EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O CURRÍCULO SERGIPANO:
A UTILIZAÇÃO DAS TDIC E DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA SUBVERTER A LÓGICA MERCADOLÓGICA DO DISPOSITIVO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.688Palavras-chave:
Avaliação formativa, Currículo de Sergipe, Educação Ambiental Crítica, Metodologia da problematização, TDICResumo
Diante dos avanços tecnológicos que a sociedade vivencia atualmente, são requeridas inovações nas concepções de educar a fim de que as novas formas de relações sociais instituídas sejam compreendidas e os educandos formem-se criticamente para que possam compreender a complexidade dos problemas socioambientais do nosso país. Ao inserir ações de Educação Ambiental (EA) e o uso das tecnologias no processo educativo, o educador dinamiza suas práticas pedagógicas, além de oportunizar a aquisição de habilidades que possam auxiliar os educandos na reelaboração da mentalidade e do comportamento. Para tanto, todo o processo pedagógico-metodológico precisa ser repensado. Dessa forma, subvertendo as proposituras do Currículo de Sergipe pautadas numa educação mercadológica, no presente artigo incitaremos discussões sobre a importância de trabalhar temáticas relacionadas à EA crítica atreladas ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para promover autonomia, criticidade e protagonismo dos educandos, possibilitando diversas formas de ver o mundo e de ressignificá-lo.
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