VIVÊNCIAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL PARA O ENSINO REMOTO

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID NO SUBPROJETO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.672

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Pibid, Recursos Didáticos, Experimentação. Ensino de Ciências

Resumo

O presente relato de experiência refere-se aos trabalhos realizados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de ciências, edição 2021, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Diadema. Apresentamos as vivências no decorrer da atuação no programa para o desenvolvimento de material audiovisual no atendimento às necessidades do ensino básico em ciências de uma escola da rede pública municipal de São Caetano do Sul – SP, causadas pela imposição da necessidade sanitária do distanciamento social ocasionado pelo período de pandemia vivido atualmente. As atividades passaram pela apresentação conceitual dos temas científicos e foram seguidas de experimentação filmada, com o intuito da divulgação, ensino e popularização da ciência. Neste relato, destacamos as produções audiovisuais sobre a simulação das fases da Lua, o eletroscópio e a experimentação dos efeitos do Óxido de Enxofre para simulação da chuva ácida. Unindo a teoria às práticas experimentais demonstrativas, consideramos que o programa contribui significativamente para a formação inicial docente, fomentando o estudo de teóricos do processo de aprendizagem a partir de demonstração experimental no ensino de ciências e da produção de vídeos didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ranielli Morais de Abreu, Universidade Federal de São Paulo

Licenciando em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, São Paulo, Brasil.

Rafael Simão da Silva, UNIFESP

Licenciado em pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, São Paulo, Brasil.

Ana Luzia Gomes de Oliveira Ispada, UNIFESP

Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, São Paulo, Brasil.

Vitor Amorim, UNIFESP

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, São Paulo, Brasil.

Rui Manoel de Bastos Vieira, UNIFESP

Doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, São Paulo, Brasil.

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Morais de Abreu, R., da Silva, R. S. ., Gomes de Oliveira Ispada, A. L. ., Amorim, V. ., & de Bastos Vieira, R. M. . (2024). VIVÊNCIAS NA PRODUÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL PARA O ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID NO SUBPROJETO DE CIÊNCIAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(1), 279-290. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.672

Edição

Seção

Relato de Experiência