JOGOS DE CARTAS E TABULEIRO NO ENSINO DE QUÍMICA

CONSTRUÇÃO, APLICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO QUANTO À ESPÉCIE E NÍVEL DE INTERAÇÃO

Autores

  • Ingrede Ferreira Silva UESC
  • Wdson Costa Santos IFBA
  • Alessandro Santos Santana IFBA

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.62

Palavras-chave:

jogos, química, ensino de química

Resumo

Pesquisas envolvendo a aplicação de jogos e atividades lúdicas no ensino de química estão cada vez mais presentes na literatura. Esses materiais mudam a rotina dos discentes, trazendo o divertimento para a sala de aula, onde muitas vezes o ensino é tradicional. Este trabalho buscou analisar jogos que foram desenvolvidos enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e durante os Estágios supervisionados do curso na Licenciatura em Química, descrevendo a construção e aplicação desses materiais, que foram classificados de acordo com a espécie de jogo através de seus objetivos de ensino e níveis de interação a partir do trabalho realizado por Soares (2013). Ao todo são apresentados e analisados 8 jogos, todos­­ classificados como sendo de competição, sendo estes caracterizados como jogos de cartas ou de tabuleiros, jogados normalmente em grupos. Quanto aos objetivos de ensino, todos os jogos apresentaram o nível de interação II por terem como característica sua utilização em sala de aula na revisão de conteúdos de determinada área de conhecimento. O desenvolvimento e aplicação desses materiais didáticos demonstraram a possibilidade de sua utilização em sala de aula, bem como a importância do uso de recursos metodológicos diversificados no ensino de química.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

Silva, I. F., Costa Santos, W. ., & Santos Santana, A. (2021). JOGOS DE CARTAS E TABULEIRO NO ENSINO DE QUÍMICA: CONSTRUÇÃO, APLICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO QUANTO À ESPÉCIE E NÍVEL DE INTERAÇÃO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(3), 251-266. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.62

Edição

Seção

Artigos Científicos