TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.643Palavras-chave:
Inclusão; Ensino; Tecnologias de Informação e Comunicação; Baixa visão.Resumo
Com a globalização o número de informações, tecnologias, métodos e, sobretudo inovações têm ganhado cada vez mais os espaços educacionais, desse modo as TIC tem função preponderante nesse processo de transformação na educação, especialmente no que se refere a alunos com baixa visão. Assim, objetivou-se verificar a contribuição das TIC no processo de ensino e aprendizagem de alunos das escolas públicas na cidade de Itumbiara-GO, diagnosticados com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e análise quantitativa, a qual foi realizada com docentes de escolas públicas do Ensino regular do município de Itumbiara-GO que possuem alunos com baixa visão. Observou-se que a maioria dos docentes conhece e considera importante o uso das TIC na sala de aula, mas a minoria usa. A maioria dos professores usa materiais ampliados para alunos e possuem conhecimento sobre fonte e tamanho de letra, e afirma que não existem muitas barreiras para a inclusão e considera sua escola inclusiva. A pesquisa mostra a importância em os professores desenvolverem metodologias de ensino que mobilizem os alunos com baixa visão a participarem das aulas com maior entusiasmo, de modo que o conhecimento seja igualitário, servindo de subsídio para a construção do conhecimento científico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 GRASIELLY PEREIRA COSTA, Adriana Carvalho Rosa, Michele Cristina da Silva
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.