Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec <p>O periódico Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC é uma publicação quadrimestral (a partir de 2019) do Programa de Pós-Graduação <em>Stricto Sensu</em> em Ensino Científico e Tecnológico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo – RS, classificada no estrato <strong>A4</strong> no Qualis CAPES.</p> <p> </p> pt-BR encitec2011@gmail.com (João Carlos Krause) fabiocesarjunges@san.uri.br (Fábio César Junges) Tue, 16 Sep 2025 20:50:44 +0000 OJS 3.2.0.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EXPLORANDO A CIÊNCIA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA FOMENTAR O INTERESSE CIENTÍFICO NO ENSINO FUNDAMENTAL NO VALE DO PARANHANA/RS https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2160 <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-size: small;">Este trabalho relata uma experiência realizada em escolas públicas de ensino fundamental do Vale do Paranhana/RS, com o objetivo de aproximar os estudantes da ciência por meio de “Mostras de Ciências” e aulas práticas em laboratório. As atividades consistiram em circuitos interativos, nos quais os alunos tiveram contato com materiais biodidáticos macroscópicos confeccionados em feltro e massa biscuit, seguidos da observação das mesmas estruturas em microscopia óptica. A experiência revelou grande envolvimento dos estudantes, especialmente dos anos iniciais, que demonstraram entusiasmo, curiosidade e participação ativa nas mostras. Já nos anos finais, embora o interesse inicial fosse menor, observou-se maior engajamento durante as aulas práticas contextualizadas com os conteúdos escolares. Ao final das atividades, foi aplicado um questionário a 818 alunos, sendo 357 dos anos iniciais e 461 dos anos finais, sem identificação. Os resultados indicaram que mais de 90% dos estudantes manifestaram desejo de vivenciar com maior frequência atividades práticas e o uso do microscópio, reconhecendo esses momentos como importantes para tornar o aprendizado mais interessante e significativo. A experiência evidenciou o potencial das aulas práticas na popularização da ciência e na promoção de um ambiente escolar mais dinâmico, reflexivo e estimulante para o desenvolvimento do pensamento científico.</span></span></p> Gabriela dos Santos Sant Anna, Camila Correa, Médelin Marques da Silva, Sofia Müller David, Jasmini Becker Rohr Copyright (c) 2025 Gabriela dos Santos Sant Anna, Camila Correa, Médelin Marques da Silva, Sofia Müller David, Jasmini Becker Rohr https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2160 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1713 <p>O estágio de docência (ED) constitui uma parte importante na formação de professores, possibilitando então a integração entre teoria e prática, promovendo assim a reflexão e, muitas vezes, a ressignificação na atuação docente. No currículo da formação do doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec) o ED é obrigatório. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo relatar as vivências e perspectivas durante a experiência na realização do estágio de docência, desenvolvido com estudantes do quarto semestre do curso de Licenciatura em Matemática. A experiência vivenciada pelo professor no estágio de docência é significativa no processo de formação da pós-graduação, visto que proporciona estabelecer reflexões sobre a prática docente. A metodologia utilizada neste trabalho tem abordagem qualitativa e está baseada no relato de experiências das ações do estágio de docência no ensino superior. O ED contribuiu para a revisão de aspectos didático-pedagógicos e fundamentos do ensino, na educação superior, ressignificando minha prática docente.</p> Devacir de Moraes, Jones Willian Soares de Queiroz, Irene Cristina de Mello Copyright (c) 2025 Devacir de Moraes, Jones Willian Soares de Queiroz, Irene Cristina de Mello https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1713 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 DESENVOLVIMENTO DE UM SITE INTERATIVO PARA APRENDER HERANÇA GENÉTICA POR GAMIFICAÇÃO https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2175 <p>Este artigo apresenta o LabGene – WEB, um site educacional gamificado desenvolvido com o objetivo de auxiliar o ensino-aprendizagem de genética. A proposta aborda conceitos de genética clássica a partir de cruzamentos simulados de <em>Drosophila melanogaster</em>, permitindo ao estudante investigar o padrão de herança de diversas características. O site foi estruturado em 5 ambientes: a apresentação da proposta e do organismo de estudo; o “Questionário de Admissão” e as 3 Estações Experimentais que abordam a 1ª Lei de Mendel, a Segregação Independente (2ª Lei de Mendel) e a Herança ligada ao sexo, respectivamente. A cada estação o usuário deve responder perguntas e acumular pontos. Após cada resposta, ele recebe um feedback na forma de vídeo, independentemente de ter acertado ou errado. Neste último caso, ele tem nova oportunidade de responder a mesma pergunta. Ao completar as 3 Estações Experimentais, o usuário ganha o título de <em>Expertise em Genética das Moscas das Frutas.</em> O site relaciona outros elementos de gamificação como personagens e recompensas, acessíveis com recursos digitais. Disponível gratuitamente em formato <em>desktop</em> e <em>mobile</em>, o LabGene - WEB potencializa o alcance da aprendizagem investigativa e promover maior engajamento dos alunos nas aulas de genética.</p> Maria de Fátima do Nascimento Castro, Andrea Silva Santiago, Pedro Marcos de Almeida, Francielle Martins Copyright (c) 2025 Maria de Fátima do Nascimento Castro, Andrea Silva Santiago, Pedro Marcos de Almeida, Francielle Martins https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2175 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 GAMIFICAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE ALIMENTOS https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2159 <p>Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que analisou a aplicação da sequência didática “Do campo à escola: aplicando Super Colheita no ensino de alimentos”, desenvolvida com base na gamificação como estratégia metodológica. A proposta teve como foco a utilização do jogo didático “Super Colheita”, criado a partir da Tabela Estrutural de Desenvolvimento das Estratégias de Gamificação, com o objetivo de promover a motivação, o engajamento e a aprendizagem de estudantes do curso técnico em alimentos. A intervenção foi realizada em uma turma do sétimo período, com coleta de dados por meio de questionários e observação participante. Os resultados evidenciaram que a estratégia gamificada favoreceu o engajamento emocional, cognitivo e comportamental dos estudantes, além de contribuir para a compreensão dos conteúdos relacionados à industrialização de produtos de origem vegetal. A gamificação, quando articulada a uma sequência didática estruturada, constitui uma abordagem promissora para o fortalecimento de práticas pedagógicas inovadoras no ensino técnico.</p> Taís Pereira da Fonseca, Vinícius Munhoz Fraga, Marcus Vinicius Pereira Copyright (c) 2025 Taís Pereira da Fonseca, Vinícius Munhoz Fraga, Marcus Vinicius Pereira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2159 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 EDITORIAL https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2335 João Carlos Krause Copyright (c) 2025 João Carlos Krause https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2335 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 PERSPECTIVAS SOBRE A INTEGRAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL AO ENSINO DE FÍSICA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1809 <p>Diante do panorama de estudos e discussões no campo da educação, este artigo resultou do objetivo de investigar como o pensamento computacional vem sendo integrado ao ensino de física. As análises e discussões apresentadas derivam metodologicamente de passos sistêmicos delineados com base em pressupostos de revisões integrativas da literatura. O protocolo foi elaborado para selecionar estudos correlatos tanto na literatura nacional quanto na internacional. Os resultados sugerem se tratar de uma temática atual, e uma tendência na valorização da criatividade e da capacidade crítica inerentes a pensar computacionalmente, por meio de processos didáticos baseados em duas perspectivas: uso de softwares de modelagem e simulação; e práticas de proposições e resoluções de problemas.</p> Luiz Fabiano Lucas Araújo, Silvanio de Andrade Copyright (c) 2025 Luiz Fabiano Lucas Araújo, Silvanio de Andrade https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1809 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 ANÁLISE DO FILME "AVATAR" https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1605 <p>Este trabalho tem como objetivo analisar o filme Avatar (2009), de James Cameron, e busca encontrar enunciados que possibilitem abordar discussões sobre Educação Ambiental Crítica e contribuir com a compreensão da realidade em sua totalidade. Valemo-nos da metodologia da pesquisa qualitativa, sendo a Análise Dialógica do Discurso do Círculo de Bakhtin nosso referencial teórico-metodológico. Percebemos a existência de um profícuo diálogo entre a Arte e a Educação Ambiental, que possibilita problematizar situações vivenciadas em nossa sociedade, marcada por explorações desenfreadas da natureza sem demonstrar preocupação com o âmbito social. Na análise suscitaram três enunciados que podem contribuir com as discussões para a compreensão da realidade do Brasil e com as discussões acerca da Educação Ambiental Crítica.</p> Ricardo Campos Queixas, Julia Amorim Monteiro, Marina Battistetti Festozo, Antonio Fernandes Nascimento Junior Copyright (c) 2025 Ricardo Campos Queixas, Julia Amorim Monteiro, Marina Battistetti Festozo, Antonio Fernandes Nascimento Junior https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1605 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 REFERENCIAL FREIREANO: POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO E ABORDAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1890 <p><span style="font-weight: 400;">Conhecido mundialmente por sua atuação na educação de jovens e adultos e por ser autor de diversas obras, Freire se tornou uma importante referência para o ensino. Compreender suas obras e relacionar com o ensino e aprendizagem significativa de ciências é uma necessidade, especialmente no contexto atual em que professores e alunos passaram pela experiência do isolamento social causado pela COVID-19. O retorno às atividades presenciais tem desafiado educadores a refletir e identificar questões que busquem a melhoria dos processos de ensino para que os alunos aprendam significativamente. Nesse sentido, esta pesquisa busca respostas à questão: de que maneira o referencial teórico de Paulo Freire vem sendo abordado no ensino-aprendizagem de ciências? Para responder à questão norteadora, este trabalho tem como objetivo principal identificar a potencialidade de aplicação do referencial freireano em processos de ensino-aprendizagem de ciências. Para a realização da pesquisa e análise dos dados coletados as abordagens escolhidas foram: uma pesquisa bibliográfica que associa o referencial freireano com o ensino e aprendizagem de ciências, e análise de conteúdo. Como resultados foi possível observar que o referencial de Freire abrange diversas possibilidades de aplicação para o ensino de Ciências, tanto com relação a conteúdos específicos quanto a metodologias de ensino; isso mostra a importância de estudar seu referencial e buscar adaptações para a educação básica.</span></p> Patricia Shaiane da Silva Silveira, Fernanda Lima, Carla Beatriz Spohr Copyright (c) 2025 Patricia Shaiane da Silva Silveira, Fernanda Lima, Carla Beatriz Spohr https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1890 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 NATUREZA DA CIÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NOS ENCONTROS DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1643 <p><span style="font-weight: 400;">O debate sobre a natureza da ciência na educação científica possibilita que estudantes e professores compreendam questões, aspectos e elementos que estão envolvidos na construção do conhecimento científico, como por exemplo a ciência como atividade humana, historicamente construída, imersa no contexto cultural e nos valores de cada época. Nesse sentido, é essencial que os debates sejam incorporados à formação inicial e continuada, e é importante que as experiências didáticas sejam compartilhadas e analisadas. Neste trabalho temos como objetivo desenvolver uma pesquisa do tipo estado do conhecimento sobre a natureza da ciência na formação de professores de física, tendo como referência as publicações dos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física no período de 2002 a 2020. Para tanto, selecionamos uma amostra de 21 trabalhos baseados em critérios pré-definidos que foram analisados em termos de sua natureza, foco da pesquisa e instrumento de coleta de dados utilizados. Ao final, discutimos os objetivos apresentados pelos autores e as justificativas para a utilização da natureza da ciência.</span></p> Gabriela Kaiana Ferreira, Mirian Canoff Massoco, Julia Martinello Willemann, Jhonathan Facin, Rodrigo Guimarães Soares Copyright (c) 2025 Gabriela Kaiana Ferreira, Mirian Canoff Massoco, Julia Martinello Willemann, Rodrigo Guimarães Soares https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1643 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1767 <p>Por meio desse estudo, buscamos analisar as contribuições de atividades de Educação Ambiental em Espaços Não Formais de Ensino para a aquisição de conteúdos procedimentais relacionados a questões socioambientais pelos 59 alunos participantes da pesquisa. Para isso, aplicamos um primeiro questionário para a verificação do conhecimento prévio dos educandos. Com base nessas informações, realizamos duas atividades educativas em duas propriedades rurais do município de Ibatiba. Após a aplicação do segundo questionário e com base na análise de conteúdo de Bardin, observamos uma melhora na aprendizagem dos conteúdos procedimentais pelos participantes da pesquisa. A intervenção educativa favoreceu o desenvolvimento de competências procedimentais conscientes diante de questões ambientais, como ações voltadas à preservação da água, à conservação do meio ambiente e à mitigação de problemas ambientais locais. Esses resultados indicam que práticas educativas fora do espaço formal de ensino, quando bem planejadas e contextualizadas, podem potencializar a aprendizagem procedimental dos estudantes, fortalecendo o vínculo entre o conhecimento científico escolar e a realidade vivenciada. Isso reforça a importância de incluir abordagens situadas em territórios reais, estimulando o protagonismo juvenil e o engajamento com questões socioambientais locais.</p> Eder Junior Carlos de Carvalho, Anderson Lopes Peçanha, Juliana Fontan de Oliveira Carvalho Copyright (c) 2025 Eder Junior Carlos de Carvalho, Anderson Lopes Peçanha, Juliana Fontan de Oliveira Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1767 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 METODOLOGIA ATIVA JIGSAW CLASSROOM NUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA PARA O APRENDIZADO DE CINÉTICA QUÍMICA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1642 <p>Neste trabalho, novas concepções são trazidas com a finalidade de buscar avanços no ensino de Química para que os estudantes tenham uma nova visão desta ciência. Entende-se que as técnicas mais participativas de ensino possibilitam sucesso na vida escolar. Assim sendo, o objetivo é apresentar um recurso metodológico cujos focos são a experimentação e a cooperação no ensino da cinética química. As aulas foram desenvolvidas com o propósito de sanar as dificuldades encontradas pelos discentes na elaboração de conhecimentos abstratos. Aplicou-se um método de aprendizagem denominado <em>Jigsaw</em>, que se baseia na relação dinâmica entre o aluno e o conhecimento, tornando-os interdependentes durante sua aplicação. Espera-se que este material seja um referencial para que docentes trabalhem de forma efetiva e mediadora a fim de instigar a curiosidade dos estudantes. Por meio deste trabalho, visou-se contribuir para a compreensão da cinética química, sobretudo da classificação das ocorrências de transformações químicas e físicas da matéria e na identificação dos fatores que alteram a velocidade das reações químicas, de forma a estimular uma aprendizagem colaborativa e interativa entre os educandos.</p> Lígia Maria Mendonça Vieira, Roosevelt Dias de Morais, Andréa Aparecida Ribeiro Alves Copyright (c) 2025 Lígia Maria Mendonça Vieira, Roosevelt Dias de Morais, Andréa Aparecida Ribeiro Alves https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1642 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 O FORMATO MULTIPAPER NAS TESES E DISSERTAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1739 <p>O formato de teses e dissertações multipaper é caracterizado pela apresentação de uma sequência de artigos dentro de um único documento, integrado por uma introdução contextual e uma conclusão que sintetiza os resultados da pesquisa. Esse método tem despertado interesse nos programas de pós-graduação, pois oferece vantagens como maior visibilidade e disseminação dos resultados, ao permitir a publicação antecipada de partes da tese em revistas científicas especializadas. Essa prática amplia o alcance dos estudos e promove a troca de conhecimentos entre pesquisadores, sendo ainda favorecida pela obtenção de feedback mais rápido por meio do processo de revisão pelos pares. No entanto, o gerenciamento eficiente do tempo e dos recursos, a produção simultânea de vários artigos e a falta de diretrizes claras em muitos programas de pós-graduação são considerados desafios. Uma análise de 66 programas brasileiros de pós-graduação em ciências e/ou matemática revelou que a maioria não inclui referências ao formato multipaper em suas normativas. Dessa forma, sugere-se uma discussão mais aprofundada sobre a adoção desse formato, visando sua maior aceitação e integração no cenário nacional de pós-graduação.</p> Giovanni Paz, Claudio Locatelli, Carla Florentino, Maria Pereira, Solange Locatelli Copyright (c) 2025 Giovanni Paz, Claudio Locatelli, Carla Florentino, Maria Pereira, Solange Locatelli https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1739 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 O ENFOQUE CTS NO ENSINO DE MATEMÁTICA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2244 <p>Apresenta-se neste texto o processo de implementação e análise da viabilidade de um curso de formação continuada que versou sobre o enfoque Ciências-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Matemática. O curso foi desenvolvido em três encontros presenciais e totalizou 12 horas de intervenção, junto a 25 professores de Matemática da educação básica da cidade de Cacoal, estado de Rondônia, Brasil. O estudo desenvolvido objetivou avaliar as compreensões dos participantes no que condiz ao enfoque CTS e as possíveis contribuições para a prática docente. Para fins de análise realizou-se uma pesquisa qualitativa e participante onde os dados foram produzidos por meio de dois instrumentos, a saber: questionários inicial e final e sequências didáticas à luz do enfoque CTS produzidas pelos professores participantes. A análise dos dados apontou a viabilidade das discussões trazidas no curso, tomando como referência as manifestações dos professores participantes ao sinalizarem o interesse de utilização no contexto escolar da metodologia apresentada no curso. As sequências didáticas produzidas por esses participantes enfatizaram o enfoque CTS, apontando para a compreensão deles sobre as possibilidades da presença desse enfoque no ensino da Matemática.</p> José Carlos Amorim, Aline Locatelli, Cleci Teresinha Werner da Rosa Copyright (c) 2025 José Carlos Amorim, Aline Locatelli, Cleci Teresinha Werner da Rosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2244 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 SIMULAÇÃO VIRTUAL DE GEOMETRIA MOLECULAR NO ENSINO MÉDIO https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1741 <p>Este trabalho apresenta os resultados de uma Sequência Didática realizada nas aulas de Química, com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo, com o objetivo de avaliar a ocorrência da ancoragem efetiva entre o novo conhecimento e seus conhecimentos prévios, avaliando desta forma, novas possibilidades de aprendizagem significativa, segundo Ausubel. Consistiu de aulas práticas e teóricas, em sala de aula e no laboratório de informática, com o uso do simulador virtual Geometria Molecular, disponível na plataforma <em>Physics Education Technology (PhET)</em>. A partir das análises dos questionários aplicados, verificamos que o objetivo proposto pela Sequência Didática foi plenamente alcançado, pois 100% dos alunos conseguiram realizar as duas tarefas propostas sozinhos e sem dificuldades, demonstrando terem fortalecido o subsunçor formas geométricas, dando a ele novo significado, com maior riqueza de detalhes e conceitos.</p> <p> </p> Renata Andrade Manfio, Marcelo Maia Cirino Copyright (c) 2025 Renata Andrade Manfio, Marcelo Maia Cirino https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1741 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA E RADIOATIVIDADE NA SÉRIE CHERNOBYL https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1782 <p>O artigo teve como objetivo analisar a série americana Chernobyl a partir das discussões teóricas que permeiam a História da Ciência e a Radioatividade. No contexto da História da Ciência, foi dada uma ênfase nas visões de ciência e cientista trabalhadas na série. Para a análise e interpretação dos dados foram considerados como fonte de estudo todos os episódios da série, manuscritos, páginas autorizadas sobre a série e o conteúdo sobre radioatividade. A análise e discussão dos resultados estão organizados em dois tópicos: um que dialoga com a série e o enfoque da História da Ciência, principalmente no que tange às visões de ciência e cientista abordadas na série; e um segundo tópico que discorre sobre o conteúdo de radioatividade e sua presença ao longo da série. Em ambos os tópicos é notório a potencialidade da série para um debate em torno de conceitos de radioatividade, da ciência e do fazer ciência, estando estes últimos amparados na História da Ciência, promovendo discussões de uma ciência não neutra, histórica, não linear, que perpassa aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais, dentre outros. A série analisada apresenta possibilidades satisfatórias de debates e problematizações no campo da sala de aula e do ensino da química.</p> Ana Caroline Ferrari, Fernanda Luiza de Faria Copyright (c) 2025 Fernanda Luiza de Faria, Ana Caroline Ferrari https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1782 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2187 <p>Este artigo sobre educação ambiental tem como objetivo apresentar a proposta de oito projetos de Educação Ambiental desenvolvidos na educação básica como possibilidades de estratégias didáticas para o Desenvolvimento Sustentável (DS). A metodologia envolveu pesquisa documental e bibliográfica. Para a análise dos dados, realizou-se uma discussão de oito projetos colaborativos pertencentes ao projeto macro aprovado pelo CNPq/MCTI/FNDCT Chamada nº 06/2022, com temática geral “Ações para o fortalecimento da Educação Ambiental nas escolas”, realizados em seis escolas públicas do estado de Alagoas. Como resultados, o estudo apresenta possibilidades de estratégias didáticas a serem realizadas nas escolas para o DS, apresentando etapas metodológicas para a promoção de práticas sustentáveis nas escolas, considerando um percurso de formação crítica e de transformação social, a partir do levantamento de problemas socioambientais da comunidade que os alunos estão inseridos.</p> Jéssica do Nascimento Carneiro, Luís Paulo Leopoldo Mercado, Aldenir Feitosa dos Santos Copyright (c) 2025 Jéssica do Nascimento Carneiro, Luís Paulo Leopoldo Mercado, Aldenir Feitosa dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2187 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 ANÁLISE ATITUDINAL DE ESTUDANTES PRÉ-UNIVERSITÁRIOS E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE QUÍMICA SOBRE A CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1745 <p>O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de conclusão de curso, tendo como base temática principal o movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A partir da perspectiva de que uma Educação Científica e Tecnológica pode contribuir para uma sociedade mais participativa e democrática, surgiu o seguinte questionamento: como os estudantes pré-universitários e graduandos em Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE) compreendem temas relacionados ao enfoque CTSA? Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, realizada com 44 estudantes do cursinho pré-universitário UECEVest e 16 graduandos do curso de Licenciatura em Química da UECE. O instrumento utilizado foi o <em>Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad</em> (COCTS), e os dados foram analisados por meio do Índice Atitudinal (Ia), que varia de -1 a +1, permitindo avaliar o posicionamento crítico dos participantes. Ambos os grupos apresentaram Índices Atitudinais melhores na questão 40161, relacionada à consciência socioambiental. A análise permitiu perceber que os estudantes graduandos apresentaram maior alinhamento com a perspectiva CTSA, enquanto os pré-universitários demonstraram maior variabilidade nas respostas. A conclusão aponta a importância de fortalecer a inserção do enfoque CTSA na formação científica dos estudantes, contribuindo para uma educação mais crítica, participativa e socialmente engajada.</p> <p> </p> Letícia de Araújo Rodrigues, Ana Karine Portela Vasconcelos, Micheline Soares Costa Oliveira Copyright (c) 2025 Letícia de Araújo Rodrigues, Ana Karine Portela Vasconcelos, Micheline Soares Costa Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1745 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 A LUDICIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O ENTRELAÇAR DA LITERATURA COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1674 <p>As mudanças notáveis no campo educacional destacam a introdução de elementos lúdicos no ambiente de aprendizado como uma estratégia fundamental para promover um ensino mais cativante e participativo. Este estudo realiza uma análise bibliográfica sobre o papel do jogo na prática pedagógica, utilizando uma metodologia de pesquisa descritiva-exploratória com uma abordagem qualitativa. A análise de 23 publicações, incluindo relatos de experiências e revisões bibliográficas, consistentemente revela que abordagens que combinam o jogo com o currículo facilitam não apenas a compreensão, mas também a construção ativa do conhecimento pelos alunos. As conclusões destacam enfaticamente a contribuição significativa do jogo no processo de ensino e aprendizagem, consolidando-o como uma ferramenta pedagógica de grande relevância na educação contemporânea. Além disso, sublinha-se a conexão intrínseca entre a educação lúdica e a educação experiencial, incentivando os estudantes a explorar e internalizar conceitos de forma prática e significativa.</p> Douglas Velmud Perinazzo, Daniel Fernandes da Silva, Luis Fernando Affonso Fernandes da Cunha Copyright (c) 2025 Douglas Velmud Perinazzo, Daniel Fernandes da Silva, Luis Fernando Affonso Fernandes da Cunha https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1674 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1602 <p>Na educação,recursos tecnológicos comoos objetos virtuais de aprendizagem (OVAs) podem auxiliar na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho objetivou usar os OVAs<em>PowerPoint</em> e um simulador da plataforma <em>PhetInteractiveSimulations</em> no auxílio do ensino de conceitos de cinética química, para evidenciar modelos análogos aos científicos, estimulando a capacidade de abstração dos alunos ao nível submicroscópico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se aplicou uma sequência didática (SD) com estudantes do segundo ano do Ensino Médio. Os dados foram coletados mediante um questionário e na elaboração de dois mapas conceituais. As respostas do questionário foram analisadas pela análise de conteúdo de Laurence Bardin, e os mapas conceituais por meio do referencial teórico do trabalho, a teoria de mapas conceituais para aprendizagem significativa de Joseph D. Novak. Os resultados evidenciaram que os estudantes compreenderam que a cinética estuda a velocidade das reações químicas, e que quanto maior a superfície de contato de reagentes sólidos, mais rápida é a velocidade de uma reação. Por fim, mostraram entender que mudanças na temperatura podem influenciar na cinética das reações. Com isso, pode-se concluir que o uso dos OVAs auxiliou para melhorar a aprendizagem dos alunos.</p> Talita Bernardi Barboza, Gustavo Bizarria Gibin Copyright (c) 2025 Talita Bernardi Barboza, Gustavo Bizarria Gibin https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1602 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000 UNINDO VISÕES, EXPLORANDO O UNIVERSO: UM PRODUTO EDUCACIONAL SOBRE MODELOS ASTRONÔMICOS CLÁSSICOS À LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2146 <p>Este trabalho investiga o ensino de Astronomia com foco na Educação Inclusiva. A pesquisa qualitativa avalia um protótipo de material didático para o Ensino Fundamental II, baseado no Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). A partir do diálogo com professores(as), buscamos compreender os desafios da formação docente para um ensino mais acessível. O protótipo desenvolvido é um recurso de baixo custo que simula o movimento retrógrado de Marte. Nossa questão central é: quais elementos considerar na criação de um material didático inclusivo sobre modelos astronômicos clássicos? Para respondê-la, exploramos os conceitos de DUA e analisamos a abordagem dos modelos astronômicos nos livros didáticos, destacando suas fragilidades conceituais e históricas. Os resultados apontam uma lacuna na formação inicial de professores(as) quanto à Astronomia e à Educação Inclusiva, refletindo-se na prática docente. Embora a maioria dos(as) participantes demonstrasse interesse por Astronomia, poucos possuíam um conhecimento aprofundado. Além disso, muitos desconheciam o DUA, embora houvesse interesse na adoção de recursos inclusivos. A pesquisa reforça a necessidade de mudanças curriculares na licenciatura e incentiva novas investigações sobre o ensino de Astronomia e a inclusão na educação científica.</p> <p> </p> Gabriela de Souza Santana, André Luis Miranda de Barcellos Coelho Copyright (c) 2025 Gabriela de Souza Santana, André Luis Miranda de Barcellos Coelho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/2146 Tue, 16 Sep 2025 00:00:00 +0000