Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec <p>O periódico Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC é uma publicação quadrimestral (a partir de 2019) do Programa de Pós-Graduação <em>Stricto Sensu</em> em Ensino Científico e Tecnológico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo – RS, classificada no estrato <strong>A4</strong> no Qualis CAPES.</p> <p> </p> pt-BR krause@santoangelo.uri.br (João Carlos Krause) fabiocesarjunges@san.uri.br (Fábio César Junges) Fri, 22 Dec 2023 13:48:11 +0000 OJS 3.2.0.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE FÍSICA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE ACÚSTICA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/601 <p>Este trabalho é um relato de experiência que teve como objetivo elaborar um instrumento para o ensino de física, desenvolvido por licenciandos em Física de uma universidade pública na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Ciências. O trabalho se justifica na medida que o ensino de Física baseado unicamente em aulas expositivas não garante que os estudantes desenvolvam os subsídios cognitivos necessários para a aprendizagem, reforçando a necessidade de que o ensino baseado unicamente na transmissão precisa ser superado. Portanto, neste trabalho foi construída uma História em Quadrinhos tendo como tema a acústica, o uso desse recurso visa desenvolver o interesse dos alunos e permitir o seu protagonismo em seu processo de aprendizagem. A HQ foi desenvolvida no <em>software</em> <em>Inkscape, </em>que é um editor de gráficos vetoriais de qualidade profissional para <em>Linux</em>, <em>Windows</em> e <em>MacOS, </em>sendo gratuito e de código aberto. Além de elaborado e impresso o recurso, socializamos o processo de construção em um minicurso destinado a professores e estudantes da área do ensino de ciências. Como objeto de análise consideramos tanto o processo de elaboração do instrumento, quanto o processo de socialização deste no minicurso, a partir da observação e notas tomadas nesse encaminhamento. Nossos resultados indicam que esse instrumento pode favorecer ao leitor e ao professor, um amplo leque de ações cognitivas, como análise, interpretação, imaginação, favorecendo a contextualização da física, ou seja, dos conceitos de acústica e situações vivenciadas no cotidiano.</p> Néryla, Evellyn, Edson, Renan Copyright (c) 2023 Néryla, Evellyn, Edson, Renan https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/601 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/661 <p>Neste relato de experiência, destacaram-se as percepções adquiridas durante a realização do Estágio Supervisionado em Ciências, conduzido em uma instituição de ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O propósito do estágio consistiu em alcançar uma compreensão prática do ambiente de docência, bem como das complexidades inerentes à profissão docente. O cerne deste artigo reside na análise da metodologia subjacente ao projeto de intervenção didática, que foi desenvolvido e implementado durante o estágio. Paralelamente, foram discutidos os obstáculos identificados no processo de concretização desse projeto, delineando possíveis justificativas para os desfechos observados. Adicionalmente, abordaram-se os aspectos sociopolíticos que permeiam a modalidade EJA, realçando a relevância do estágio curricular no âmbito da formação de licenciandos.</p> Pedro Gaspechoski, Tiago Venturi Copyright (c) 2023 Pedro Gaspechoski, Tiago Venturi https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/661 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/616 <p>A educação precisou se adequar de forma emergencial e estabelecer novos rumos nos seus processos, após a suspensão dos encontros presenciais em cumprimento as orientações sanitárias, conforme as restrições apresentadas pelo período pandêmico da Covid-19, sendo necessário dispor de condutas remotas para continuidade do período letivo e diminuição dos possíveis impactos produzidos. Neste sentido, o estudo objetiva avaliar a inserção de recursos digitais na prática docente de cursos de saúde técnicos após a autorização do retorno das aulas durante a pandemia. Trata-se de uma reflexão sobre os procedimentos práticos adotados e o percurso metodológico nos cursos de saúde do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEPES) da Bahia, durante a realização do estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Como resultados, ressalta-se que apesar das dificuldades encontradas no processo construtivo educacional, as realidades institucionais, as habilidades expostas pelos discentes e o uso de metodologias que incentivam a participação ativa junto a contextualização dos temas, facilitam a compreensão e potencializam os meios de ensino-aprendizagem. Contudo, ainda se faz necessário adequar normativas relacionadas sem comprometimentos e atrasos no itinerário formativo.</p> Tamara Guimarães Silva, Grégory Alves Dionor, Liziane Martins Copyright (c) 2023 Tamara Guimarães Silva, Grégory Alves Dionor, Liziane Martins https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/616 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/677 <p>Esta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) tem como objetivo avaliar os artigos da literatura nacional sobre a resolução de problemas de preservação ambiental, principalmente aqueles relacionados à conscientização para segregação de resíduos sólidos urbanos (RSUs) e seu aproveitamento.A metodologia seguiu um protocolo de pesquisa orientado por quatro questões de pesquisa referentes às estratégias aplicadas à segregação de RSU, relação destas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aplicação na Educação Básica e sua avaliação de eficácia. Foram aplicados critérios de seleção e qualificação para selecionar artigos de experiências práticas de Educação Ambiental em escolas relacionadas com a conscientização para conservação/preservação ambiental. Foram encontradas 88 estratégias em 33 artigos agrupadas em sete tipos. Os dados mostram que há uma tendência nos artigos analisados a destinar atividades socioambientais a alunos acima dos 6 anos de idade. Em 39% das pesquisas os RSUs foram usados em atividades de maneira indireta e em 49% a estratégia foi direcionada diretamente. Em 67% dos trabalhos relatam que houve mudança comportamental nos alunos e em 45% os temas sugeridos integraram-se aos conteúdos escolares. As práticas escolares demonstradas apontam uma lacuna para a realização de pesquisas sobre trabalhos comunitários e de estudos com maior agrupamento de alunos.</p> Herickson Akihito Sudo Lutif, Tiago de Oliveira, Maraisa Gonçalves Copyright (c) 2023 Herickson Akihito Sudo Lutif, Tiago de Oliveira, Maraisa Gonçalves https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/677 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/842 <p>No cenário das políticas educacionais curriculares brasileiras a Base Nacional Comum Curricular é uma questão recente. Considerando essa problemática é de suma importância que esse campo seja explorado com pesquisas abordando o seu contexto de elaboração e efetivação, além disso em se tratando de BNCC do Ensino Médio esse tema torna-se mais ainda hodierno dado que essa etapa de ensino está passando por uma grande reforma curricular. Diante desse cenário, o objetivo desta pesquisa é analisar a proposta de ensino presente no texto referente a área de Ciências da Natureza e suas tecnologias apresentado na versão atual da BNCC do Ensino Médio. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tendo como forma de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental. Ao final constatou-se que, de modo geral, apesar do texto da BNCC remeter para um ensino interdisciplinar entre as disciplinas Física, Química e Biologia e também outras áreas do conhecimento, muitos temas importantes para a área foram silenciados ou reduzidos do referido documento.</p> Paula Trajano de Araújo Alves, Solonildo Almeida da Silva, Sandro César Silveira Jucá Copyright (c) 2023 Paula Trajano de Araújo Alves, Solonildo Almeida da Silva, Sandro César Silveira Jucá https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/842 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE: INTERFACE PARA A QUALIDADE DE VIDA DO ALUNO ADOLESCENTE. https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/687 <p>A adolescência constitui-se em uma fase com diversas alterações, essas quando observadas durante o processo de problematização, elaboração e implementação de políticas públicas podem influenciar na qualidade de vida do adolescente. O objetivo foi analisar estudos referentes às políticas de educação e saúde que gerem reflexos para a qualidade de vida do aluno adolescente. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica narrativa. Como resultados&nbsp; destaca-se o Programa Saúde na Escola (PSE) com potencialidade de promover qualidade de vida ao aluno adolescente; a necessidade de inserção do tema transversal relacionado à saúde no currículo escolar e o desenvolvimento deste de forma interdisciplinar, pautado na realidade do aluno adolescente; a necessidade do planejamento integrado dos setores da educação e saúde; &nbsp;a formação de rede de apoio para promoção da saúde refletindo no desenvolvimento de um cidadão responsável com hábitos de vida saudáveis e capaz de mudar o contexto em que vive. Um aspecto com destaque nos textos analisados é o desconhecimento dos profissionais da educação, da saúde e dos gestores dessas, sobre os objetivos e diretrizes das políticas estudadas. Fato que pode influenciar na efetividade de tais políticas em relação ao reflexo sobre a qualidade de vida do aluno adolescente.</p> Fernanda Cristina Foss De Zorzi, Jaqueline Copetti Copyright (c) 2023 Fernanda Cristina Foss De Zorzi, Jaqueline Copetti https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/687 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 EFEITOS DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE ONDAS SONORAS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1455 <p class="ResumoRevista" style="text-indent: 0cm; margin: 0cm 14.1pt .0001pt 14.2pt;"><span style="font-size: 10.0pt;">O objetivo desta investigação foi <a name="_Hlk135587984"></a>compreender como as atividades investigativas podem auxiliar os alunos a superarem suas concepções errôneas em relação à Natureza, Propagação e Qualidades do Som. Para tanto, foi elaborada e aplicada uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com foco em experimentos. Esta pesquisa teve caráter misto e delineamento quase-experimental, fazendo-se uso de grupos controle e experimental. Os dados foram coletados a partir de um questionário, aplicado tanto no pré-teste quanto no pós-teste. Como métricas de análise, foram utilizados o ganho normalizado de aprendizagem (<em>g</em>) e o tamanho do efeito (<em>d</em> de Cohen). Os resultados mostram maior ganho de aprendizagem na turma que recebeu a SEI em comparação com a que não recebeu, sendo verificado ainda um efeito muito grande da SEI nesta turma. Tais resultados permitem inferir que os alunos da turma experimental possivelmente superaram mais suas concepções errôneas em relação à turma controle.</span></p> Tamires Sandes dos Santos, José Uibson Copyright (c) 2023 Tamires Sandes dos Santos, José Uibson https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1455 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 A NATUREZA DAS PERGUNTAS FORMULADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1051 <p>Este trabalho apresenta discussões decorrentes da formulação de perguntas feitas por alunos de ensino fundamental em aulas de Ciências. O estudo foi desenvolvido a partir de três observações que foram gravadas em duas turmas do ensino fundamental, e a partir disso, as perguntas foram classificadas, conforme sua natureza individual, em sete categorias. Os resultados alcançados com a utilização dessa metodologia apontam que os estudantes fazem diversas perguntas associativas e preditivas, que não se vinculam com conhecimentos anteriores, mas sim com vivências, ou perguntas que formam suposições a partir do que é tratado. Além disso, o trabalho esboça a falta de formação de opinião dos alunos, indicando um caminho que pode ser seguido pela Educação.</p> Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Victor Hugo Fernandes Bonamigo Copyright (c) 2023 Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Victor Hugo Fernandes Bonamigo https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1051 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 LIVRO INTERATIVO DE GEOMETRIA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/906 <p>Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de construção e descrição do Recurso Educacional Digital (RED): <em>l</em><em>ivro Interativo de Recursos para Geometria. </em>Esta pesquisa é qualitativa e tem caráter descritivo. A elaboração do RED baseou-se nas etapas: ideação; organização; modelagem; e implementação; com o uso de <em>softwares </em>e plataformas gratuitas. A produção das atividades fundamentou-se nas múltiplas representações, como forma de enriquecer didaticamente a proposta, portanto, a Geometria foi explorada por meio de diferentes representações, figuras dinâmicas, elementos de jogos e interação. Além disso, as atividades estão alinhadas às habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular. Como implicações desta pesquisa, ressalta-se a necessidade de estimular professores da Educação Básica a serem curadores de seus materiais pedagógicos digitais, como forma de favorecer a inovação, a criatividade e a autonomia.</p> Paula Iriane Sousa Teixeira, Juscileide Braga de Castro, Milena Vasconcelos Gomes Copyright (c) 2023 Paula Iriane Sousa Teixeira, Juscileide Braga de Castro, Milena Vasconcelos Gomes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/906 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 PRODUÇÃO E USO DE E-BOOK INTERATIVO NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA O RECONHECIMENTO DA QUÍMICA NO ÂMBITO PROFISSIONAL. https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1274 <p>Esta pesquisa objetivou analisar o e-book como recurso para contextualizar o Ensino de Química e sua importância nas diversas profissões que existem, por meio de apresentação de um produto educacional para alunos. Um produto educacional (e-book) desenvolvido foi enviado para os educandos, e foi avaliada a situação do seu conhecimento sobre a Química e profissões em dois tempos (antes e após o uso do e-book). Um total de 58 alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio participaram. Os resultados afirmaram aumento significativo no reconhecimento dos educandos quanto às aplicações e relações da Química com cinco profissões: Medicina, Direito, Engenharia, Agronomia e Psicologia. Foi possível concluir que houve mudança pensamento dos educandos em relação às profissões que foram apresentadas no e-book.</p> Graziele de Carvalho Borges, Giseli Capaci Rodrigues Copyright (c) 2023 Graziele de Carvalho Borges, Giseli Capaci Rodrigues https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1274 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 ANÁLISE DE ELEMENTOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM ALMANAQUES DA TURMA DA MÔNICA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1190 <p class="ResumoRevista" style="text-indent: 0cm; margin: 0cm 14.1pt .0001pt 14.2pt;">Este artigo apresenta uma análise de revistas de histórias em quadrinhos de grande circulação no Brasil e no exterior, destacando os elementos científicos presentes nessas publicações que podem ser utilizados como formas de ensino não formal. Para isso, foram examinadas 33 revistas do tipo almanaque da Mônica no período de 2009 a 2020. Não foram analisados exemplares dos anos de 2015 e 2016, pois não havia exemplares gratuitos e as pesquisadoras não os possuíam em seu acervo. Os números disponíveis foram organizados em categorias de acordo com características semelhantes. Foi possível constatar que, mesmo sem a intenção explícita de ensinar, a maioria das revistas continham histórias que incorporaram apenas conceitos científicos nas temáticas da revista, no entanto, fazem de maneira equivocada e perpetuam com uma visão tecnicista da ciência e masculina de cientista. Como proposta, este trabalho apresenta possíveis formas de utilização dos episódios selecionados em sala de aula, além de reflexões sobre o impacto de alguns elementos na divulgação da ciência.</p> Ingrid Derossi, Hellen Freitas Franco Copyright (c) 2023 Ingrid Derossi, Hellen Freitas Franco https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1190 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/887 <p class="ResumoRevista" style="text-indent: 0cm; margin: 0cm 14.1pt .0001pt 14.2pt;"><span style="font-size: 10.0pt;">As transformações sociais, educacionais e midiáticas que permeiam a atualidade exigem a competência de se fazer uso das tecnologias digitais, tanto no processo formativo do docente, como em sua prática didático-pedagógica. Com o uso das tecnologias digitais, perpassada pela adequação às proposições da Base Nacional Comum Curricular, faz-se necessário qualificar o processo de ensino e de aprendizagem, através da formação continuada do docente para atuar em sala de aula e utilizar metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida, no contexto do Ensino Híbrido. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação continuada dos docentes, sujeitos desta pesquisa, para o uso do modelo de Ensino Híbrido Sala de Aula Invertida. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com abordagem qualiquantitativa. Os sujeitos da investigação são trinta e cinco docentes do Ensino Fundamental, anos finais, atuantes na rede municipal de Pelotas/RS. Os dados coletados evidenciaram que o uso das tecnologias digitais e do modelo híbrido Sala de Aula Invertida, ainda está aquém das ações docentes, fato que demonstra a imprescindibilidade de processos formativos continuados.</span></p> João Ladislau Barbará Lopes, Sônia Regina Fonseca Pereira Copyright (c) 2023 João Ladislau Barbará Lopes, Sônia Regina Fonseca Pereira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/887 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 O POTENCIAL PEDAGÓGICO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1071 <p>Os Jogos Didáticos (JD), em especial no Ensino de Ciências (EC), têm-se apresentado como uma metodologia de ensino potencializadora, pois tem como intuito (re)significar os conceitos científicos e possibilitar ao aluno a apropriação destes. Nesse sentido, este trabalho apresenta um estudo acerca do uso de JD por meio da análise dos Trabalhos de Conclusão de EstágioTCE) de um Curso de Ciências Biológicas de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. Objetivamos evidenciar se os JD possuem potencial pedagógico para o EC para o uso no transcurso dos processos de ensino e de aprendizagem. Foram analisados 40 TCE dos quais emergiram 21 JD utilizados para abordar diferentes conteúdos que compõem o EC. Emergiram cinco (5) categorias assim descritas: (I) Tipo de JD; (II) Conteúdos; (III) Séries do Ensino Fundamental (EF); (IV) Tipo de Uso Pedagógico e (V) Metodologia do Jogo. Percebemos que em sua grande maioria foram utilizados JD para trabalhar conceitos envolvidos no conteúdo de Corpo Humano. Entendemos que os resultados foram positivos pois o uso dos JD no EC demonstrou que estes têm potencial pedagógico e podem motivar ainda mais professores a adotá-los como estratégias de ensino para atingir a significação dos conceitos científicos envolvidos no EC.</p> Alessandra Regina Reichert, Letiane Lopes Da Cruz, Roque Ismael da Costa Güllich Copyright (c) 2023 Alessandra Regina Reichert, LETIANE LOPES DA CRUZ, Roque Ismael da Costa Güllich https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1071 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 UM JOGO DE MEMÓRIA PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1066 <p>O artigo, traz resultados apresentados por um grupo de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, constatados a partir da aplicação de um jogo de memória desenvolvido, tendo em vista a verificação de aprendizagem conceitual e procedimental. A finalidade do texto é ressaltar a aprendizagem obtida e as possibilidades na ancoragem de novas informações, considerando os aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, sendo o conhecimento prévio um fator primordial no processo de ancoragem, para que de fato, ocorra a assimilação de novas informações de maneira significativa. Nesse sentido, as informações contidas neste texto são um recorte de uma pesquisa realizada no curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Salientamos que o estudo também integrou o uso da identificação de ideias prévias dos participantes com um questionário aplicado através da plataforma online Mentímeter. A análise foi realizada com base nos dados obtidos do questionário e da aplicação do jogo. Sendo assim, os resultados mostram as contribuições do jogo para a aprendizagem significativa do conteúdo “fauna regional”.</p> Luciano Pavnoski, Thaís Rafaela Hilger, Neila Tonin Agranionih, Silvia Zamberlan Costa Beber Copyright (c) 2023 Luciano Pavnoski, Thaís Rafaela Hilger, Neila Tonin Agranionih, Silvia Zamberlan Costa Beber https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1066 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 A TEMÁTICA VACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA (RSL) https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1162 <p>O Ensino de Ciências nos dias atuais deve promover a criticidade, tomada de decisão e argumentação científica, não há mais espaço para um ensino centrado na passividade e memorização, que não trabalhe as questões da Ciência sem um contexto cotidiano que aborde pautas sociais, econômicas, ambientais, políticas e de saúde. Questões sociocientíficas, como a vacina, se destacam quando ocorrem pandemias como da Covid-19 e destacam lacunas no âmbito educacional no que tange às discussões possíveis. O objetivo da pesquisa foi identificar como a temática vacina vem sendo abordada no contexto do Ensino de Ciências nos últimos dez anos em periódicos nacionais. Como percurso metodológico, pautou-se na abordagem qualitativa e exploratória, utilizando-se da pesquisa bibliográfica pela revisão sistemática da literatura (RSL) e os dados foram discutidos pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a temática tem sido pouco explorada no Ensino de Ciências, com destaque para o período da pandemia, sendo trabalhada a partir de estratégias didáticas, como jogos, memes e investigação, buscando a alfabetização científica, como possibilidade para um ensino crítico, reflexivo e ativo do estudante, que possa se posicionar diante da temática vacina e outras na sua vida.</p> Simone Moreira Pereira, Katiuscia dos Santos de Souza Copyright (c) 2023 Simone Moreira Pereira, Katiuscia dos Santos de Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1162 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 UM PANORAMA DE DUAS DÉCADAS DE PESQUISAS NAS QUAIS SCIENTIFIC LITERACY É UMA NOÇÃO CENTRAL. https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/690 <p>No Brasil, o tema <em>scientific literacy</em> começou a aparecer nas pesquisas em educação científica nos anos 1990. Desde então, duas expressões relacionadas a esse conceito são utilizadas em português: alfabetização científica, a mais utilizada; e letramento científico, que aparece em um número crescente de trabalhos nos últimos anos. Este artigo apresenta uma análise quantitativa de pesquisas brasileiras publicadas em português entre 2000 e 2019, para as quais <em>scientific literacy</em> é uma noção central. Para isso, foram utilizadas quatro bases de dados: Scopus, Web of Science, EBSCO e Google Scholar. Através da leitura de títulos, resumos e palavras-chave de dissertações de mestrado, teses de doutorado, trabalhos completos publicados em anais de congressos e trabalhos publicados em periódicos, a análise visou observar se estavam explícitos nesses campos as disciplinas e etapas de ensino que foram estudadas, o tema educacional focalizado no estudo e o tipo de abordagem de ensino de ciências. Os resultados mostram que ambos os grupos incorporam contribuições da divulgação científica e do movimento CTS e as disciplinas que mais aparecem são biologia e química. Entre os trabalhos sobre letramento científico, há bem mais estudos envolvendo o ensino superior e também se destacam as abordagens envolvendo questões de linguagem.</p> Rodrigo Bastos Cunha Copyright (c) 2023 Rodrigo Bastos Cunha https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/690 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 O USO DAS TIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO DE PANDEMIA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS? https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260 <p>A utilização das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) apresenta-se como possibilidade interessante no processo de ensino-aprendizagem na modalidade remota, minimizando os efeitos do distanciamento social ocasionado em tempos de pandemia da COVID-19, especialmente nas aulas de ciências, cuja complexidade dos conteúdos pode ser amenizada com a utilização de algumas plataformas e aplicativos. O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a percepção dos professores da disciplina ciências sobre o uso das TIC e os desafios encontrados no ensino remoto, além de investigar quais ferramentas digitais eles mais utilizaram em suas aulas durante o período da pandemia. Com uma abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa foi realizada com a aplicação de entrevista semiestruturada a professores de ciências do ensino fundamental anos finais, considerando as experiências destes no ensino remoto excepcional em função da pandemia nos anos 2020/2021. Os resultados demonstram que os professores possuíam receio na utilização das TIC no ensino e sentiram muita dificuldade em utilizar os recursos digitais, pois, a grande maioria dos estudantes não possuíam meios de acessar a internet. Contudo, diante da necessidade imposta pela pandemia, os professores utilizaram com frequência o WhatsApp para tirar dúvidas, percebendo assim a importância desse aplicativo.</p> Graciele Rosa de Souza, Rosangela Vieira de Souza Copyright (c) 2023 Rosangela Vieira de Souza, Graciele Rosa de Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1260 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A LÍNGUA PORTUGUESA NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1235 <p>O Pensamento Computacional (PC) vem sendo apontado como proposta significativa no processo educativo por meio de suas habilidades estruturantes voltadas para a resolução de problemas. O PC é considerado como a nova alfabetização do século XXI, mostrando-se capaz de se fazer presente de forma significativa em áreas diversas, especialmente na da educação. Este artigo relata os resultados da primeira etapa da investigação que tem por objetivo investigar as publicações científicas acerca do uso do PC no ensino da Língua Portuguesa para alunos sob medida socioeducativa de privação de liberdade. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, bibliográfica quanto aos procedimentos em que se fez uso da revisão sistemática de literatura (RSL) para o mapeamento de publicações. O questionamento norteador envolveu a discussão sobre as dificuldades inerentes ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa e o uso do pensamento computacional em práticas didáticas para alunos do sistema socioeducativo. A base de dados utilizada foi o Google Acadêmico. As dificuldades apresentadas no processo de ensino da Língua Portuguesa de alunos em cumprimento de medida socioeducativa reiteram a importância da discussão da temática e as possibilidades envolvidas na inserção do PC no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados da revisão sistemática da literatura com relação as dificuldades no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa e a linguagem de estudantes do sistema socioeducativo apontam para questões relacionadas a preconceitos linguísticos tanto por parte dos adolescentes, que cumprem medida de privação de liberdade, como pelos professores. Destaca-se que o uso do PC apresenta resultados na Educação Básica amparados por recursos pedagógicos que contribuem e estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico e interpretação textual, mas, as publicações científicas se apresentaram tímidas ao abordarmos o público alvo de alunos em cumprimento de medida socioeducativa. Conclui-se que foi possibilitada a inferência de que o PC oferece o apoio a demandas apontadas no aprendizado da Língua Portuguesa, bem como de práticas socioeducativas e de inclusão do estudante do sistema socioeducativo. A utilização do PC envolve também as habilidades estruturantes de reconhecimento de padrões e da abstração na releitura das variações dialetais que o estudante traz de seu convívio social. Depreende-se a importância da pesquisa e o desenvolvimento de conhecimento científico acerca do uso do PC e seus desdobramentos para a alunos da Educação Básica em situação de cumprimento de medida socioeducativa.</p> Ícaro Kürten Gelosa, Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher Copyright (c) 2023 Ícaro Kürten Gelosa, Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1235 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE ENGENHARIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA NA IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS. https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/859 <p>O papel dos docentes de Engenharia frente às transformações sociais e sua atuação na construção de um ensino disruptivo de padrão é essencial à formação de profissionais que atendam as competências demandadas. O objetivo dessa pesquisa é indicar as preferências dos professores de Engenharia no que concerne à novas estratégia de ensino. A investigação foi realizada através da aplicação de questionário via formulário online. Devido ao período de aplicação do questionário durante a pandemia de Covid-19, além de questões focadas no ensino, avaliou-se também as estratégias de ensino remoto. Como resultados, foram identificadas questões acerca da formação dos docentes e como estas influenciam nas práticas enquanto docentes, avaliando-se como estas se encaixam enquanto metodologia ativa e suas possibilidades de utilização em um contexto do ensino remoto. Com a pesquisa, foi possível perceber que a formação de bacharelado dos entrevistados influencia diretamente nas metodologias utilizadas e que é preciso investir na formação pedagógica dos engenheiros docentes.</p> Thomas Leonardo Marques de Castro Leal, Vanessa Nascimento Silva Copyright (c) 2023 Thomas Leonardo Marques de Castro Leal, Vanessa Nascimento Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/859 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 A ALQUIMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/460 <p>Considerando a importância da Alquimia e seu contexto histórico, a presente pesquisa teve como objetivo compreender como a Alquimia é explorada nas obras didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Para análise dos livros didáticos, utilizamos como critério as marcas da historiografia tradicional apontadas por Beltran, Saito e Trindade (2014), e os livros didáticos foram identificados pelas letras LD, seguidas por um código numérico: LD1, LD2, LD3, LD4, LD5, LD6. Pela análise dos livros didáticos, identificaram-se características da perspectiva historiográfica tradicional, consideradas ultrapassadas por Beltran, Saito e Trindade (2014), o que evidencia que, de modo geral, não há importante valorização da nova historiografia da ciência. Verificou-se que, em LD4, a Alquimia não é contemplada em nenhum dos capítulos, enquanto que apenas LD5 apresenta poucos aspectos da antiga historiografia, evidenciando que os autores buscaram inserir a nova historiografia da ciência em sua abordagem. De modo geral, os livros didáticos analisados fazem uma abordagem da Alquimia que carece de informações históricas e ainda é permeada por aspectos da antiga historiografia da ciência.</p> Washington Lombarde, Neide Maria Michellan Kiouranis Copyright (c) 2023 Washington Lombarde, Neide Maria Michellan Kiouranis https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/460 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 COMÉRCIO DE ESPÉCIES ORNAMENTAIS NA REGIÃO AMAZÔNICA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1313 <p>O presente estudo objetivou caracterizar o comércio de espécies ornamentais comercializados em lojas de aquarismos na cidade de Belém-PA. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários em 11 lojas, durante os meses de abril e maio de 2022. Os questionários abordaram perguntas objetivas e subjetivas. Para catalogar as espécies comercializadas, registrou-se o nome vulgar dos espécimes. Para identificação dos nomes científicos das espécies utilizou-se as plataformas do Sistema Integrado de Informação Taxonômica (ITIS). O comércio de peixes ornamentais em Belém foi representado por 10 ordens, 24 famílias e um total de 76 espécies. Evidencia-se uma dominância de espécies da Ordem Perciformes e das Famílias Cichlidae, Characidae e Cyprinidae. As espécies dulcícolas com o menor valor de mercado são o neon-cardinal <em>Paracheirodon axelrodi </em>(R$ 3,00) e o barbus-cereja <em>Puntius titteya</em> (R$ 3,50) e a espécie marinha foi o cirurgião-patela <em>Paracanthurus hepatus </em>(R$ 1.600,00). Os principais estados fornecedores de peixes ornamentais são Rio de Janeiro e São Paulo. Conclui-se que o monitoramento das atividades econômicas envolvendo peixes ornamentais, além de fornecer subsídios para planos de conservação e manejo, podem gerar bases para instigar o mercado regional a desenvolver pacotes tecnológicos para suprir a demanda de Belém-PA.</p> Felipe Antônio da Silva Júnior, Rafael Anaisce Copyright (c) 2023 Felipe Antônio da Silva Júnior, Rafael Anaisce https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1313 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 ENSINO E PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963 <p>O pós-pandemia representa um período de notável reconfiguração nos paradigmas de ensino e aprendizagem. Recentemente, observou-se uma série de transformações educacionais: inicialmente, a transição do Ensino Tradicional para o Remoto, seguida pela adoção do Ensino Híbrido e o subsequente retorno ao formato presencial. No contexto dessas complexidades, os educadores deparam-se com novos desafios. Assim, esse estudo objetivou investigar as percepções docentes acerca das modalidades de ensino e pandemia, à luz da retomada das atividades presenciais e do surgimento de variantes do vírus SARS-CoV-2. Os dados foram obtidos por meio de um questionário. Grande parte dos docentes demonstrou familiaridade sobre o Ensino Híbrido, entretanto, ocorrem confusões com o Ensino Remoto e o Ensino a Distância. Evidenciou-se que os docentes tiveram receio diante do retorno ao ensino presencial, principalmente pela permanência do medo da contaminação pelo vírus. Os participantes ressaltaram a necessidade de apoio com questões relacionadas à pandemia e com os desafios no pós-pandemia. Os dados mostraram que o cenário educacional vigente proporciona uma reflexão acerca dos processos de ensino e aprendizagem, possivelmente representando um gérmen de cristalização conducente à concretização de transformações substanciais na estrutura escolar preconcebida. </p> Aline da Silva Goulart, Kellen Mariane Athaide Rocha, Fernanda Fetterman, Andreia Caroline Fernandes Salgueiro, Vanderlei Folmer Copyright (c) 2023 Aline da Silva Goulart, Kellen Mariane Athaide Rocha, Fernanda Fetterman, Andreia Caroline Fernandes Salgueiro, Vanderlei Folmer https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/963 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO PARA O PÚBLICO INFANTOJUVENIL POR MEIO DO SITE ANIMAIS EM CIÊNCIA. https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1139 <p>Os debates sobre dos animais de laboratório são cercados de desinformação. Porém, é inevitável admitir que animais são parte do processo realizado em diversas pesquisas, e o valor de seu uso para a ciência e a sociedade é incalculável. Por isso, faz-se necessário que estratégias de divulgação científica venham a ser adotadas, a fim de minimizar a problemática da desinformação. A tecnologia é uma ferramenta indispensável na atualidade e, por isso, propomos utilizá-la como um caminho para a aproximação do público com a Ciência em Animais de Laboratório (CAL). Por isso, este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de criação de um site de divulgação científica para o segmento infantojuvenil na temática CAL e avaliar a percepção dos usuários quanto a navegabilidade. No site, é possível acessar conteúdo cientificamente correto e apropriado ao público, por meio de vídeos, curiosidades, materiais didáticos para professores entre outros. O site foi avaliado por profissionais da área de educação, a fim de ser validado e aprimorado. Este trabalho leva em conta que o investimento em educação científica significa incremento de atitudes de cidadania, e isso contribui diretamente na qualidade de vida da sociedade.</p> Natalia Lopes de Carvalho, Etinete Nascimento Gonçalves, Mariana Conceição Souza Copyright (c) 2023 Natalia Lopes de Carvalho, Etinete Nascimento Gonçalves, Mariana Conceição Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1139 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 DIVULGAÇÃO E FORMAÇÃO CIENTÍFICA NAS REDES SOCIAIS https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/986 <p>As ações de divulgação científica que utilizam as mídias sociais estão sendo organizadas por grupos de pesquisadores que investigam o tema e propõem estratégias de organização e articulação entre os divulgadores científicos que assumiram esta tarefa. O objetivo deste estudo foi o de analisar as ações de colaboração nas narrativas digitais criadas pelos divulgadores científicos do Science Vlogs Brasil (SVBR). Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa narrativa adaptada à cultura digital, com abordagem qualitativa e elementos da ARS (Análise das Redes Sociais). Foram selecionados 30 canais participantes do SVBR, correspondendo a 51% dos canais participantes que estavam ativos no momento da pesquisa. Os resultados indicam que a proposta do projeto apresenta objetivos convergentes com a dinâmica das redes sociais e compreensão do formato das mídias sociais, abrangendo os elementos essenciais para construir estratégias de divulgação nesses espaços, embora a dinâmica das relações entre os canais e algumas escolhas para a construção das suas narrativas digitais sejam divergentes da proposta do projeto e da própria escolha de estratégias de divulgação para ocupar as redes sociais.</p> Ana Beatriz Gomes Carvalho, Sthenio, Thelma Panerai Alves Copyright (c) 2023 Ana Beatriz Gomes Carvalho, Sthenio, Thelma Panerai Alves https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/986 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/447 <p class="ResumoRevista" style="text-indent: 0cm; margin: 0cm 14.1pt 0cm 14.2pt;">A partir do entendimento de que a Modelagem Matemática está associada à busca por uma solução para um problema e que, nessa busca, é requerido o uso de um conjunto de procedimentos, trazemos uma discussão em torno de duas atividades de modelagem matemática que foram desenvolvidas no âmbito de um projeto de Iniciação Científica, o qual se fundamenta na ideia de que a integração de recursos tecnológicos à Modelagem Matemática para além de favorecer mobilização de conhecimentos diversos, promove geração de signos. São sobre esses signos, produzidos ao longo de atividades de modelagem matemática, que direcionamos o nosso olhar. Contudo, a nossa interpretação sobre signo segue apoiada na teoria semiótica peirceana; de que o signo é algo que representa alguma coisa a alguém. Para discutir acerca de aspectos relacionados a tal produção de signos (interpretantes), mediada pela tecnologia, evidenciamos os signos (interpretantes) que seguem atrelados ao exercício de busca por uma resposta para o problema em estudo. Como resultados inferimos que os interpretantes produzidos manifestam (des)conhecimentos e ganham conotações diferentes (imediato, dinâmico e final), sempre relacionados ao que representam ou provocam no intérprete.</p> Ariely Aparecida Caruzo, Michele Regiane Dias Veronez Copyright (c) 2023 Ariely Aparecida Caruzo, Michele Regiane Dias Veronez https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/447 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 INDUTÂNCIA MÚTUA ENTRE SOLENÓIDES CONCÊNTRICOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MODELOS https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1137 <p>No estudo dos fenômenos naturais, o primeiro passo a ser dado para a sua descrição matemática é o uso de modelos ideais. Nos livros didáticos que servem de suporte às disciplinas de física básica nos cursos de graduação na grande área das ciências exatas e naturais quanto na das engenharias, os modelos ideais são bastante utilizados para sedimentar os conceitos básicos do conteúdo estudado. Contudo, neste trabalho procuramos ir um pouco além das prerrogativas do modelo ideal para a descrição do fenômeno eletromagnético da indução mútua. Neste trabalho é apresentado um modelo teórico para indutância mútua entre dois solenóides concêntricos, no qual é levado em conta o cenário em que o raio e comprimento dos solenóides possuem a mesma ordem de grandeza. Ademais, foi realizado uma investigação experimental com o intuito de validar o modelo proposto com base nos dados observados da força eletromotriz induzida nos terminais do solenóide interno devido a variação do fluxo magnético, que atravessa a área delimitada pelas suas espiras, gerado pelo solenóide externo cujos terminais foram conectados a um gerador de função configurado para gerar ondas senoidais.</p> José Wagner Cavalcanti Silva, José David de Araújo, José Ronaldo Souza Nunes, Agda Maria Castro Marques Copyright (c) 2023 José Wagner Cavalcanti Silva, José David de Araújo, José Ronaldo Souza Nunes, Agda Maria Castro Marques https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1137 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 PERFIL DAS PESQUISAS NA LINHA TEMÁTICA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM QUATRO EVENTOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1001 <p>O Encontro Nacional de Ensino de Química e o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física surgem na década de 1980. Na década seguinte, cria-se o principal fórum de discussão sobre ensino de ciências da natureza, o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Em seguida, aparece o Encontro Nacional de Ensino de Biologia. Todos esses eventos contam atualmente com uma linha temática para apresentação de trabalhos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os trabalhos apresentados na linha CTS em edições recentes desses quatro eventos, realizadas em 2020 e 2021. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que se buscou identificar a ocupação acadêmica dos autores dos trabalhos; sua vinculação institucional; níveis de ensino estudados; focos educacionais dos trabalhos; se há ou não escolhas de temas geradores no estudo e quais são os principais temas escolhidos; e se há, nos trabalhos dos quatro eventos, um referencial teórico comum específico da Educação CTS. Os resultados apontam que a USP se destaca como instituição com maior número de trabalhos; Wildson dos Santos é a principal referência da Educação CTS nos quatro eventos; e alimentação, energia, lixo e água estão entre os temas geradores mais escolhidos.</p> Rodrigo Bastos Cunha Copyright (c) 2023 Rodrigo Bastos Cunha https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1001 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1378 <p>O presente trabalho se caracteriza como Revisão Sistemática e tem como objetivo analisar elementos técnicos e pedagógicos de Recursos Educacionais Digitais de Matemática (RED) que explorem Estatística no Ensino Fundamental. Para isso, fez-se buscas nos seguintes repositórios e referatórios: plataforma MEC de RED, Athena, Phet Colorado, Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA), Núcleo de Computação Aplicada (NOAS), Dá licença, Escola Digital, Edumatec e Portal do Professor. Após a seleção, seguindo os critérios de inclusão e exclusão, obteve-se oito RED: Estatística Visual, Nomes no Brasil, <em>Trend</em> do Google, Probabilidade Plinko, CTI Estatística, Estatística Fácil, Divertix e É o bicho 2.0. Estes RED podem ser classificados como: jogos, simulações e páginas da <em>web. </em>A análise dos atributos técnicos, como o tipo de acesso e tecnologias requeridas para o uso dos RED, revelou que a maior parte dos RED tem acesso multiplataforma, funcionando em diferentes sistemas, e 62,5% destes RED podem ser usados de maneira <em>offline</em>. Quanto às questões pedagógicas, os RED possibilitam explorar resolução de situações problemas, criar banco de dados, realizar inferências nos dados, assim como realizar a criação, a análise e a interpretação de gráficos, dentre outros. Essas características podem contribuir para a participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento, a depender da proposta pedagógica do professor.</p> Milena Vasconcelos Gomes, Paula Iriane Sousa Teixeira, Juscileide Braga de Castro Copyright (c) 2023 MILENA VASCONCELOS GOMES, Paula Iriane Sousa Teixeira, Juscileide Braga de Castro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1378 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 PROBLEMATIZAÇÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1170 <p>Este estudo discute as contribuições de atividades problematizadoras para mediação do conhecimento químico na abordagem do aquecimento global e implicações no desenvolvimento de atitudes favoráveis à sustentabilidade ambiental. Participaram da pesquisa estudantes do ensino médio, de uma escola pública da cidade de Caruaru-PE. Os instrumentos para a construção dos dados foram entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os extratos das entrevistas e observação foram analisados, adotando como referencial Bardin. Os resultados obtidos foram analisados em três categorias: Compreensão sobre Aquecimento global; Associação do efeito estufa à manutenção das temperaturas médias globais; Identificação das consequências do aumento do CO<sub>2</sub> na atmosfera. O estudo possibilitou a ressignificação da temática em articulação com conceitos químicos, contribuindo para o aprofundamento e entendimento das principais consequências envolvendo o Aquecimento Global e a urgência da tomada de atitudes que corroborem para o desenvolvimento sustentável.</p> Regina Célia Barbosa de Oliveira, Aidlsne Sabrina Berto Ramos, Agilson Nascimento De Souza Copyright (c) 2023 Regina Célia Barbosa de Oliveira, SRA. AISLAINE, AGILSON NASCIMENTO DE SOUZA https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1170 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DE NORMAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS: UM ESTUDO JUNTO A ALUNAS E ALUNOS EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ASSÍNCRONA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1362 <p>O objetivo deste estudo é analisar a mediação pedagógica de uma professora no desenvolvimento de normas e práticas científicas com estudantes durante uma atividade investigativa assíncrona. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica ocorrida no segundo semestre de 2020, com 23 estudantes do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos. A investigação centrou-se em um jogo para smartphone que envolve conhecimentos de Teoria da Relatividade Restrita. Ancorados em autores que compreendem a atividade científica em uma perspectiva sociologizada, analisamos o diário de campo da professora e as interações verbais dos sujeitos via grupo de <em>WhatsApp</em>. Os resultados obtidos mostram que o caráter assíncrono trouxe desafios relativos ao não acompanhamento da investigação e as interações realizadas em tempos distintos por cada estudante. Por meio de uma mediação pedagógica sensível ao contexto, o grupo foi capaz de solucionar o problema e desenvolver normas e práticas científicas importantes, como analisar, interpretar dados e construir explicações, engajar-se em explicações baseadas em evidências, fazer perguntas, utilizar pensamento matemático e ferramentas de informática. Entendemos que nossos resultados podem auxiliar docentes na ressignificação do ensino, o que se dá por Investigação do desenvolvimento de normas e práticas e da mediação pedagógica compatível com atividades assíncronas.</p> Wanessa Santos Santana, Mirian do Amaral Jonis Silva, Leandro da Silva Barcellos Copyright (c) 2023 Wanessa Santos Santana, Mirian do Amaral Jonis Silva, Leandro da Silva Barcellos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1362 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000 EDITORIAL https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1531 João Carlos Krause Copyright (c) 2023 João Carlos Krause https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1531 Fri, 22 Dec 2023 00:00:00 +0000