomina como Questões Sociocientíficas Controversas (QSC). Neste primeiro momento dirigindo-se ao entendimento do tema na área de ensino por meio de um estudo que tem como finalidade apresentar as características das pesquisas em QSC concatenadas à formação de professores de ciências identificadas entre as edições de 2011 e de 2021 do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). No total, obtivemos o retorno de 15 trabalhos que tratavam de Questões Sociocientíficas Controversas juntamente com a Formação Docente, após a busca por descritores previamente determinados encontrados nos títulos, palavras-chaves ou que indicassem nos resumos dos trabalhos, utilizando como matéria de estudo os Anais do ENPEC. Continuamente, realizamos um exame de natureza quanti-qualitativa, por meio de uma revisão integrativa dos trabalhos encontrados. A leitura na íntegra e análise da síntese de dados de cada trabalho publicado proporcionou a criação de três categorias, referentes à classificação destes trabalhos, sendo elas: I - abordagens e concepções sobre ciência e questões sociocientíficas; II - currículo e práticas pedagógicas; e III - levantamento de produção científica. As confluências entre QSC e a formação de professores de ciências mostram observações pertinentes que discorrem para além das problemáticas da educação em ciências e do ensino, pautadas nas concepções da natureza científica e nas controvérsias científicas, o binômio formação-prática constante no fazer docente encontra adversidades de características epistemológica concentrando seu cerne no percurso formativo e continuado no processo de formação de professores de Ciências.</p> Pamella Santos, Eduardo Paiva de Pontes Vieira Copyright (c) 2025 Pamella Santos, Eduardo Paiva de Pontes Vieira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1720 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 MAPEAMENTO DA ABORDAGEM STEAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1853 <p>O termo STEAM (do inglês, <em>Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics</em>) caracteriza uma abordagem de ensino interdisciplinar que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Esta abordagem enfatiza a resolução de problemas, a colaboração e a criatividade, além de contribuir para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, a inovação e o protagonismo dos estudantes. No Brasil, a abordagem STEAM ainda é pouco difundida e enfrenta desafios como a falta de formação docente, a rigidez curricular e a escassez de recursos materiais e tecnológicos. Nesse sentido, a presente pesquisa de cunho qualitativo, tem como objetivo explorar as contribuições e desafios da abordagem STEAM no contexto da Educação Básica. Para isso, realizou-se um mapeamento utilizando como bases de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no recorte temporal de 2018 a 2022. Os termos utilizados foram “STEAM” e “Educação Básica”. Após a aplicação dos filtros, foram selecionadas 10 dissertações e uma tese. Os resultados indicaram que a abordagem STEAM favorece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas nos estudantes, além de promover a interdisciplinaridade, a contextualização e a significação dos conteúdos. Por fim, a pesquisa aponta a necessidade de ampliar e diversificar as experiências de abordagem STEAM na Educação Básica brasileira, bem como de investir na formação dos professores e na infraestrutura das escolas para a implementação dessa abordagem.</p> Alex Antunes Mendes, Pércoles Tiago Napivoski, Celiane Costa Machado, Elaine Corrêa Pereira, Liliane Silva de Antiqueira Copyright (c) 2025 Alex Antunes Mendes, Pércoles Tiago Napivoski, Celiane Costa Machado, Elaine Corrêa Pereira, Liliane Silva de Antiqueira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1853 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1309 <p> presente relato aborda a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no estágio supervisionado em Ciências, realizado na Escola Municipal Edilson Brasil Soarez com turmas do 7º ano. O objetivo foi promover a interdisciplinaridade por meio de um projeto didático sobre saneamento básico, integrando teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem. Durante o estágio, a estagiária, em parceria com a professora regente, utilizou recursos audiovisuais, questionários e ações práticas para fomentar a reflexão crítica dos alunos sobre os impactos do descarte inadequado de resíduos e a falta de saneamento. Os resultados evidenciaram o engajamento dos estudantes, especialmente na turma do 7º A, onde houve maior participação nas atividades. Os questionários aplicados junto às famílias forneceram dados relevantes sobre saneamento e percepção ambiental, que foram discutidos em sala de aula. As ações de intervenção, como a confecção de cartazes e distribuição de panfletos, demonstraram a aplicação dos conteúdos à realidade local dos alunos, promovendo a cidadania ativa. Apesar das limitações estruturais e desafios relacionados às turmas numerosas, a experiência destacou a relevância do estágio supervisionado na formação docente, integrando conhecimentos escolares à realidade social e fomentando a aprendizagem significativa e transformadora.</p> Francisca Rayssa Freitas Ferreira, Ana Vitória Santos Ribeiro, Ana Karine Portela Vasconcelos Copyright (c) 2025 Francisca Rayssa Freitas Ferreira, Ana Vitória Santos Ribeiro, Ana Karine Portela Vasconcelos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1309 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 FICHAS DE IDENTIDADE DAS GLÂNDULAS DO SISTEMA ENDÓCRINO https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1661 <p>O trabalho de temas da fisiologia humana permeia os currículos dos níveis da Educação Básica pressupondo que os estudantes compreendam o funcionamento do próprio corpo. O objetivo deste trabalho é relatar e discutir a experiência do preenchimento de fichas de identificação das glândulas do Sistema Endócrino (SE) por discentes do Ensino Médio. Para tanto, fizemos uso do método Sistematização de experiências, utilizando o diário de campo como dispositivo de coleta de dados. A proposta consistiu no preenchimento grupal de 7 fichas correspondente a glândulas do SE, de modo a representar, tal qual a cédulas de identidade, os órgãos em questão, indicando suas funções e relevâncias para a saúde. Conduzida a partir de uma perspectiva construtivista, a prática se inscreveu como um desafio com potencial de mobilizar mecanismos cognitivos para a construção do conhecimento. A sua resolução envolveu a pesquisa discente e a aplicação das informações na construção das fichas. Os resultados apontam para uma mudança na forma tradicional de ensino do SE, pois não se restringiu a aula expositiva, mas a um trabalho de construção, fomentando a ação dos educandos sobre os objetos de aprendizagem.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: ensino de fisiologia, sistema endócrino, fichas de identidade de órgãos, estratégia de ensino-aprendizagem, novo ensino médio.</p> Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues, Hilda Silva Ferreira Copyright (c) 2025 Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues, Hilda Silva Ferreira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1661 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 O USO DO ESTUDO DE CASOS COMO ATIVIDADE CRIATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1709 <p>Este artigo apresenta os resultados de uma proposta de atividade criativa para auxiliar futuros professores na elaboração de estudos de caso a partir de um jogo de inferências. Para isso, são apresentados os casos elaborados em uma disciplina sobre ensino CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para a formação de professores de um curso de Licenciatura em Química, construídos a partir de um jogo comercial em formato de livro-caixinha® chamado Jogo das Inferências. Foi possível verificar que o emprego do jogo como ponto de partida para a escrita dos casos facilitou e impulsionou discussões e ideias durante a prática. Os discentes produziram bons casos com temáticas voltadas para os aspectos socioambientais. Este trabalho torna-se relevante por trazer uma abordagem diferenciada para estimular os estudantes a compreenderem o processo de escrita criativa e resolução de casos para suas futuras aulas.</p> Ingrid Derossi, Fernanda de Faria Copyright (c) 2025 Ingrid Derossi, Fernanda de Faria https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1709 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000 GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE DESENHO TÉCNICO https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1144 <p class="p1">Este artigo traz o recorte de uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Aquidauana, na qual <span class="s1">buscou-se</span> analisar possibilidades didático-pedagógicas de integração curricular de disciplinas técnicas e gerais do curso Técnico Integrado em Edificações. O estudo foi desenvolvido durante o ano de 2021 por meio de atividades remotas, devido à pandemia de Covid-19. Neste recorte<span class="s1">,</span> apresentamos a experiência <span class="s2">na utilização</span> de <span class="s2">3</span> <span class="s1">três </span>atividades gamificadas desenvolvidas <span class="s2">junto aos</span> <span class="s1">com </span>estudantes de uma turma do referido curso, na unidade curricular de Desenho Técnico Civil III. <span class="s2">As</span> <span class="s1">Essas </span>atividades foram <span class="s2">desenvolvidas </span><span class="s1">aplicadas em </span><span class="s2">por meio de</span> Formulários <span class="s1">do </span>Google, por meio da narrativa gamificada de que os estudantes <span class="s2">iriam realizar</span> <span class="s1">realizariam </span>estágio em um escritório de engenharia e precisariam resolver problemas relacionados aos desenhos técnicos de estruturas. Nos Formulários, diferentes caminhos eram propostos de acordo com a resposta de cada estudante. Essa narrativa foi bem aceita pelos discentes, <span class="s1">aumentou</span> a participação nas aulas e discussões síncronas, <span class="s1">melhorou</span> consideravelmente a explicitação, <span class="s1">da parte dos</span> estudantes, <span class="s1">em relação às </span><span class="s2">quanto as suas</span> dificuldades mais recorrentes sobre a temática da disciplina. Devido ao envolvimento do pesquisador/professor ao objeto pesquisado, bem como a análises descritivas realizadas, esse estudo possui características de uma pesquisa qualitativa, <span class="s1">iniciada </span><span class="s2">na qual iniciamos</span> por um levantamento bibliográfico <span class="s1">referente ao </span><span class="s2">acerca do</span> significado de gamificação, seguindo da construção de atividades gamificadas e análises do desenvolvimento dessas atividades junto aos estudantes.</p> Felipo Lovatto, Anderson Martins Corrêa, Vanir Garcia, Adelson Candido Mesquita Copyright (c) 2025 Felipo Lovatto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1144 Wed, 14 May 2025 00:00:00 +0000