RESENHA: “A UTILIZAÇÃO DO CINEMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA CTS:

DESAFIOS E DIFICULDADES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.933

Palavras-chave:

Educação, CTS, Cinema

Resumo

O presente trabalho é uma resenha crítica da dissertação de mestrado da pesquisadora Priscila Maia Braz Silveira defendida em 2016 pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília (UnB), sob a orientação da Profª. Drª. Maria Luiza de Araújo Gastal como requisito à obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências. Em sua pesquisa, Priscila Silveira buscou entender como graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília compreendem a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino. A pesquisadora também propõe uma intervenção didática que os auxilia a ver o cinema como ferramenta didática no ensino de ciências sob tal perspectiva. Apesar da autora nos apresentar um referencial teórico sobre os prelúdios do Movimento CTS, sua pesquisa foi realizada entre os anos de 2015 e 2016,  havendo um intervalo de 6 anos para que novos estudos sobre o tema surgissem, ampliando o debate. Portanto, quando necessário, busco acrescentar nesta resenha alguns pontos de vista mais recentes de estudiosos do Movimento CTS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-04-28

Como Citar

da Silva Emerick Garcia, S. (2023). RESENHA: “A UTILIZAÇÃO DO CINEMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOB A PERSPECTIVA CTS: : DESAFIOS E DIFICULDADES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(1), 341-349. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.933

Edição

Seção

Resenha