A BIOTECNOLOGIA COMO TRILHA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO

REVERBERAÇÕES SOBRE O LETRAMENTO CIENTÍFICO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.766

Palavras-chave:

análise de discurso, ensino de biologia, educação CTS

Resumo

Este artigo problematiza, propõe e discute o desenvolvimento de um produto educacional em forma de Sequência Didática sobre a Biotecnologia, a partir das normativas curriculares vigentes para o processo de ensino-aprendizagem da biologia na Educação Básica. O objetivo deste estudo, portanto, reside em analisar as reverberações sobre o letramento científico de uma Sequência Didática sobre Biotecnologia para o novo Ensino Médio. Em termos metodológicos, foi construída uma Sequência Didática orientada pela abordagem dos Três Momentos Pedagógicos e dos pressupostos da Educação CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) para os conteúdos de Biotecnologia. Esta Sequência foi avaliada por um grupo de onze professores, por meio de instrumento de pesquisa, o qual produziu os dados que constituem o corpus de análise desta pesquisa. Os resultados foram apresentados e discutidos com base no aparato teórico-metodológico da Análise de Discurso de vertente francesa por meio de três recortes (a saber: problematização, organização e aplicação) e três efeitos de sentido (a saber: efeito de prática, efeito de procedimento e efeito de processo), pelos quais a Sequência Didática reverbera o Letramento Científico. Por fim, o estudo assume o Letramento Científico enquanto um funcionamento específico-didático entre locutores e defende que a Sequência pode tencionar o discurso pedagógico autoritário.

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Biografia do Autor

Gisele Tatiane Soares da Veiga, UFPR e Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Carlos Chagas (FIOCRUZ)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).  (ABBREVIÇÃO) na qual o diploma foi obtido. Mestranda em Biociências e Biotecnologia, pela Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Carlos Chagas (FIOCRUZ). Curitiba-Paraná, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Rockefeller, 57, 80230-130, Campus Rebouças – UPFR, Curitiba-Paraná, Brasil. E-mail: giseletsv@gmail.com

Leandro Palcha, Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação/ Professor do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEn/UFPR)

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas/UFPR. Professor do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEn/UFPR), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR) e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGE/UFPR). Curitiba-Paraná, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Rockefeller, 57, 80230-130, Campus Rebouças – UPFR, Curitiba-Paraná, Brasil. 

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Tatiane Soares da Veiga, G. ., & Palcha, L. (2023). A BIOTECNOLOGIA COMO TRILHA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO: REVERBERAÇÕES SOBRE O LETRAMENTO CIENTÍFICO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(2), 243-262. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.766

Edição

Seção

Produto Educacional