PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENPEC
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.578Palavras-chave:
CTS, Ensino de Química, ENPECResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar as publicações realizadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no Ensino de Química. Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, para selecionar artigos publicados no ENPEC durante o período de 2011 a 2019, contendo palavras-chave “ensino de química” e/ou “química”. Os 46 artigos selecionados foram analisados a partir dos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin por meio das seguintes categorias de análise: palavras-chave; natureza do trabalho; público alvo; temas sociais geradores; referenciais teóricos. A partir da análise dos dados verificou-se que CTS, CTSA e Ensino de Química foram palavras-chave de maior relevância na área de pesquisa. Os trabalhos são na maioria de natureza empírica, envolvendo uma diversidade de temas socioambientais desenvolvidos principalmente com estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior. A análise indicou Wildson L. P. Santos como o principal referencial teórico citado nos trabalhos analisados. A pesquisa mostrou que, apesar de uma pequena tendência de aumento de publicações CTS no Ensino de Química nas edições do ENPEC, faz-se necessária reflexão sobre a inserção da abordagem CTS em sala de aula com foco na interdisciplinaridade.
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