O ENSINO DE PROBABILIDADE NO CONTEXTO DA BNCC E À LUZ DOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.710

Palavras-chave:

Produto Educacional, TASC, Ensino de matemática, Probabilidade

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, um produto educacional elaborado na forma de sequência didática voltada ao ensino de probabilidade para estudantes do ensino fundamental. Essa sequência didática está fundamentada nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC) e estruturada para desenvolver as habilidades propostas na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A apresentação do produto educacional ocorreu junto a um grupo de professores de Matemática da educação básica que avaliou tanto a estrutura do material quanto a aplicabilidade e a relação da proposta com os princípios da TASC. Os resultados demonstram que o produto educacional pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem significativa crítica sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Duarte Vieira, Secretária do Estado de Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática naUniversidade de Passo Fundo.

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UPF

Graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2016).

Especialista em Docência em Metodologia da Matemática pela Faculdade Alfa América (2017).

Professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Licenciado em Matemática LP (UPF).

Licenciado em Física (UFSM).

Especialista em Física (UPF).

Mestre em Ensino de Física (UFRGS).

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS).

Atualmente é professor da Universidade de Passo Fundo

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Docnete Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Universidade de Passo Fundo.

Cleci T. Werner da Rosa, UPF

Doutora em Educação Científica e Tecnológica

Mestre em Educação

Licenciatura em Matemátic a- habilitação em Física

Pòs-doutorado Universidade de Burgos - Espanha

Profesora na Universidade de Passo Fundo

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Docnete Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Universidade de Passo Fundo.

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Vieira, L. D., Darroz, L. M., & Rosa, C. T. W. da. (2023). O ENSINO DE PROBABILIDADE NO CONTEXTO DA BNCC E À LUZ DOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(1), 330-340. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.710

Edição

Seção

Produto Educacional