INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA EM MICROBIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.839

Palavras-chave:

formação docente, ensino superior, redes sociais, métodos avaliativos, espaços não formais

Resumo

A microbiologia é uma área da biologia, cujo assunto é abstrato, tendo em vista que a visualização dos microrganismos não é possível a olho nu. Com isso, o uso de metodologias ativas pode contribuir para melhorar a aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo, relatar o uso do Instagram como estratégia avaliativa da componente curricular de microbiologia, onde cada discente regularmente matriculado na componente curricular escolheu um vírus e uma bactéria e realizou duas postagens no Instagram com 10 cards cada. Foram produzidos 470 cards de conteúdo, desses 230 relativos às bactérias e 240 aos vírus que variaram na estrutura, na organização e na estratégia para atrair os leitores. Os discentes foram desafiados a aplicarem o conteúdo ministrado ao longo do semestre letivo de forma a construírem postagens que resumissem o que foi aprendido e ao mesmo tempo desenvolvessem a habilidade de comunicar este conteúdo através de uma mídia social. A atividade proposta estimulou, nos docentes em formação, o desenvolvimento de habilidades requisitadas para a atuação em salas de aula na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Paulo Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/ Campus Acaraú

Possui curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Aquicultura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Acaraú(2019).

Antônia Natália Pedro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/ Campus Acaraú

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Acaraú. Membro do Laboratório de Tecnologia Educacional e Bioinformática (LaTEB). Desenvolve pesquisa com a analise de livros didáticos do ensino.

Bianca Nascimento Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/ Campus Acaraú

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Acaraú. Membro do Laboratório de Tecnologia Educacional e Bioinformática (LaTEB).

Franciso Bruno de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campos Acaraú

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará(IFCE), Acaraú, Ceará, Brasil.

Tarcisio José Domingos Coutinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/ Campus Acaraú

Graduado (Licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com mestrado em Biologia Celular e Molecular (UFPB) e doutorado em Bioinformática (UFMG). Desenvolve trabalhos nas áreas de divulgação científica, genômica comparativa de microrganismos, evolução molecular, ensino de ciências e biologia e uso da bioinformática como ferramenta pedagógica tanto na educação básica quanto no ensino superior. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Acaraú e é líder do Laboratório de Tecnologia Educacional e Bioinformática - LaTEB.

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Cristina Paulo Rodrigues, A., Natália Pedro, A. ., Nascimento Araújo, B., Bruno de Sousa, F., & José Domingos Coutinho, T. (2023). INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA AVALIATIVA EM MICROBIOLOGIA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(2), 231-242. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.839

Edição

Seção

Relato de Experiência