MODELOS MENTAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PILHA DE DANIELL: ANIMAÇÕES PRODUZIDAS POR MEIO DO APLICATIVO STOP MOTION
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.609Palavras-chave:
Educação Química, ensino e aprendizagem, eletroquímica, nível atômico-molecularResumo
Neste trabalho utilizou-se a teoria de modelos mentais de Johnson-Laird para investigar a construção de modelos mentais a respeito da pilha de Daniell e de suas características químicas submicroscópicas. Aplicou-se um minicurso a 23 alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual do interior de São Paulo, no qual houve atividades de elaboração de animações em stop motion, e atividades experimentais cujos registros imagéticos e escritos foram fontes de informações sobre os modelos mentais de eletroquímica expressos pelos alunos. Foram encontrados resultados que demonstraram noções superficiais sobre o nível atômico-molecular, como a movimentação iônica e o comportamento das espécies químicas durante as reações de oxirredução, além de noções errôneas sobre estequiometria. Dificuldades de compreensão podem ser detectadas por meio da técnica de produção de animações, e corrigidas pelo docente ao longo de momentos de discussão e reflexão posteriores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Gustavo Bizarria Gibin, Angélica Mattiolli Rodrigues
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.